Formação Programa Ensino Integral

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Apresentação em tema: "Formação Programa Ensino Integral"— Transcrição da apresentação:

1 Formação Programa Ensino Integral
22/01/2020 FEAC – Campinas/SP Protagonismo juvenil Referências SÃO PAULO. Diretrizes do Programa Ensino Integral – Caderno do Gestor. 2014 Amauri Fernando Comer Claudinice Rocha Primo

2 O MODELO PEDAGÓGICO DO ENSINO INTEGRAL
Definem os comportamentos esperados do educador para o desenvolvimento do Protagonismo Juvenil Premissas Protagonismo Respeito à individualidade Promoção do Protagonismo Juvenil Protagonismo sênior Formação continuada Domínio de conhecimento e contextualização. Disposição ao autodesenvolvimento contínuo. Excelências em Gestão Comprometimento com o processo e o resultado. Corresponsabilidade Relacionamento e Corresponsabilidade. Replicabilidade Solução e criatividade. Difusão e multiplicação. O MODELO PEDAGÓGICO DO ENSINO INTEGRAL Competências Princípios A Educação Interdimensional A Pedagogia da Presença Os 4 pilares da Educação para o século XXI Protagonismo Juvenil Fundamentam o Programa Ensino Integral

3 O MODELO PEDAGÓGICO DO ENSINO INTEGRAL
Princípios A Educação Interdimensional A Pedagogia da Presença Os 4 pilares da Educação para o século XXI Protagonismo Juvenil Um dos princípios educativos que sustenta o modelo e que se se materializa nas suas práticas e vivências. Clubes Juvenis Líderes de Turma O grande diferencial desse modelo é a oferta das condições para elaboração de um Projeto de Vida.

4 AUTÔNOMO + SOLIDÁRIO + COMPETENTE
Processo no qual o jovem é simultaneamente sujeito e objeto das ações no desenvolvimento de suas próprias potencialidades PROTAGONISMO JUVENIL AUTÔNOMO + SOLIDÁRIO + COMPETENTE Qual é o principal objetivo da escola de ensino integral? Formar jovem protagonista Objetivo complexo Mecanismo

5 Formar jovem Protagonista
O aluno é o ator principal na condução de ações nas quais ele é sujeito e simultaneamente objeto das suas várias aprendizagens. Formar jovem Protagonista Autônomo Solidário Competente compreender gradualmente as exigências do novo mundo do trabalho e preparado para a aquisição de habilidades específicas requeridas para o desenvolvimento do seu Projeto de Vida. à medida que é capaz de avaliar e decidir com base nas suas crenças, valores e interesses diante da possibilidade de envolver-se como parte da solução e não do problema em si

6 Capacidade de planejamento
Ambiente Escolar autoconfiança autodeterminação autoestima autonomia Capacidade de planejamento altruísmo perseverança Acompanhamento e orientação pelos educadores elementos imprescindíveis no desenvolvimento de suas habilidades e competências na conquista de sua identidade pessoal e social.

7 As práticas e vivências em Protagonismo Juvenil proporciona ao jovem agir com postura própria a alguém que sabe o que quer e se empenha para realizar seus objetivos de modo consequente. E esse empenho consequente conduz os alunos a patamares superiores em termos de autonomia, conferindo-lhes melhores condições para lidar com as diversas alternativas no enfrentamento e resolução de problemas que os desafiam

8 Como afirmado por Antônio Carlos Gomes da Costa “
Como afirmado por Antônio Carlos Gomes da Costa “...o protagonismo juvenil é a gramática e a didática da participação dos jovens em ações que visam o bem comum na escola, na comunidade e na vida social mais ampla, atuando como parte da solução, e, não do problema.” Livro: “Protagonismo Juvenil - Adolescência, Educação e Participação Democrática”, de Antônio Carlos Gomes da Costa e Maria Adenil Vieira.

9 Prática e Vivência do Protagonismo Juvenil
Clubes Juvenis Líderes de Turma

10 Líder de turma Reunião dos Líderes com os Liderados (Turma)
Definição de demandas dos estudantes. Análise de demandas trazidas pelos líderes. Avaliação das ações colaborativas para promoção das aprendizagens. Avaliação e ajustes para Orientação de Estudos. Alinhamento para o atingimento das metas da turma. Líder de turma Reuniões periódicas com a equipe gestora Liderança Protagonismo Periodicidade decidida pelos Líderes e constante da Agenda da Escola (alinhada com os docentes) Por meio da atuação dos líderes de turma, as escolas de Ensino Integral pretendem, por um lado, ampliar os espaços de manifestação do Protagonismo Juvenil e, por outro, aprimorar sua gestão escolar, garantindo a participação de seus alunos.

