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PublicouFabio Caires FC Alterado mais de 4 anos atrás
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Estado de Mato grosso Secretaria de Estado de Educação Centro de Formação e Atualização dos Profissionais da Educação Básica APRENDIZAGEM ATIVA E METODOLOGIAS ATIVAS: UMA INTRODUÇÃO AOS PRINCIPAIS CONCEITOS SEGUNDO A LITERATURA E DOCUMENTOS OFICIAIS Abril/2019 Fabio Caires de Oliveira
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Documentos Oficiais A BNCC não traz, nem faz referência as metodologias ativas e seus autores... Já o DRC/MT traz essa proposta em seu documento “Concepções para Educação Básica” e “DRC/MT Anos finais”. Todavia, apresenta uma abordagem superficial, carente de referenciais teóricos (MORAN, 2015; RIBEIRO, 2010) que orientem tal proposta... APRENDIZAGEM ATIVA Fonte: SEDUC. Diretrizes para implementação do DRC/MT, 2019, p.17. Um segundo texto produzido pela SEDUC/MT em parceria com diversos autores destaca que: “As Metodologias Ativas são utilizadas como meios para viabilizar a ação do estudante na construção do conhecimento [...] o estudante no centro da ação pedagógica. Como proposta, ela destaca a importância do protagonismo para a estruturação de habilidades e do aprender fazendo, princípio que sustenta a relação de ensino/aprendizagem em uma proposta educacional por competências” ( SEDUC,2019, p.6-7). “ a aprendizagem ativa advém da mudança no paradigma educacional em que a centralidade está no aprender fazendo, no protagonismo dos sujeitos, e sobretudo, na forma colaborativa desse fazer sob a mediação de um professor(JEREZ; CORONADO;VALENZUELA, 2012)”. SEDUC. Metodologias Ativas e sua relação com o ambiente facilitador de aprendizagem. SEDUC, Cuiabá, 2019.
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Na DRC/MT como é entendida? “As Metodologias Ativas de Aprendizagem (MAA) concebem o estudante como responsável pela sua própria aprendizagem e o professor como mediador, como aquele que orienta e facilita esse processo”(DRC/ANOS FINAIS, 2019, p.195). O que é Aprendizagem Ativa? é preciso frisar que as metodologias ativas têm fundamentos no princípio da autonomia e na “personalização do ensino”. Nessa configuração metodológica, o aluno não seria um receptor inerte de informações e sim um participante ativo, com a explanação de pensamentos críticos e reflexivos(DRC/CONCEPÇÕES, 2019, p. 37). “ as metodologias ativas são definidas como processos educacionais interativos de conhecimento, análises, pesquisas, exames e decisões individuais ou coletivas, com a finalidade de encontrar soluções para um problema, ou seja, uma metodologia ativa racionaliza o processo de ensino-aprendizagem de modo colaborativo, construtivista e contextualizado, no qual situações-problema são utilizadas para iniciar, direcionar e motivar a aprendizagem de conceitos, teorias e desenvolvimento de habilidades e atitudes no espaço da sala de aula (RIBEIRO, 2010)”(DRC/CONCEPÇÕES, 2019, p. 37).
