A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

GAMIFICAÇÃO DO ENSINO: possibilidade de intervenção na perspectiva psicopedagógica UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL - FACULDADE DE EDUCAÇÃO ESPECIALIZAÇÃO.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "GAMIFICAÇÃO DO ENSINO: possibilidade de intervenção na perspectiva psicopedagógica UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL - FACULDADE DE EDUCAÇÃO ESPECIALIZAÇÃO."— Transcrição da apresentação:

1 GAMIFICAÇÃO DO ENSINO: possibilidade de intervenção na perspectiva psicopedagógica UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL - FACULDADE DE EDUCAÇÃO ESPECIALIZAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA E TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO Flávia Rodrigues de Oliveira - Cursista Profª. Me. Daniela Corte Real - Orientadora Abril/2018

2 JUSTIFICATIVA Avanços da tecnologia e a educação; Contexto da interação social entre os jovens na sala de aula; Conectividade no ambiente escolar; Aula expositiva tradicional x aula expositiva dialogada; Aprendizagem baseada em desafios;

3 Tema GAMIFICAÇÃO DO ENSINO: possibilidade de intervenção na perspectiva psicopedagógica

4 PROBLEMA Como ressignificar a prática educativa através da gamificação na perspectiva da psicopedagogia para o enfrentamento das dificuldades de aprendizagem?

5 OBJETIVOS Objetivo Geral: Identificar as diferentes possibilidades de intervenção psicopedagógica mediadas por um game a ser aplicado na prática educativa com o intuito de formular novas estratégias com vistas ao enfrentamento das dificuldades de aprendizagem;

6 Objetivos Específicos: Apontar o game como um recurso para a intervenção psicopedagógica; Estimular o comportamento colaborativo entre os alunos; Analisar os impactos e reações do aluno diante de uma proposta mais autônoma;

7 REFERENCIAL TEÓRICO Piaget Adaptação, assimilação e acomodação Vygotsky Mediação

8 METODOLOGIA Pesquisa qualitativa; Será realizada em uma escola da rede municipal,da cidade de Esteio; Conversa com o professor; Aplicação de atividade gamificadora em aluno diagnosticado com síndrome do x-frágil ; A coleta de dados foi realizada entre o final de 2017 e início de 2018 a partir da observação do aluno ao realizar o jogo “Pé de vento”. Termo de consentimento;

9 SUJEITO Possui 12 anos e encontra-se em uma turma de 5º ano; Possui deficiência intelectual que corresponde 4 e 5 anos, síndrome do x-Frágil; Possui dificuldades motoras, contato visual e físico; Frequenta a escola da rede desde os seis anos e nesta é seu segundo ano; Gosta de jogar, mas tem dificuldade com as regras; e Pouca concentração.

10 O Game:

11

12 CONSIDERAÇÕES O aluno demonstrou entusiasmo ao jogar; O game é possível ser aplicado; Alcance da proposta X o esperado; Devolutiva; e Ampliar a pesquisa em um tempo maior de aplicação.

13 DESDOBRAMENTOS DA PESQUISA Fazer a devolutiva da pesquisa na escola; e Levar ao professor o desafio de utilização desta estratégia.

14 REFERENCIAL BIBLIOGRÁFICO PIAGET, Jean.O Nascimento do Raciocínio na Criança.São Paulo: Al Ateneo, 1993. PIAGET, Jean. Tratado de Psicologia Experimental: A inteligência. Trad. Álvaro Cabral. Rio de Janeiro: Forense, 1969. VYGOTSKY, Lev Semyonovich. Aprendizagem e Desenvolvimento Intelectual na Idade Escolar In:VYGOTSKY, Lev Semyonovich.; LURIA, Alexander e LEONTIEV, Alexis Nikolaevich. Linguagem, Desenvolvimento e Aprendizagem. Tradução de Maria da Penha Villalobos.São Paulo:Martins Fontes, 2001.


Carregar ppt "GAMIFICAÇÃO DO ENSINO: possibilidade de intervenção na perspectiva psicopedagógica UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL - FACULDADE DE EDUCAÇÃO ESPECIALIZAÇÃO."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google