A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

COMO NÓS APRENDEMOS? LES 129 – SOCIOLOGIA E EXTENSÃO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "COMO NÓS APRENDEMOS? LES 129 – SOCIOLOGIA E EXTENSÃO"— Transcrição da apresentação:

1 COMO NÓS APRENDEMOS? LES 129 – SOCIOLOGIA E EXTENSÃO
Prof. Dra Marly T. Pereira Dr.ADEMIR DE LUCAS

2 ENSINAR É ≠ DE APRENDER SÃO 2 MOMENTOS DISTINTOS; ENSINADO DE TUDO
QUANTO SE ENSINA, APENAS UMA PARTE É EFETIVAMENTE APRENDIDA APRENDIDO

3

4 FATORES QUE INTERVÊM NO PROCESSO DE ENSINO
ASSUNTO ESTUDANTE/PROFESSOR ASSUNTO Motivações Conhecimento prévio Relação entre ambos Atitude com o tema Feed back de ambos Estimulo ambiental Avaliações Estrutura Tipo aprendizagem Ordem de apresentação

5 O INSTRUTOR NÃO PODE OBRIGAR O ALUNO A APRENDER
É UMA ATIVIDADE QUE OCORRE NO APRENDIZ E REALIZADA PELO APRENDIZ; O INSTRUTOR NÃO PODE OBRIGAR O ALUNO A APRENDER ENSINAR = FACILITAR APRENDIZAGEM PROFESSOR = FACILITADOR

6 NUNCA SER O LÍDER CONDUTOR E
PROFESSOR: ANIMADOR DE GRUPOS; CAPAZ DE LANÇAR DESAFIOS FRENTE A UMA SITUAÇÃO PROBLEMA; BUSCAR NA DISCUSSÃO E NA PESQUISA , SOLUÇÕES CRIATIVAS E VIÁVEIS NUNCA SER O LÍDER CONDUTOR E SIM O FACILITADOR

7 O QUE É APRENDER?

8 A aprendizagem é um processo integrado no qual toda a pessoa (intelecto, afetividade, sistema muscular) se mobiliza de maneira orgânica. Isto é: APRENDIZAGEM É UM PROCESSO QUALITATIVO, PELO QUAL A PESSOA FICA MELHOR PREPARADA PARA NOVAS APRENDIZAGENS

9 CONCLUSÃO: QUANDO SE APRENDE ALGO, NA REALIDADE APRENDEM-SE VÁRIAS COISAS IMPORTANTES

10 A aprendizagem não é um aumento quantitativo de conhecimentos: é a transformação estrutural da inteligência de uma pessoa

11 TEORIZAÇÃO NOSSO PROBLEMA- ENTENDER 9. COMO APRENDEMOS?

12

13 Como os Humanos Aprendem
Psicologia da Aprendizagem 2 Teorias de Aprendizagem: 1-Behaviorismo (Psicologia do Comportamento) Skinner e colaboradores: Aprendizagem : “estímulo-resposta-reforço” e “condicionamento operante”.

14 Como os Humanos Aprendem
PREMISSA: TODA AÇÃO QUE PRODUZA SATISFAÇÃO TENDERÁ A SER REPETIDA E APRENDIDA RECOMPENSA – REFORÇO PAVLOV –REFLEXO CONDICIONADO

15 Como os Humanos Aprendem
1- Behaviorismo  Comportamentos reflexos Ex:Pupila Comportamento Operante ambiente Reforços + e conseqüências

16 Como os Humanos Aprendem

17 Como os Humanos Aprendem
2-Teoria da aprendizagem de Piaget ( psicologia genética) JEAN PIAGET BIÓLOGO E FILÓSOFO SUIÇO “O PENSAMENTO É A BASE EM QUE SE ASSENTA A APRENDIZAGEM” É A MANEIRA DA INTELIGÊNCIA MANIFESTAR-SE

18 1 - Os funcionamentos constantes.
Como os Humanos Aprendem 2-Teoria de aprendizagem de Piaget ( psicologia genética) No processo de Desenvolvimento psíquico, existem 2 mecanismos complementares:  1 - Os funcionamentos constantes. 2 - As estruturas variáveis

19 1- Os funcionamentos constantes.
Como os Humanos Aprendem 2-Teoria de aprendizagem de Piaget ( psicologia genética) 1-   Os funcionamentos constantes. É sempre uma necessidade (fisiológica, afetiva ou intelectual) estimula a ação, inclusive a inteligência.

20 COMO MOTIVAR O EDUCANDO?
MOTIVAÇÃO MOVERE MOVIMENTO

21 O CICLO MOTIVACIONAL NECESSIDADE TENSÃO MOVIMENTO FATOR DE SATISFAÇÃO
GERA GERA NECESSIDADE TENSÃO MOVIMENTO EM DIREÇÃO À FATOR DE SATISFAÇÃO ELIMINA OU DIMINUI

22 2 - As estruturas variáveis
Como os Humanos Aprendem 2 -Teoria de aprendizagem de Piaget ( psicologia genética)  . 2 - As estruturas variáveis Características de cada etapa do processo de desenvolvimento do indivíduo. As estruturas variáveis são as formas de organização da atividade do indivíduo sob os aspectos sensório-motor, intelectual e afetivo.   

