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Agenda 09:00 – Abertura e integração – Premio Bienal a jornada piloto GPI 09:15 – Resultado 1ª. Pesquisa PNQS 2014 10:15 – Café 10:30 – Tendências e diferenças.

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1 Agenda 09:00 – Abertura e integração – Premio Bienal a jornada piloto GPI 09:15 – Resultado 1ª. Pesquisa PNQS 2014 10:15 – Café 10:30 – Tendências e diferenças Novos Cadernos FNQ 125, pontos 11:30 – Debates Encaminhamentos GRMD 2015 e IGS 12:00 - Encerramento

2 Evolução Critérios PNQS 2015-2016 125, 250, 500

3 Evolução 125, 250, 500 Rede QPC Alinhamento 20ª edição
Adota o 125 pontos Alinhamento 20ª edição PGs: Complementos para a Excel., Evidências, Orientações Sistema de pontuação faixas preliminares e restritivas,; média ROs: 5 perspectivas, estabilização aceitável Sistema de pontuação faixas preliminares e restritivas; média

4 125

5 125 Liderança Explicação Comunicação de valores e princ.
apresentar valores e princípios Promoção da melhoria de PGs Verificação de cumprimento de padrões Tomada e acomp. decisões prestação de contas ao controlador Interage com pessoas e com clientes internalização de nec. e expect. de PIs Desenv. de líderes -> destaque capac. de pessoas

6 125 Estratégias e planos Definição de estratégias
Identificação de forças impulsoras e restritivas Apresentar estratégias e objetivos Definição de planos de ação Definição de indicadores e metas (Evidência: quais) Acomp. de implementação planos pela Direção

7 125 Clientes Conhecim. Uso de nec. e expect. dos clientes-alvo para definição e melhoria dos processos. Apresentar nec. e expect. dos clientes Avaliação da satisfação dos clientes Divulgação de produtos aos clientes e ao mercado Tratamento de reclamações ou sugestões Cita canais de interação com clientes

8 125 Sociedade Manutenção da legalidade
Tratamento de pendências ou sanções Tratamento de impactos sociais e ambientais Participação em ações de preserv. ambiental e desenvolvimento da sociedade Cita projetos implantados ou apoiados

9 125 Informação e Conhec. Disponibilização de sistemas de info. para apoiar operações e gerenciar a organização Assegura confidencialidade e disponibilidade das infos. Cita principais sistemas em uso e finalidade Disponibilização de infos. para avaliar organização Difusão do conhecimento Informar conhecimentos mais importantes

10 125 Pessoas Reconhecimento das pessoas Capacitação de pessoas
Definição de responsabilidades das equipes e pessoas Seleção e integração das pessoas nas funções e cultura org. Avaliação do desempenho das pessoas Reconhecimento das pessoas Capacitação de pessoas Capacitação de líderes Cita principais iniciativas de capacitação Identificação e Tratamento de perigos e riscos Promoção do bem estar e da satisfação - Levantamento e tratamento do bem estar e satisfação das pessoas

11 125 Processos Monitoramento dos processos
Padronização e monitoramento dos processos da cadeia de valor Monitoramento dos processos Promoção da melhoria Análise e melhoria dos produtos e processos da cadeia de valor Avaliação do potencial de ideias criativas se converterem em inovação Seleção e avaliação dos fornecedores Avaliação dos fornecedores Apresenta indicadores de desempenho Manutenção do fluxo financeiro Apresenta indicadores de desempenho relativos a processos econômico financeiros

12 Sistema Pontuação Ex. 125

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20 250

21 250 Liderança Atualização Comunicação de valores e princípios, padrões de conduta, objetivos e metas, int. e ext. Assegura relacionamento ético Apresenta valores e princípios Cita códigos de conduta Estabelecimento de padrões e verificação do cumprimento Aperfeiçoa processos gerenciais Destacar forma de obtenção e utilização de infos. sobre boas práticas de organizações de referência. Tomada, comunicação e implementação e acompanhamento de decisões Destaca forma de tratamento de riscos Apresenta riscos Prestação de contas aos controladores Exercício da liderança e interação com Pis. Destaca forma de exercício da liderança junto à força de trabalho Internalização de nec. e expect. de Pis Cita objetivos das interações com PIs Análise do desempenho estratégico e operacional Utilização de metas e referenciais na avaliação da competitividade e RPIs para avaliação de compromissos Avaliação e desenvolvimento de líderes para exercício da liderança

