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Administração da Produção
Aula 6
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Qualidade total e melhoramento em produção e operações
Administração de Produção e Operações Qualidade total e melhoramento em produção e operações
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Juran Qualidade deve ser planejada e seus custos apurados
Custos da qualidade Falha externa Falha interna Avaliação Prevenção
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Papéis
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Trilogia da qualidade + enfoque estratégico
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Breakthrough
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Deming Identificar e reduzir as causas de variações nos processos
14 pontos de Deming
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Ciclo PDCA
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Feigenbaum Total quality management Passos: Estabelecimento de padrões
Avaliação da conformidade Agir quando necessário Planejar para o melhoramento
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TQC “O Controle Total da Qualidade é um sistema efetivo para integrar os esforços dos vários grupos dentro de uma organização, no desenvolvimento da qualidade, na manutenção da qualidade e no melhoramento da qualidade, de maneira que habilite marketing, engenharia, produção e serviço com os melhores níveis econômicos que permitam a completa satisfação do cliente”.
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Ciclo industrial mais estratégia
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Ishikawa Todos, na organização, podem (e devem) contribuir com a qualidade e devem conhecer técnicas estatísticas básicas
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Shingo Erros conduzem a defeitos – eliminar os erros ou corrigi-los antes que se tornem defeitos – o Poka Yoke
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Poka Yoke Sistemas à prova de erros Detecção Minimização Facilitação
Prevenção Substituição Eliminação
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Taguchi A qualidade é definida pelas perdas que o produto impõe à sociedade
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Curva de perda
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Função de perdas
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Conformidade vs. curvas de perda
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Matriz ortogonal – projeto de experimentos
1 2 3 4 5 6 7 8
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Garvin A qualidade considerada como critério competitivo.
Ser melhor que a concorrência nos aspectos da qualidade que o cliente considera importantes.
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Oito dimensões da qualidade
Desempenho Características Confiabilidade Conformidade Durabilidade Manutenibilidade Estética Qualidade percebida
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Planejamento e controle da qualidade
Controlar ou não O que controlar (será controlado o produto ou o processo?) O que controlar (que características do produto ou processo serão controladas?) Como controlar Quem deve controlar Quando controlar
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Papéis de cada elo na cadeia
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FMECA
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Autocontrole O funcionário deve saber o que deve ser feito, o que se espera do seu trabalho - devem existir procedimentos explícitos, claros, à prova de má-interpretação e, quando aplicável, estar disponíveis no posto de trabalho; O funcionário deve saber o que (e como) o trabalho está sendo feito - instrumentos de verificação ou outras formas de permitir que o funcionário avalie continuamente o resultado do seu trabalho deverão ser providos e estar presentes; O funcionário deverá saber que conduta seguir no caso de constatar que o resultado do trabalho executado não corresponde ao que é dele esperado – receber feedback, ter acesso e domínio de mecanismos que permitam que mude a forma como está fazendo e corrija as discrepâncias verificadas.
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As 7 ferramentas da qualidade – diagrama de processo
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As 7 ferramentas da qualidade – diagrama de processo
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As 7 ferramentas da qualidade: Pareto
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As 7 ferramentas da qualidade – Pareto
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As 7 ferramentas da qualidade – diagrama causa – efeito (Ishikawa)
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As 7 ferramentas da qualidade – diagrama de correlação
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As 7 ferramentas da qualidade – diagrama de correlação
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As 7 ferramentas da qualidade – diagrama de correlação
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As 7 ferramentas da qualidade – diagrama de correlação
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As 7 ferramentas da qualidade: histograma
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As 7 ferramentas da qualidade – histograma
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As 7 ferramentas da qualidade – cartas de controle de processo
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Melhoramento
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Benchmarking interno Unidade 1 Unidade 2 Unidade 3 Unidade 4 Unidade 5
Giro de estoques Tempo de entrega Pedido completo Rastreabilidade Imdicador n Função Logística Confiabilidade 16 11 24 8,5 4 4d 6d 3d 5d 98% 92% 89% 95% 97% 91% 88% 100% Excelente Boa Pobre Muito boa A B C D E Benchmark interno (desempenho Classe Empresa) Pior desempenho comparativo interno
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Benchmarking competitivo
Unidade 1 Unidade 2 Unidade 3 Unidade 4 Unidade 5 Giro de estoques Tempo de entrega Pedido completo Rastreabilidade Imdicador n Função Logística Confiabilidade 16 11 24 8,5 4 4d 6d 3d 5d 98% 92% 89% 95% 97% 91% 88% 100% Excelente Boa Pobre Muito boa A B C D E Benchmark interno (desempenho Classe Empresa) Pior desempenho comparativo interno externo (desempenho Classe Mundial) Concorrente 1 Concorrente 2 28 94% F 14 7d 99% G
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