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Segundo a LITERATURA MATTAR(2017) afirma que esse conceito está em construção... “ toda aprendizagem é ativa em algum grau, porque exige do aprendiz e do docente formas diferentes de movimentação interna e externa, de motivação, seleção, interpretação, comparação, avaliação, aplicação”( BACICH; MORAN, 2018, p.3). “As metodologias ativas constituem alternativas pedagógicas que colocam o foco do processo de ensino e de aprendizagem no aprendiz, envolvendo-o na aprendizagem por descoberta, investigação ou resolução de problemas”( BACICH;MORAN, 2018, p.27). “as metodologias ativas dão ênfase ao papel protagonista do aluno, ao seu envolvimento direto, participativo e reflexivo em todas as etapas do processo, experimentando, desenhando, criando, com orientação do professor”( BACICH; MORAN, 2018, p. 4) ; O que é Aprendizagem Ativa e Metodologias ativas? BACICH, L.; MORAN,J. Metodologias ativas para uma educação inovadora : uma abordagem teórico-prática. 1ed. Porto Alegre: Penso, 2018. MATTAR, João. Metodologias ativas : para a educação presencial, blended e a distância. 1ed. São Paulo: Artesanato Educacional, 2017. 117p
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Segundo a LITERATURA “Por Metodologia Ativa entendemos todo o processo de organização da aprendizagem (estratégias didáticas) cuja centralidade do processo esteja, efetivamente, no estudante. Contrariando assim a exclusividade da ação intelectual do professor e a representação do livro didático como fontes exclusivas do saber na sala de aula”(PEREIRA, 2012, p.6). “metodologias ativas englobam uma concepção do processo de ensino e aprendizagem que considera a participação efetiva dos alunos na construção de sua aprendizagem, valorizando as diferentes formas, em seu próprio ritmo, tempo e estilo”( BACICH; MORAN, 2018, prefácio); O que é Aprendizagem Ativa e Metodologias ativas? PEREIRA, Rodrigo. Método Ativo: Técnicas de Problematização da Realidade aplicada à Educação Básica e ao Ensino Superior. In: VI Colóquio internacional. Educação e Contemporaneidade. São Cristóvão, SE. 20 a 22 setembro de 2012. BACICH, L.; MORAN,J. Metodologias ativas para uma educação inovadora : uma abordagem teórico-prática. 1ed. Porto Alegre: Penso, 2018.
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Estudante: Deixa de ser um expectador e passa a atuar ativamente, tornando-se o protagonista do seu aprendizado (SCHENEIDERS, 2018). Professor : Deixa de atuar como palestrante, no caso de uma aula expositiva e se posiciona próximo ao aluno, auxiliando-o no processo de aprendizagem, assumindo uma postura de orientador e tutor. -Se o processo de aprender é inerente, particular de cada estudante é difícil de avaliar quanto o professor pode realmente auxiliar o estudante nesse processo em particular, assim o protagonismo do estudante se mostra relevante no processo de aprender (PEREIRA, 2010). MUDANÇA DE POSTURA DOS ATORES SCHENEIDERS, L. A. O método da sala de aula invertida (FLIPPED CLASSROOM). Cadernos Pedagógicos, Univates. Lajeado/RS, 2018. PEREIRA, Débora Silva de Castro. O ato de aprender e o sujeito que aprende. Construção psicopedagógica, São Paulo, v. 18, n. 16, p. 112-128, jun. 2010.
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Aplicando a metodologia ativa Instrução por pares Sobre as Metodologias ativas foram feitos os seguintes apontamentos : I - São meios para viabilizar a ação do estudante na construção do conhecimento, tendo o professor como figura central na construção do conhecimento. II- A aprendizagem ativa considera que a centralidade do processo está no aprender fazendo, no protagonismo dos sujeitos. III- O DRC aponta que as metodologias ativas concebem o estudantes como responsável pela aprendizagem, sendo o professor o responsável por transmitir os conhecimentos/conteúdos. IV - A BNCC traz o protagonismo como um dos elementos centrais para o desenvolvimento da aprendizagem dos sujeitos. V - As metodologias ativas também são consideradas estratégias didáticas, cuja centralidade do processo está diretamente ligada ao estudante. É correto afirmar que: A)Todas estão corretas B) II, III,IV e V estão corretas C) III, IV e V D) IV e V E)II Apenas F)II, IV e V
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Geração Multi-Tarefa Ouvindo a música favorita Fazendo uma pesquisa no YouTube e/ou assistindo um Experimento. Falando com a mãe ao telefone Surfando e/ou se comunicando via Whatsapp, facebook A TV esta ligada de olho no futebol
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FALTA DE CONCENTRAÇÃO E EXPOSIÇÃO AS MIDIAS De acordo com Wankat, o intervalo de atenção dos estudantes durante a aula é de 15 minutos (“The Effective Efficient Professor: teaching, Scholarship and Service”, P. Wankat, Allyn and Bacon: Boston, MA, 2002) De acordo com Christakis e colaboradores, o atual intervalo de atenção das crianças é de 11 minutos (“Early Television Exposure and Subsequent Attentional Problems in Children”, Dimitri A. Christakis, Frederick J. Zimmerman, David L. DiGiuseppe, and Carolyn A. McCarty, Pediatrics Vol. 113 No. 4 April 2004, pp. 708-713.