22 250 Estratégias e planos Análise das forças impulsoras e restritivas do ambiente externo Considera redes importantes na análise Cita principais infos e suas fontes Análise das forças impulsoras e restritivas do ambiente interno Definição das estratégias a serem adotadas Apresenta estratégias e objetivos Estabelecimento de metas e definição dos planos de ação Definição de indicadores para a avaliação do êxito das estratégias Alocação de recursos para implementação dos planos de ação Acompanhamento da implementação dos planos de ação Apresenta principais indicadores, metas, ações ou projetos relativo à implementação das estratégias Comunicação de estratégias, metas e planos às pessoas e Pis Monitoramento da implementação dos planos de ação

23 250 Clientes Definição dos clientes alvo
Destaca critérios para definição de clientes Identificação, análise e utilização das nec. e expect. para definição e melhoria dos processos Tradução das nec. e expect. dos clientes e mercado em requisitos de desempenho Divulgação dos produtos e marcas aos clientes e mercado Destaca forma de relacionamento com o mercado Tratamento das solicitações, reclamações e sugestões, formais ou informais Comunica aos clientes o resultado da análise das manifestações e ações tomadas Avaliação da satisfação dos clientes Utilização das informações obtidas dos clientes

24 250 Sociedade Identificação e análise atendimento das leis, regulamentos e normas ou códigos de adesão voluntária Tratamento de pendências ou sanções Tratamento de impactos sociais e ambientais Apresenta ações para eliminar, minimizar ou compensar os impactos sociais e ambientais Seleção e Promoção de ações para o desenvolvimento sustentável Desenvolve parcerias ou atua em rede e envolve pessoas na implementação ou apoio às ações de desenvolvimento sustentável Cita principais ações implementadas Direcionamento de esforços para o desenvolvimento da sociedade Desenvolve parcerias ou atua em rede e envolve pessoas na implementação de projetos sociais Cita principais projetos implementados ou apoiados

25 250 Informação e conhec. Definição Identificação das necessidade de informações para operar e gerenciar a organização Disponibilização dos principais sistema de info. para apoiar a operação e o gerenciamento da organização Cita principais sistemas e sua finalidade Manutenção da segurança das informações Utiliza métodos para assegurar atualização, integridade e disponibilidade das infos. Difusão dos conhecimento mais importantes Informa os conhecimentos mais importantes Compatibilização da infraestrutura com o crescimento da organização

26 250 Pessoas Definição e implementação da organização do trabalho
Participação da organização do trabalho para melhoria dos processos e para buscar inovações Definição do quadro de pessoa e suas responsabilidades Seleção interna e externa de pessoas Preparação de recém-contratados para exercício da função e integração à cultura organizacional Avaliação do desempenho das pessoas e dos líderes Definição das necessidades de melhoria com participação das pessoas Reconhecimento e incentivo às pessoas Capacitação e desenvolvimento de pessoas Participação das pessoas e líderes na identificação das necessidades Preparação de novos líderes e desenvolvimento de líderes Identificação e Tratamento de perigos e riscos Identificação de perigos relacionados à saúde e segurança Avaliação e desenvolvimento do bem-estar e da satisfação Tratamento, com participação de líderes, dos fatores identificados que afetam o bem-estar e satisfação

27 250 Processos Definição de requisitos aplicáveis aos produtos e processos da cadeia de valor Organização dos processos da cadeia de valor Apresenta principais requisitos relativos aos produtos e processos da cadeia de valor e respectivos indicadores Assegura atendimento dos requisitos aplicáveis aos processos da cadeia de valor Destaca métodos de padronização e controle Tratamento de eventuais não-conformidades identificadas e implementação de ações corretivas. Análise e melhora dos produtos e processos da cadeia de valor Investigação de características de produtos e processos da cadeia de valor de outras organizações (bmk) Avalia potencial de ideias criativas se converterem em inovações Seleção e avaliação dos fornecedores Qualificação dos fornecedores Monitoramento do desempenho dos fornecedores Envolvimento e comprometimento de fornecedores com princípios organizacionais, incluindo relativos à saúde e a segurança Apresenta indicadores de desempenho relativos aos fornecedores Elaboração e controle do orçamento e manutenção do fluxo financeiro Apresenta indicadores de desempenho relativos aos processos econômico-financeiros

