Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouDiego Barroso Carvalhal Alterado mais de 9 anos atrás
1
Empreendedorismo ________________________________________
MERCADO e MARKETING
2
Empreendedorismo ________________________________________
MERCADO É a relação entre a oferta – pessoas ou empresas que desejam vender bens e serviços , e a procura – pessoas que querem comprar bens e serviços. O mercado é composto pelo seguinte: Mercado consumidor Mercado concorrente Mercado fornecedor
3
Empreendedorismo ________________________________________
Mercado consumidor É o conjunto de pessoas ou organizações que, para satisfazer as suas necessidades, procura bens e serviços que uma empresa (ou pessoa) vende. Para que se tenha sucesso no negócio, a determinação do mercado alvo é de extrema importância no desenvolvimento do negócio
4
Empreendedorismo ________________________________________
O mercado é considerado uma das mais importantes seções do PN – e também a mais difícil A estratégia de negócio depende de como a empresa abordará seu mercado consumidor Diferenciar da concorrência e agregar maior valor, inovação e criatividade
5
Empreendedorismo ________________________________________
Definir: - tamanho do mercado, - características e forma de ocupação do mercado - são pessoas físicas ou jurídicas - identificar o que leva as pessoas a comprar (preço, prazo, qualidade...) - como o mercado pode ser segmentado: * nível econômico ou que fatores * tipo de negócio * localização geográfica * fatores culturais...
6
Empreendedorismo ________________________________________
- O setor possui sazonalidade - Concorrentes - identificar os mais importantes - Consultar bancos de dados - Consultar censos - Publicações especializadas - Associações de classe - Órgãos do governo federal, estadual - Internet...
7
Empreendedorismo ________________________________________
Mercado Concorrente - È composto pelas pessoas ou empresas que oferecem mercadorias ou serviços iguais ou semelhantes `aqueles que serão colocados no mercado consumidor pelo empreendedor Mercado Fornecedor - Consiste no conjunto de pessoas ou organizações que abastece a empresa de matérias primas, equipamentos, mercadorias e outros materiais necessários ao seu funcionamento
8
Empreendedorismo ________________________________________
Plano de Marketing - Quais a s estratégias de comunicação para divulgação (rádio, tv, jornal internet, mala direta, telemarketing, faixas, carros de som...) - Canais de distribuição que pretende usar: * vendedores internos ou externos * representantes * franquias * internet * atacado, varejo, parcerias...
9
Empreendedorismo ________________________________________
- Definir uma marca: * marca bem trabalhada – sucesso do produto * associar a qualidade, credibilidade... *facilidade de pronúncia e de memorização, fácil lembrança e associação com o produto - Como é a forma de vender e de distribuir - Comportamento do cliente: * marca, preço, garantia, atendimento... - Estratégia de posicionamento/imagem
Apresentações semelhantes
© 2025 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.