23

24 ETAPAS DE DESENVOLVIMENTO segundo Piaget:
Como os Humanos Aprendem ETAPAS DE DESENVOLVIMENTO segundo Piaget: 1º) Dos atos instintivos hereditários (pegar, sugar, etc.) (até os 2 meses); 2º) Da inteligência sensório-motriz. (dos 2 meses até os 2 anos).  Organização e percepção de movimentos. Assimilação prática antes do pensamento simbólico e da linguagem)  3º) Da inteligência intuitiva (dos 2 aos 7 anos). . O pensamento ainda não se tornou operacional ou reversível. O mundo é como é percebido ou imaginado, ou ainda como lhe é apresentado pelas pessoas que a criança respeita. 4º) Das operações intelectuais concretas. (dos 7 aos 11 anos). Lógica, reversibildade e elementos concretos. 5º) Das operações intelectuais abstratas ou formais. (dos 11 anos, em diante). Desenvolvimento da lógica formal. O indivíduo é capaz de operar com conceitos abstratos. Tabelas, gráficos, desenhos estilizados, superposição de imagens

25 A INTELIGÊNCIA DESENVOLVE UMA ESTRUTURA E UM FUNCIONAMENTO
Como os Humanos Aprendem A INTELIGÊNCIA DESENVOLVE UMA ESTRUTURA E UM FUNCIONAMENTO O FUNCIONAMENTO VAI MODIFICANDO A ESTRUTURA A ESTRUTURA, PORTANTO, NÃO É FIXA E ACABADA, MAS DINÂMICA ,UM PROCESSO DE CONSTRUÇÃO CONTÍNUA

26 CONSTRUÇÃO: SE FAZ MEDIANTE A INTERAÇÃO DO ORGANISMO COM O
Como os Humanos Aprendem CONSTRUÇÃO: SE FAZ MEDIANTE A INTERAÇÃO DO ORGANISMO COM O SEU MEIO AMBIENTE, VISANDO ADAPTAR-SE A ELE PARA SOBREVIVER E REALIZAR O POTENCIAL VITAL DO ORGANISMO. A APRENDIZAGEM, PORTANTO, É O CONJUNTO DE MECANISMOS QUE O ORGANISMO MOVIMENTA PARA SE ADAPTAR AO MEIO AMBIENTE.

27 ASSIMILAÇÃO ACOMODAÇÃO
Como os Humanos Aprendem A APRENDIZAGEM SE PROCESSA ATRAVÉS DE DOIS MOVIMENTOS SIMULTÂNEOS E INTEGRADOS,MAS DE SENTIDOS CONTRÁRIOS: ASSIMILAÇÃO ACOMODAÇÃO

28 ESQUEMAS SE DESENVOLVEM PELA SEUS ESQUEMAS DE ASSIMILAÇÃO
Como os Humanos Aprendem MENTE: ESQUEMAS DE ASSIMILAÇÃO AÇÕES PREVIAMENTE REALIZADAS, CONCEITOS PREVIAMENTE APRENDIDOS CONFIGURAM ESQUEMAS MENTAIS QUE PERMITEM ASSIMILAR NOVOS CONCEITOS ESQUEMAS SE DESENVOLVEM PELA ESTIMULAÇÃO QUE O AMBIENTE EXERCE SOBRE O ORGANISMO UMA CRIANÇA QUE CRESCE EM UM AMBIENTE RICO EM ESTÍMULOS DESENVOLVERÁ MAIS ATIVAMENTE SEUS ESQUEMAS DE ASSIMILAÇÃO

29 Estruturas cerebrais antes da aprendizagem do novo conhecimento

30 NOVO CONHECIMENTO

31 Estruturas cerebrais pós conhecimento incorporado APRENDIDO

32 Como os Humanos Aprendem
ACOMODAÇÃO O ORGANISMO TRANSFORMA SUA PRÓPRIA ESTRUTURA PARA ADEQUAR-SE À NATUREZA DOS OBJETOS QUE SERÃO APREENDIDOS PELA ACOMODAÇÃO A MENTE ACEITA AS IMPOSIÇÕES DA REALIDADE - ACOMODAÇÃO INTELECTUAL CERTAS FORMAS DE LOUCURA (PARANÓIA, P.EX.) CONSISTEM NA FALTA DE CAPACIDADE DE ACOMODAÇÃO