28 500

29 500 1.1 Cultura organizacional e desenvolvimento da gestão
Atualização Estabelecimento de valores e princípios Apresenta valores e princípios Identificação dos principais elementos da cultura organizacional Assegura relacionamento ético Apresenta canais de comunicação para reclamações, denúncias e sugestões Cita códigos de conduta Comunica valores e princípios, padrões de conduta, estratégias, objetivos e metas às pessoas e outros públicos (era 1.2) Estabelecimento de padrões e verificação do cumprimento de metas (era 1.2) Aperfeiçoamento de processos gerenciais (era 1.2) Obtenção e utilização das informações sobre boas práticas de outras organizações (bmk)

30 Governança corp. Identificação, classificação e tratamento de riscos (era 1.1) Apresenta os riscos aos quais a organização está sujeita Tomada, comunicação e implementação de decisões (era 1.1) Prestação de contas e resultados aos controladores (era 1.1) Avaliação e desenvolvimento, nos líderes, de competências para exercício da liderança >6.1 e 6.2

31 500 1.3 Levantamento de interesses e exercício da liderança
Conhece nec. e expect. das PIs (era 1.2) Internalização das nec. e expect. das PIs Desenvolvimento de redes de orgs. ou de pessoas que influenciem no êxito das estratégias Exercício da liderança e interação com Pis e redes mais importantes (era 1.2) Cita objetivos das principais interações com Pis e redes mais importantes Identificação de referenciais comparativos para análise do desempenho operacional e estratégico >1.4 Avaliação do desempenho operacional e estratégico

32 500 1.4 Análise do desempenho da organização
Obtenção de referenciais comparativos para análise da competitividade Destaca critérios para definição de resultados mais importantes a serem comparados Definição de pertinência de referenciais comparativos Análise do desempenho operacional e estratégico (era 1.3) Seleção de indicadores e informações utilizadas na análise do desempenho estratégico e operacional Utilização de metas, referenciais comparativos para avaliação da competitividade e de requisitos de Pis para avaliação de compromisso Acompanhamento da implementação de decisões decorrentes da análise do desempenho (era 1.3)

33 500 2.1 Formulação das estratégias
Análise das forças impulsoras e restritivas do ambiente externo Considera redes mais importantes na análise Cita principais informações utilizadas e suas fontes Identificação dos ativos intangíveis mais importantes Desenvolvimento dos ativos intangíveis mais importantes Cita ativos intangíveis mais importantes Análise das forças impulsoras e restritivas do ambiente interno Destaca forma como infos. sobre riscos são consideradas na análise Definição de estratégias a serem adotadas Insere requisitos de PIs nas estratégias Avalia características do modelo de negócio em consonância com definição das estratégias Apresenta principais estratégias e objetivos

34 500 2.2 Implementação das estratégias
Estabelecimento de metas e definição dos respectivos planos de ação Definição do indicadores para avaliação do êxito das estratégias Utilização de referenciais comparativos e requisitos de Pis para definição de metas Apresenta indicadores, suas metas e ações planejadas ou projetos, relativos à implementação das estratégias Desdobramento das metas e dos planos de ação Assegura coerência das metas e dos planos desdobrados com estratégias Destaca forma de alocar recursos para implementação dos planos de ação Alocação de recursos para implementação dos planos de ação Acompanhamento da implementação dos planos de ação Acompanhamento da situação da implementação dos planos de ação Comunicação das estratégias, metas e planos de ação às pessoas e às PIs

35 500 3.1 Análise e desenvolvimento de mercado
Segmentação de mercado e definição de clientes-alvo Adota critérios para segmentação e definição de clientes-alvo Identificação das nec. e expect., tradução em requisitos de desempenho e utilização para definição e melhoria de produtos e processos Atuação em rede para ampliar conhecimento sobre clientes-alvo Apresenta requisitos e respectivos indicadores de desempenho relativos a clientes e mercados Divulgação de produtos aos clientes e ao mercado Relacionamento com o mercado Avaliação da imagem perante os clientes e mercados Desenvolve, protege e divulga marcas no mercado Cita atributos a evidenciar para caracterizar a imagem da org.

