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A Universidade e a Formação Docente

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Apresentação em tema: "A Universidade e a Formação Docente"— Transcrição da apresentação:

1 “Universidade promotora de conhecimentos, saúde e prestadora de serviços”

2 A Universidade e a Formação Docente
“A pós-graduação como indutora da transformação do processo interno das instituições de ensino superior” A Universidade e a Formação Docente Luiz Noro Universidade de Fortaleza

3 UNIVERSIDADE FORMAÇÃO DOCENTE PÓS-GRADUAÇÃO PESQUISA

4 QUAL UNIVERSIDADE ?

5 UNIVERSIDADE Consumidora e repetidora de informações importadas para profissionalizar x Reflexão crítica sobre a realidade e criação de conhecimentos com bases científicas

6 UNIVERSIDADE Absorção, aplicação e difusão do saber humano, fruto da atividade intelectual dos grandes centros técnico-científicos das nações desenvolvidas. Informações sobre resultados das investigações feitas sobre problemas de outras realidades. Luckesi, 1991

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8 UNIVERSIDADE Educação pragmática e imediata para ajuste às exigências do mercado de trabalho. Colocação do homem a serviço da economia e não desta a serviço do homem. CELAM, 1978

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10 UNIVERSIDADE Mercado de trabalho
Organização sistemática de oferta de aula: mediocridade do aluno é função da mediocridade institucional, do sistema educacional vigente, dos dirigentes e em particular dos professores. Demo, 1998

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12 Prática da Educação Bancária
UNIVERSIDADE Prática da Educação Bancária A educação como ato de depositar, de transferir, de transmitir valores e conhecimentos do professor (detentor da informação) ao aluno (receptáculo dos “conhecimentos” transmitidos pelo professor).

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14 Reflexos da Educação Bancária
UNIVERSIDADE Reflexos da Educação Bancária Produção de homens como seres da adaptação, do ajustamento. A falta da consciência crítica leva a menor capacidade de inserção cidadã no mundo, assim como impossibilita sua transformação de objeto para sujeito. Freire, 1992

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16 UNIVERSIDADE Falta de vínculo com a realidade onde está implantada, descomprometida com o espaço geográfico em que está inserida e descontextualizada de um momento histórico concreto. Luckesi, 1992

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18 QUAL PROFESSOR ?

19 RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO
Querer bem aos educandos Liberdade e autoridade Respeito à autonomia do educando Humildade e tolerância Alegria e esperança Saber escutar Disponibilidade para o diálogo

20 CONCEPÇÃO DE EDUCAÇÃO Defesa dos direitos dos educadores
Segurança e competência profissional Comprometimento Entendimento da educação enquanto forma de intervenção no mundo Reconhecimento que a educação é ideológica

21 FORMAÇÃO DOCENTE Reflexão crítica sobre a prática
Consciência do inacabamento Reconhecimento do ser condicionado Curiosidade Apreensão da realidade Tomada consciente de decisões Pesquisa

22 PRÁTICA PEDAGÓGICA O Projeto Pedagógico dos Cursos de Odontologia deve estar centrado no aluno como sujeito da aprendizagem e apoiado no professor como facilitador e mediador do processo ensino-aprendizagem. Resolução CNE/CES 3, de 19 de fevereiro de 2002

23 PRÁTICA PEDAGÓGICA O currículo deverá contribuir para a compreensão, interpretação, preservação, reforço, fomento e difusão das culturas nacionais e regionais, internacionais e históricas, em um contexto de pluralismo e diversidade cultural. Resolução CNE/CES 3, de 19 de fevereiro de 2002

24 QUAL PÓS-GRADUAÇÃO

25 A preparação para o exercício do magistério superior far-se-á em nível de pós-graduação, prioritariamente em programas de MESTRADO E DOUTORADO Lei 9394, de 20 de dezembro de 1996 – artigo 66.

26 DIRETRIZES CURRICULARES
Cirurgião Dentista, com formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, para atuar em todos os níveis de atenção à saúde, com base no rigor técnico e científico. Pautado em princípios éticos, legais e na compreensão da realidade social, cultural e econômica do seu meio, dirigindo sua atuação para a transformação da realidade em benefício da sociedade.

27 DIRETRIZES CURRICULARES
Atenção à saúde Tomada de decisões Comunicação Liderança Administração e gerenciamento Educação permanente

28 DIRETRIZES CURRICULARES
A formação do Cirurgião Dentista deverá contemplar o sistema de saúde vigente no país, a atenção integral da saúde num sistema regionalizado e hierarquizado de referência e contra-referência e o trabalho em equipe.

29 DIRETRIZES CURRICULARES
O Projeto Pedagógico deverá buscar a formação integral e adequada do estudante através de uma articulação entre o ensino, a pesquisa e a extensão.

30 PERFIL DA PÓS-GRADUAÇÃO GRANDE ÁREA: CIÊNCIAS DA SAÚDE ÁREA: ODONTOLOGIA
43 MESTRADO E DOUTORADO 30 MESTRADO 5 DOUTORADO

31 PERFIL DA PÓS-GRADUAÇÃO
23 Mestrado e/ou Doutorado ≥ 5 17 Mestrado + Doutorado ≥ 5 174 Dissertações de Mestrado CAPES, 2003

32 PERFIL DA PÓS-GRADUAÇÃO FOMENTO
FONTE N % CAPES 75 43,1 FAPESP 14 8,0 CNPQ 9 5,2 Outro 1 0,6 Sem financiamento TOTAL 174 100,0

33 PERFIL DA PÓS-GRADUAÇÃO “LINHAS DE PESQUISA”
% Materiais Odontológicos 78 44,8 Estudos clínicos (H) 61 35,1 Estudos clínicos (A) 14 8,0 Saúde Coletiva 21 12,1 TOTAL 174 100,0

34 PERFIL DA PÓS-GRADUAÇÃO
PALAVRAS-CHAVE SAÚDE = 3 BUCAL = 2 ENSINO = 0 APRENDIZAGEM = 0 POPULAÇÃO = 0 SUS = 0

35 QUAL PESQUISA ?

36 PESQUISA Atitude cotidiana que permita estabelecer o questionamento reconstrutivo como propedêutica diária e da vida e habilidade de (re)construir conhecimento próprio para inovar (qualidade formal) e intervir (qualidade política). Demo, 1998

37 PESQUISA Atividade básica da ciência na sua indagação e construção da realidade. A pesquisa alimenta a atividade de ensino e a atualiza frente à realidade do mundo, vinculando pensamento e ação. Minayo, 1994

38 PESQUISA Organização das buscas e achados através dos tempos, aperfeiçoando-se sempre, e nem sempre vista da mesma forma pelos que a fazem. Matos e Vieira, 2002

39 PESQUISA PROFESSOR: ensinar eficazmente
ALUNO: aprender significativamente COMUNIDADE: dispor de produtos do conhecimento UNIVERSIDADE: mediar a educação.

40 EXTENSÃO ... Só se aprende, só se ensina pesquisando; só se presta serviços à comunidade, se tais serviços nascerem e se nutrirem da pesquisa. A extensão de serviços empacotados deriva facilmente para o assistencialismo manipulatório e ideologizante. Severino,1999

41 Não há conhecimento que se faça fora da prática do sujeito com o mundo que o cerca, e a qual é necessário compreender, pela criação de significados e sentidos. Prado Jr


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