33 EXPLICA O DESENVOLVIMENTO DA INTELIGÊNCIA, E TAMBÉM O DA
PIAGET EXPLICA O DESENVOLVIMENTO DA INTELIGÊNCIA, E TAMBÉM O DA EMOCIONALIDADE E O DO COMPORTAMENTO ASSOCIATIVO: CRIANÇA PEQUENA: BRINCA SOZINHA MAIS TARDE: BRINCA COM OUTRAS CRIANÇAS, MAS CADA UMA NAQUILO DE QUE GOSTA MAIS BRINQUEDO COOPERATIVO- SÓ MAIS TARDE. IMPORTÂNCIA DA DINÂMICA DE GRUPO: ESTIMULA A OPERAÇÃO DA INTELIGÊNCIA EM SITUAÇÃO COOPERATIVA, TIRANDO A PESSOA DE SEU EGOCENTRISMO

34 COMO OS HUMANOS APRENDEM
Quais aspectos são importantes da aprendizagem segundo a teoria do construtivismo???

35 COMO OS HUMANOS APRENDEM

36 . Como o homem aprende e constrói o conhecimento
2 -Teoria de aprendizagem de Piaget ( psicologia genética)  . Como o homem aprende e constrói o conhecimento  Alguns aspectos importantes: Atividades sobre o objeto a ser aprendido Esquemas de Ação para interagir Reorganização de conjuntos Aprendizagem reestrutura Universo mental Aprende por assimilação- acomodação Equilibração e desequilibração

37 Conclusões: Aprendizagem só pode ser realizada pelo próprio sujeito que aprende. “Ensinar” não é transmitir ou retransmitir conhecimentos do mestre para o estudante “Ensinar”é uma forma de provocar um processo operatório assimilador que, ativa os esquemas, as estruturas (conhecimentos) que aprendiz dispõe, nos quais os novos conhecimentos se integram. “A extensão do programa importa menos que a qualidade do trabalho”. 

38

39 Síntese esquemática das concepções de aprendizagem:
1-Tradicional ou empirista (Skinner) Esquema !...? 2- Psicologia genética (Piaget) Esquema ?...!.

40 COMO OS HUMANOS APRENDEM
QUAL A DIFERENÇA ENTRE TRABALHAR COM CRIANÇAS E ADULTOS NA APRENDIZAGEM??

41 ANDRAGOGIA ARTE E CIÊNCIA DE ORIENTAR ADULTOS A APRENDER

42 ANDRAGOGIA E PEDAGOGIA.
O termo começou a ser usado nos anos 50 por educadores europeus e cunhado na década de 70 pelo norte-americano Malcom Knowles. ANDRAGOGIA E PEDAGOGIA. 

43 Ensinar adultos exige descobrir novas maneiras para estimular
aprendizagem.

44                                                                                                                       

45 ESTRATÉGIAS DIFERENTES!
PEDAGOGIA Pouca bagagem Aplicação futura Relação instrutor/aluno vertical ANDRAGOGIA Experiências vividas Aplicação imediata Relação instrutor/estudante horizontal

46 APRENDIZAGEM DE TECNOLOGIA
PARA QUE UM AGRICULTOR POSSA OPTAR RACIONALMENTE POR UMA TECNOLOGIA, DEVE PASSAR POR UM PROCESSO DE APRENDIZAGEM.

47 22. COMO A EXTENSÃO FEZ ISSO NOS ULTIMOS 50 ANOS. QUE PEDAGOGIA USOU
22.COMO A EXTENSÃO FEZ ISSO NOS ULTIMOS 50 ANOS ? QUE PEDAGOGIA USOU? POR QUE???????? TRANSFERIR!!!! PERSUADIR AGENTE DE MUDANÇAS AGRICULTOR OBJETO TÉCNICO SUJEITO

48 23. QUAL A NOVA PROPOSTA. PNATER. QUE PEDAGOGIA PROPÕE. POR QUE
23. QUAL A NOVA PROPOSTA? PNATER? QUE PEDAGOGIA PROPÕE? POR QUE???????? PERSPECTIVA PROGRESSISTA HORIZONTALIDADE ENTRE SUJEITOS EDUCADOR - EDUCANDO RELAÇÃO DIALÓGICA E CRIATIVA

49 “SER DIALÓGICO É VIVENCIAR O DIÁLOGO NÃO INVADIR, NÃO MANIPULAR.
É COMPROMETER-SE E EMPENHAR-SE NA TRANSFORMAÇÃO CONSTANTE DA REALIDADE.” Paulo Freire (Educador brasileiro)

50 REFERÊNCIAS Mussoi, Eros M. Enfoques Pedagógicos e a intervenção no meio rural. Texto de aula Burke, T. J. O professor revolucionario – da Pré-escola à universidade. Petropolis, Vozes, p. Burke, T. J. Por uma revolução de qualidade no ensino. Invertendo o Paradigma. Petrópolis, Vozes, p.

51


Carregar ppt "COMO NÓS APRENDEMOS? LES 129 – SOCIOLOGIA E EXTENSÃO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google