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Documentos Oficiais A BNCC não traz, nem faz referência a tais metodologias, todavia traz alguns indicativos do protagonismo do estudante... “Uso de metodologias que favoreçam o protagonismo juvenil”(BNCC, 2017, p.479); METODOLOGIAS ATIVAS O que esperar das metodologias ativas? “essas metodologias convidam o aluno a abandonar sua posição receptiva e a participar do processo de aprendizagem por novas e diferentes perspectivas, como decisor, criador, jogador, professor, ator, pesquisador e assim por diante; de alguma maneira, ele deixa de ser aluno ”(MATTAR, 2017,p. 22). “a importância do contexto para dar sentido ao que se aprende e o protagonismo do estudante em sua aprendizagem e na construção de seu projeto de vida”(BNCC, 2017, p.15). Obs : O termo protagonista aparece 55 vezes na BNCC.
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Documentos Oficiais O DRC/MT traz essa possibilidade em seu documento “Concepções para Educação Básica”, embora apresente uma abordagem superficial, carente de referenciais teóricos que orientem tal proposta... O que de certo modo amplia a autonomia da escola, a qual buscará conhecer /discutir mais sobre essas metodologias e sua aplicabilidade. METODOLOGIAS ATIVAS Fonte: Diretrizes para implementação do DRC/MT, 2019, p.17. O DRC/MT do Ensino Médio, em especial na área de Ciências da Natureza traz as metodologias ativas como uma das propostas para o desenvolvimento do protagonismo dos estudantes. Entre os autores citados estão: MORAN(2015); BARBOSA; MOURA(2013). “compete ao professor utilizar formas de mediação onde os estudantes sejam protagonistas do processo de aprendizagem, e o professor o mediador ou orientador do processo. Nesse contexto, ressaltamos a necessidade de o professor considerar, nessa relação de mediação, os saberes populares e conhecimentos prévios para o ancoramento dos novos conceitos”(MATO GROSSO, 2019, p.25).
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1- SALA DE AULA INVERTIDA 2- METODO DE CASO 3- AVALIAÇÃO POR PARES E AUTOAVALIAÇÃO 4- APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS 5- APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS 6- APRENDIZAGEM BASEADA EM GAMES E GAMIFICAÇÃO 7- METODOLOGIAS ESPECÍFICAS PARA AS ÁREAS( DRC/MT ) DRC/MT Matemática - Modelagem, Resolução de problemas e Etnomatemática, entre outras(abre possibilidades)... DRC/MT Ciências da Natureza -Jogos; - Ambientes de aprendizagem(ferramentas online); -Ensino por investigação; -Experimentação(Experiências práticas); - Estudos em grupo(DRC/MT, p.195) CONHECENDO ALGUMAS METODOLOGIAS ATIVAS
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Base Sala de Aula Base curricular DRC-MT Escola PPP Planejamen t o Articulações: Documentos Oficiais e o Planejamento
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BNCC DRC-MT PPP Plano de Aula 10 competências Gerais Competências por Área Competências do Componente Curricular Habilidades Habilidades Específicas Proposta metodológica Contexto da comunidade Metodologia Avaliação da Aprendizagem Contexto da turma Diagnóstico de aprendizagem Articulações: Documentos Oficiais e o Plano de aula Plano de Intervenção Formação Continuada
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APLICANDO A METODOLOGIA ATIVA PEER INTRUCTION 1. Dentre as metodologias ativas apresentadas, qual das alternativas abaixo não é considerada uma metodologia ativa? A- Modelagem Matemática B- Método de caso C- Aprendizagem baseada em problemas D- Sala de Aula Invertida E- Estudo de caso Justifiquem a escolha