36 500 3.2 Relacionamento com clientes
Tratamento de solicitações, reclamações ou sugestões Divulgação dos canais de interação com clientes, considerando segmentação do mercado e definição dos clientes Comunicação da análise das manifestações a clientes e repasse das informações a outras áreas e parceiros Cita mecanismos e canais de interação Acompanhamento de transações com novos clientes e inserção de novos produtos no mercado Avaliação da satisfação e insatisfação dos clientes Avaliação da satisfação em relação aos clientes dos concorrentes ou orgs. de referência Análise e utilização das informações obtidas dos clientes

37 500 4.1 Responsabilidade socioambiental
Identificação e análise atendimento de leis, regulamentos e normas ou códigos de adesão Tratamento de pendências ou sanções relativas a requisitos de leis e regulamentos Apresenta requisitos e respectivos indicadores de desempenho Identificação de aspectos e tratamento de impactos sociais e ambientais decorrentes de produtos, processos e instalações Mantém-se preparada para responder às eventuais situações de emergência Apresenta ações e metas para eliminar, minimizar ou compensar impactos sociais e ambientais Acessibilidade aos produtos e instalações Promoção de ações com vistas ao desenvolvimento sustentável Seleção de ações com vistas ao desenvolvimento sustentável Desenvolvimento de parcerias ou atuação em rede e envolvimento das pessoas no apoio às ações de desenvolvimento sustentável Cita ações implementadas Comunicação de impactos sociais e ambientais dos produtos, processos e instalações à sociedade e comunidades vizinhas

38 500 4.2 Desenvolvimento social
Identificação, análise e atendimento das nec. e expect. de desenvolvimento da sociedade Apresenta requisitos e respectivos indicadores de desempenho relativos ao desenvolvimento da sociedade Direcionamento de esforços para o fortalecimento desenvolvimento da sociedade Desenvolvimento de parcerias ou atuação em rede e envolvimento de pessoas na implementação de projetos sociais Cita projetos implementados ou apoiados, incluindo os voltados ao desenvolvimento da competitividade e sustentabilidade das orgs. do setor, local, região ou país Avaliação da satisfação da sociedade em relação aos projetos sociais da org. Zelo pela imagem perante a sociedade

39 500 5.1 Informações da organização
Identificação de nec. de informações para operar e gerenciar a org. Definição Desenvolvimento e implantação dos sistemas de informação, considerando nec. identificadas Promoção da integração com clientes, fornecedores e outras Pis por meio de sistemas de informação Compatibilização da infraestrutura para disponibilização das infos. com a demanda Cita sistemas de informação e sua finalidade Cita soluções adotadas para integração das infos, sistemas e Pis externas. Manutenção da segurança das informações Assegura atualização, confidencialidade e integridades das infos e continuidade da infraestrutura para disponibilização de infos em situações de emergência

40 500 5.2 Conhecimento da organização
Desenvolvimento dos conhecimentos mais importantes Criação de ambiente favorável à busca e geração de conhecimento Armazenamento dos conhecimentos Cita tipos de conhecimentos mais importantes Difusão e retenção utilização dos conhecimentos Destaca formas de acesso e utilização dos conhecimentos, onde pertinente Informa conhecimento mais importantes Identificação de ativos intangíveis 2.1 Desenvolvimento e proteção de ativos intangíveis

41 Sistemas de trabalho Definição e implementação da organização do trabalho Estímulo a reposta rápida e aprendizado organizacional Participação da organização do trabalho na melhoria dos processos e busca de inovações Definição do quadro de pessoal e suas responsabilidades Identificação das competências necessárias para o exercício pleno das funções pelas pessoas Apresenta principais competências identificadas para as pessoas e especificamente para os líderes Seleção de pessoas, interna e externamente Estímulo a inclusão de minorias e assegura a não discriminação e a igualdade de oportunidades para toda as pessoas Preparação de recém-contratados para exercício das funções e integração à cultura organizacional Avaliação das pessoas e líderes Definição das necessidades de melhoria, com as pessoas Avaliação estimula a busca do alto desempenho e desenvolvimento profissional Reconhecimento e incentivo às pessoas

