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A APRENDIZAGEM DOCENTE EM FOCO
Profa. Marielda Pryjma
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“Ensinar exige risco, aceitação do novo e rejeição a qualquer forma de discriminação” (FREIRE, 1996).
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É imprescindível que o professor esteja convencido da necessidade de ampliar, aprofundar, melhorar a sua competência profissional e pessoal.
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“As situações estão a mudar
“As situações estão a mudar. Até há relativamente pouco tempo, era difícil ver os colegas das especialidades colocarem questões sobre a docência e muito menos sobre a necessidade de uma maior preparação pedagógica e da necessidade das ciências psicopedagógicas e didácticas sobre esta problemática” (TAVARES, 2003, p. 31).
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“A produção da vida, através da apropriação dos processos de formação, acompanha, assim, a mudança e a produção da profissão [...] Para isso, é preciso uma compreensão de formação que leve ao empoderamento do novo professor, no sentido de autoria de suas práticas no contexto coletivo da instituição em que atua” (CUNHA, 2013).
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“A tarefa principal e mais complexa do professor é buscar a unidade entre as relações educação e sociedade, teoria e prática, geral e específico, intelectual e técnico, ciência e trabalho, conteúdo e forma, professor e aluno” (VEIGA, 2013).
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“O mundo, marcado por tanta riqueza informativa, precisa urgentemente do poder clarificador do pensamento” (ALARCÃO, 2011, p.15)
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“[...] Tais elementos intentam trazer contributos ao debate em construção sobre a profissionalidade docente universitária, no quadro do reconhecimento das novas funções éticas da universidade como agente de intervenção social” (RAMOS, 2013).
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“O Paradigma de Bolonha [
“O Paradigma de Bolonha [...] comportou uma forte aposta na renovação dos cursos de ensino superior e de métodos de ensino, representando um impulso no que diz respeito à revisão do “que” e do “como” se ensina. Para além disso, estimulou avanços no desenvolvimento de competências e de uma atenção aos aspectos didáticos, nomeadamente dando enfase à centralidade nos processos de aprendizagem” (LEITE; MACUCH, 2013).
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“A adoção de estratégias que visam promover a integração e o sucesso acadêmico dos estudantes contribui de forma significativa para garantir a qualidade da universidade” (MARTINS; SANTOS, 2013).
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“La tendencia internacional en materia de desarrollo profesional docente, muestra que, en la mayoría de los países, las actividades pasaron a ser obligatorias para todos los docentes, y en muchos casos a adoptarse como un prerrequisito básico para ascender en la carrera profesional” (VAILLANT, 2013).
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“Um aspecto muito importante que determina a qualidade do desenvolvimento profissional é a necessária correspondência entre as necessidades do professor e as atividades de formação que se realizam” (MARCELO; PRYJMA, 2013).
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“Às vezes, mal se imagina o que pode passar a representar na vida de um aluno um simples gesto do professor” (FREIRE, 1996).
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