11 Reunião do Líderes com os Líderes
Pauta definida pelos Líderes conforme demanda de suas turmas Definição de pauta dos estudantes para a reunião com o Diretor Alinhamento sobre monitoramento dos Guias de Aprendizagem e sobre as efetivas aprendizagens. Alinhamento sobre estratégias para atingimento das metas pactuadas no Conselho Participativo. Alinhamento sobre efetividade das aulas de Orientação de Estudos Alinhamento sobre ações de combate a infrequência e atrasos. Periodicidade decidida pelos Líderes e constante da Agenda da Escola

12 Reunião do Diretor com os Líderes de Turmas
Líderes informarem ao Diretor o andamento das metas de desempenho da turma pactuadas no Conselho Participativo. Diretor apoiar os Líderes em estratégias de melhoria de desempenho, pautado no exercício dos Princípios Educativos Líderes informarem ao Diretor sobre o andamento e as aprendizagens a partir do monitoramento dos Guias de Aprendizagem em suas turmas Líderes informarem ao Diretor o andamento das aulas de Orientação de Estudos Diretor monitorar com os Líderes as ações relativas de combate a infrequência, acolhimento de estudantes (contínuo) e atrasos. Ao menos mensal, constando na Agenda da Escola (periodicidade menor enquanto as práticas de protagonismo ainda estão na relação de dependência ou somente colaboração)

13 Reuniões periódicas dos presidentes dos clubes com a direção.
Autonomia capacidade de organização e gestão Clubes juvenis Os Clubes Juvenis, espaços destinados à prática do Protagonismo Juvenil, principalmente quanto à autonomia e à capacidade de organização e gestão, são concebidos para se constituírem a partir dos interesses dos estudantes, havendo, porém, a ressalva de que eles devam sempre atender a exigências de relevância para a formação escolar. Para que um Clube Juvenil possa ser formado é preciso que os alunos interessados proponham uma forma de organização para o clube e metas a serem atingidas. Os Clubes Juvenis são mais do que espaços de criação ou de lazer, pois objetivam que os jovens, norteados por planos de ação e práticas próprias de gestão, exercitem o convívio e as práticas de organização. É importante observar que os Clubes Juvenis podem existir concomitante ao Grêmio Escolar que segundo a Lei nº de 4 de novembro de 1985 assegura a sua existência e os define como entidades autônomas representativas dos interesses dos estudantes secundaristas com finalidades educacionais, culturais, cívicas, esportivas e sociais.

14 Protagonismo juvenil conceito do componente curricular
Princípio Premissa Metodologia Norteia o processo de Construção da autonomia do estudante. Consiste na criação de espaços e condições que possibilitam aos educandos e educadores o envolvimento em atividades direcionadas a solução de problemas reais. Fortalece o princípio e a premissa a medida que pode contribuir com resultados positivos para sucesso de toda a equipe escolar, da família e da comunidade.

15 ORGANIZAÇÃO DA AULAS DE PROTAGONISMO JUVENIL E CLUBE
6º ano - EF 7º ano - EF 8º ano - EF 9º ano - EF 2 aulas de Protagonismo Juvenil 2 aulas de Clube finalidade principal fornecer aos alunos apoio do professor para a criação e gestão de seus clubes. Monitoramento pelo Diretor do Plano de Ação dos Clubes. Diretor apoiar Presidentes em suas demandas (o que não significa prover, mas, por exemplo, facilitar acesso a espaços da escola, facilitar e apoiar em contatos para parcerias, dentre outros). Reunião de Alinhamento professores de PJ + PCG + Diretor 1h/a (Semanalmente) Reunião dos Presidentes de Clubes + Diretor + Professores de PJ (Mínimo 1 Mensal) Horário do Almoço Constante na Agenda da Escola Culminância dos Clubes Juvenis (Semestral) Periodicidade menor enquanto as práticas de protagonismo ainda estão na relação de dependência ou somente colaboração

16 Material de apoio – Caderno do Professor Protagonismo Juvenil
6º ano 7º ano 8º ano 9º ano A escola na qual queremos estudar A comunidade da escola Minha escola e minha família Minha escola e a comunidade 3 situações de aprendizagens Pág 2 situações de aprendizagens Pág Pág 4 situações de aprendizagens Pág O que é protagonismo Juvenil? A relação escola-comunidade A visão da família sobre a educação A comunidade e meus espaços de participação Direitos e Deveres: participação na escola Ação de engajamento escola-comunidade Acompanhamento da vida escolar Conhecendo mais a comunidade Aprender Fazendo: Colocando a mão na massa. Participação familiar na escola Instâncias de participação na comunidade e na cidade Intervindo na comunidade Estruturação dos Clubes

17 dúvidas?????

18 “Nesta gestação de sonhos e utopias os jovens foram e continuarão sendo a vanguarda, porque, olhando para o futuro, são eles os que têm mais razões e motivos para sonhar, para fazer planos, para imaginar utopias, para fixar um norte que supere um presente de insatisfações.” Juan Carlos Rodriguez Ibarra


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