42 500 6.2 Capacitação e desenvolvimento
Identificação das necessidades de capacitação e desenvolvimento Participação dos líderes e pessoas a serem capacitadas na identificação das necessidades Concepção dos programas de capacitação e de desenvolvimento Avaliação da eficácia dos programas de capacitação e desenvolvimento Preparação de novos líderes e desenvolvimento de líderes Cita programas e públicos-alvo, incluindo os relativos ao desenvolvimento de líderes e formação da cultura da excelência Promoção do desenvolvimento comportamental e de cidadania das pessoas

43 Qualidade de vida Identificação de perigos e tratamento de riscos relacionados à saúde ocupacional e à segurança Cita principais programas e metas para eliminar ou minimizar esses riscos Identificação, análise e utilização das nec. e expect. das pessoas para desenvolvimento de políticas e programas de pessoal e benefícios a elas oferecidos Apresenta benefícios oferecidos Apresenta requisitos e respectivos indicadores de desempenho Avaliação e desenvolvimento do bem-estar e satisfação Tratamento, com participação dos líderes, dos fatores que afetam o bem-estar, a satisfação e o comprometimento das pessoas Promoção da qualidade de vida das pessoas fora do ambiente de trabalho Cita ações desenvolvidas para melhoria do bem-estar e da qualidade de vida fora do ambiente de trabalho

44 500 7.1 Processos da cadeia de valor
Definição dos requisitos aplicáveis aos produtos e processos da cadeia de valor Apresenta requisitos relativos aos produtos e processos da cadeia de valor a serem atendidos e respectivos indicadores Desenvolvimento de novos produtos Avaliação do potencial de ideias criativas se converterem em inovações nos produtos Projeto dos processos da cadeia de valor Identificação dos processos da cadeia de valor e metodologia utilizada para projetá-los Assegura o atendimento dos requisitos aplicáveis aos processos da cadeia de valor Padronização e controle Tratamento de eventuais não-conformidades e identificação e implementação de ações corretivas Análise e melhoria dos produtos e processos da cadeia de valor Investigação de características de produtos e processos da cadeia de valor de concorrentes ou outras orgs. de referência Avaliação do potencial de ideias criativas se converterem em inovações nos processos Cita melhorias e inovações recentes implementadas em produtos e processos da cadeia de valor em decorrência das comparações

45 500 7.2 Processos relativos a fornecedores
Qualificação e seleção dos fornecedores Destaca critérios para qualificação e seleção dos fornecedores Avaliação do desempenho dos fornecedores considerando requisitos de fornecimento Monitoramento do desempenho dos fornecedores Comunicação de eventuais não-conformidades e de solicitação de ações corretivas aos fornecedores Estímulo aos fornecedores a melhorarem seus processos ou produtos Apresenta indicadores de desempenho relativos à avaliação dos fornecedores Apresenta exemplos de melhorias implantadas por fornecedores Envolvimento e Comprometimento da força de trabalho dos fornecedores com valores e princípios e com diretrizes a eles aplicáveis Identificação, analise e utilização das nec. e expect. Dos fornecedores para definição e melhoria das políticas e programas Assegura atendimento dos requisitos da org. por parte dos fornecedores > destaque acima

46 500 7.3 Processos econômico-financeiros
Monitoramento dos aspectos que causam impacto na sustentabilidade econômica do negócio Apresenta principais requisitos e respectivos indicadores monitorados, incluindo aqueles relativos aos grupos de estrutura, liquidez, atividade e rentabilidade Assegura os recursos financeiros para atender às nec. operacionais e manter equilibrado o fluxo financeiro Definição dos recursos financeiros e Avaliação de investimentos necessários para apoiar as estratégias e planos de ação Definição da forma de captação apropriada Elaboração e controle do orçamento


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