A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

AS NOVAS FORMAS DE PENSAR

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "AS NOVAS FORMAS DE PENSAR"— Transcrição da apresentação:

1 AS NOVAS FORMAS DE PENSAR
A Razão – capacidade racional do homem de conhecer- é definida como o elemento essencial que se colocaria frontalmente contra o dogmatismo e a autoridade eclesial, criando-se pois uma nova atitude diante da possibilidade de explicar os fatos sociais.

2 AS NOVAS FORMAS DE PENSAR
Razão – trouxe à tona uma nova forma de conhecimento da natureza e da sociedade, na qual a experimentação e a observação são fundamentais. Pensadores que representam essa nova forma de conhecimento:

3 PENSADORES QUE REPRESENTAM AS NOVAS FORMAS DE PENSAR
- Nicolau Maquiavel ( ) Galileu Galilei ( ) Thomas Hobbes ( ) Francis Bacon ( ) René Descartes ( ) John Locke ( ) Isaac Newton ( )

4 AS NOVAS FORMAS DE PENSAR
Descobrimento da Razão: - Deu um impulso decisivo à evolução espiritual que, por caminhos complexos, trabalha até o presente na obra de substituir a visão transcendente do mundo pela visão imanente.

5 AS NOVAS FORMAS DE PENSAR
A partir do séc.XVI - As pessoas cultas que renunciam a toda sanção sobrenatural, ordenam seu pensamento e sua vida pela autonomia da razão, chegando-se a uma explicação do mundo a partir de um princípio matemático e mecânico.

6 RACIONALISMO Até o séc.XVIII – o pensamento social caracterizava-se muito mais pela preocupação de formular regras de ação do que pelo estudo frio e objetivo da realidade social, que gera e determina todas as regras.

7 O POSITIVISMO É uma derivação do “cientificismo”, isto é, da crença no poder exclusivo e absoluto da razão humana em conhecer a realidade e traduzi-la sob a forma de leis naturais. Essas leis seriam a base da regulamentação da vida do homem, da natureza como um todo e do próprio universo

8 O POSITIVISMO Inspirava-se no método de investigação das ciências da natureza, assim como procurava identificar na vida social as mesmas relações e princípios com os quais os cientistas explicavam a vida natural.

9 O POSITIVISMO Concebia a sociedade como um organismo constituído de partes integradas e coesas que funcionavam harmonicamente, segundo um modelo físico ou mecânico. Por isso o positivismo foi chamado também de organicismo

10 O POSITIVISMO PRIMEIRO PRINCÍPIO TEÓRICO: - A constituição do objeto de estudo da realidade social, dos métodos e a elaboração dos conceitos deve se dar à luz das ciências naturais, procurando dessa maneira chegar à mesma objetividade e ao mesmo êxito nas formas de controle sobre os fenômenos estudados.

11 O POSITIVISMO Sob forte influência do pensamento de Saint-Simon, de quem foi amigo e secretário, mas também tendo como inspiração as idéias de Francis Bacon, Galileu e Descartes, Augusto Comte ( ) propõe uma completa reforma da sociedade em que vivia, cujo ponto de partida era a reforma intelectual do homem.

12 AUGUSTO COMTE Desde cedo rompe com as tradições familiares, monarquista e católica, torna-se um republicano com ideias liberais e passa a desenvolver uma atividade política e literária que lhe permitirá elaborar uma proposta para resolver os problemas da sociedade de sua época.

13

14 AUGUSTO COMTE Toda a sua obra está permeada pelos acontecimentos da França pós-revolucionária. Defendendo sempre o espírito de 1789 e criticando a restauração da monarquia, se preocupará em como organizar a nova sociedade que estava em ebulição e em total caos.

15 AUGUSTO COMTE Propõe a modificação da forma de pensar dos homens por meio dos métodos das ciências de seu tempo – o que ele chamou de filosofia positiva - para que haja, posteriormente, como conseqüência, a reforma das instituições.

16 AUGUSTO COMTE Nesse ponto é que aparece a sociologia, ou a “física social”, ciência que, ao estudar a sociedade através da análise de seus processos e de suas estruturas, proporia a reforma prática das instituições.

17 AUGUSTO COMTE SOCIOLOGIA: Como as outras ciências, deveria sempre procurar a reconciliação entre os aspectos estáticos e dinâmicos do mundo natural, ou, em termos da sociedade, entre a ordem e o progresso, sendo que este deveria estar subordinado àquela.

18 AUGUSTO COMTE Influência de Comte: -estende-se a toda a tradição republicana, seja na Europa, seja na América Latina; No Brasil, é muito clara, como se pode ver no lema que se estampa na Bandeira Nacional: “Ordem e Progresso”.

19 AUGUSTO COMTE Influência na sociologia: É marcante na escola francesa, através de Émile Durkheim e de todos os seus contemporâneos e seguidores. Faz-se notar em todas as tentativas de se criarem determinadas tipologias para explicar a sociedade.

20 A HERANÇA INTELECTUAL DA SOCIOLOGIA
-nasce e se desenvolve na própria situação de existência das modernas sociedades industriais e de classes. -não se afirma primeiro como explicação científica e somente depois como forma cultural de concepção do mundo. Foi o inverso o que se deu na realidade.

21 A HERANÇA INTELECTUAL DA SOCIOLOGIA
Pensadores aspiravam fazer do conhecimento sociológico um instrumento de ação. E o que pretendiam modificar não era a natureza humana em geral, mas a própria sociedade em que viviam.

22 A HERANÇA INTELECTUAL DA SOCIOLOGIA
Explicação sociológica exige como requisito essencial: um estado de espírito que permita entender a vida em sociedades como estando submetida a uma ordem, produzida pelo próprio concurso das condições, fatores e produtos da vida social.

23 A HERANÇA INTELECTUAL DA SOCIOLOGIA
Em suma: aos efeitos do processo de secularização da cultura na modificação da mentalidade média, do conhecimento do senso comum e do pensamento racional sistemático devem-se:

24 A HERANÇA INTELECTUAL DA SOCIOLOGIA
a formação do ponto de vista sociológico, a noção de que a vida humana em sociedade está sujeita a uma ordem social, e as primeiras tentativas de explicação realista dos fenômenos de convivência humana.

25 PAPEL INICIAL DA SOCIOLOGIA
Missão da Sociologia: Racionalizar a construção de uma ordem nova. Através do conhecimento científico dar aos homens o controle de sua sociedade e de sua história, assim como a física e a química lhes possibilitaram o controle das forças naturais.


Carregar ppt "AS NOVAS FORMAS DE PENSAR"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google