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 1960 – A disciplina de psicologia começou a ser ministrada em território nacional, aplicado ao problemas educacionais  Lei 4119 – Formaliza a psicologia.

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2  1960 – A disciplina de psicologia começou a ser ministrada em território nacional, aplicado ao problemas educacionais  Lei 4119 – Formaliza a psicologia como profissão em 27 de agosto de 1962. Estabelece as seguintes funções privativas do psicólogo: Diagnóstico psicológico; Orientação psicopedagógica; Orientação e seleção de pessoal; Solução de problemas de ajustamento; Colaboração em assuntos psicológicos ligados a outras ciências;

3  Criado em 1975, juntamente com a lei que cria os conselhos federal e regionais;  Aborda 5 princípios fundamentais;  40 artigos;  Trabalho embasado no respeito ao outro e a sua integridade;  Enfatiza a importância da formação contínua, do conhecimento e do respeito pelas limitações impostas pelo desenvolvimento pessoal e saber de cada profissional;  Enfatiza as funções sociais da psicologia, devendo ser aplicada em prol do bem estar e da coletividade,

4  Apresenta 5 princípios fundamentais;  Composto de 50 artigos (10 a mais que o código anterior);  Salienta a importância do trabalho em equipe;  Oferece artigos mais explícitos a respeito do sigilo profissional;  Aumento do número de psicólogos exigiu maior ênfase em artigos explicitando as relações com a classe;

5  Apresenta sete princípios fundamentais;  Composto de 50 artigos;  Enfoca o respeito pelo outro e por sua integridade;  Importância da formação, da responsabilidade profissional e do aprimoramento pessoal e técnico;  Enfatiza a função social do psicólogo por meio de uma análise crítica da realidade e da colaboração na criação de condições que visem eliminar a opressão e a marginalização do ser humano;

6  Composto de sete princípios fundamentais;  25 artigos;  Enfatiza sua concepção reflexiva e norteadora;  Valorização dos princípios fundamentais que deveriam embasar a relação psicólogo/ sociedade/ ciência;  O psicólogo tem a função social de promover a saúde, a qualidade de vida e a análise crítica das situações que o rodeiam;  Psicólogo enquanto agente de transformação;  Importância da contínua formação profissional;


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