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1. SALA DE AULA INVERTIDA Conceito :“ o conceito de sala de aula invertida é o seguinte: o que tradicionalmente é feito em sala de aula, agora é executado em casa, e o que tradicionalmente é feito como trabalho de casa, agora é realizado em sala de aula”(BERGMANN; SAMS, 2018, p. 32). Formas de abordagem : “Na abordagem da sala de aula invertida, o conteúdo e as instruções recebidas são estudadas on-line, antes de o aluno frequentar a aula, usando as TDIC, mais especificamente, os ambientes virtuais de aprendizagem. A sala de aula torna-se o lugar de trabalhar os conteúdos já estudados, realizando atividades práticas como resolução de problemas e projetos, discussão em grupo e laboratórios”(BACICH; MORAN, 2018, p.27). “ sala de aula invertida demanda diversas atividades de professores e alunos.[...] é importante deixar claro para os alunos o que se espera que façam antes, durante e depois das aulas, os objetivos de cada fase do estudo, os recursos que devem acessar e assim por diante”(MATTAR, 2017, p.34).
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1. SALA DE AULA INVERTIDA Utilização do tempo: comparativo Fonte : Bergmann e Sams (2018, p.34) Segundo os autores com essa proposta metodológica a utilização do tempo é reestruturado, assim: “ Os alunos ainda precisam fazer perguntas sobre o conteúdo que lhes foi transmitido pelo vídeo, as quais respondemos nos primeiros minutos da próxima aula. Dessa maneira, esclarecemos os equívocos antes que sejam cometidos e aplicados incorretamente. Usamos o resto do tempo para atividades práticas mais extensas e/ou para a solução de problemas”(BERGMANN; SAMS, 2018, p.34 pdf)
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2. MÉTODO DE CASO Metodologia desenvolvida por Christopher Collumbus Langdell, da escola de direito da Universidade de Harvard, por volta de 1870.Traz uma distinção entre O desempenho do aluno nesse tipo de metodologia pode ser avaliado por meio da “participação nas aulas, trabalhos escritos individuais, provas e atividades em grupo, como projetos e apresentações”(MATTAR, 2017, p.50). Método de caso: É “uma metodologia de ensino[...] em que os alunos discutem e apresentam soluções para os casos propostos pelos professores. Apesar de poder parecer aparentemente simples ou trivial, é um exemplo bastante poderoso, de metodologia ativa, pois os alunos são transportados e imersos na função de gestores e decisores e precisam se posicionar em relação a uma situação muito próxima do real, utilizando fundamentação teórica, debatendo com colegas e construindo colaborativamente uma solução para o caso apresentado”(MATTAR, 2017, p. 49). Estudo de caso : uma metodologia de pesquisa, utilizamos em dissertações e teses a nível mundial...
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2. MÉTODO DE CASO Casos-exemplo apresentam narrativas que já incorporam “o que aconteceu”, apresenta como propósito principal ilustrar “uma situação real, exemplificando como uma teoria pode ser aplicada na prática, considerando suas vantagens e limitações”, por sua vez apresenta as seguintes características de aprendizagem : Contempla informações do antes de do depois; Os autores costumam apresentar comentários sobre os resultados no próprio caso. É uma forma de se aprender com situações anteriores. Caso-problema São elaborados com o propósito de colocar o aluno no papel de tomador de decisão, envolvendo preparação do caso e discussão em sala visando a aprendizagem significativa”(MATTAR, 2017, p.51) Apresenta como propósito principal reproduzir o “contexto de uma situação-problema, colocando o estudante no papel de tomador de decisão”. As características da aprendizagem são: Apresenta apenas o problema; O caso não apresenta informações sobre o que aconteceu com a empresa ou com o protagonista; Requer discussão em sala de aula. TIPOS DE CASOS
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Grato pela Atenção Meu muito OBRIGADO !
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