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Educação Corporativa Professora: Zeila Susan Keli Silva – Fevereiro /Março/Abril 2010.

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1 Educação Corporativa Professora: Zeila Susan Keli Silva – Fevereiro /Março/Abril 2010

2 Educação Corporativa O papel das organizações no aprendizado de seus funcionários está se ampliando cada vez mais. A responsabilidade da organização no gerenciamento do conhecimento não significa um paradoxo em relação à iniciativa das pessoas para o seu autodesenvolvimento. As pessoas estão preocupadas com o futuro e ele está na educação.

3 Educação Corporativa A partir da década de 1990, as ações de T&D começaram a deslocar-se da esfera restrita da antiga área de recursos humanos, mais preocupada em promover treinamentos específicos para desenvolver habilidades dos empregados e passaram a permear toda a organização sob o nome de Educação Corporativa. A educação corporativa trata de incentivar a aprendizagem contínua para desenvolver atitudes, formas de pensamento e hábitos, competências e uma visão de negócio, que possam dotar as pessoas de ferramentas mentais que aperfeiçoem seu trabalho.

4 Educação Corporativa O gerenciamento do conhecimento procura alinhar a educação das pessoas aos objetivos estratégicos do negócio. Aumentar a produção em 30% até o final do 1º semestre do ano. Abrir 3 novos mercados até dezembro de 2010. Desenvolver projeto de Responsabilidade Social até Novembro de 2010. Resultados esperados de acordo com o plano estratégico Educação das pessoas para conseguir o atingimento dos objetivos organizacionais

5 Paralelo entre T&D e Educação Corporativa
T&D - Antes EDUCAÇÃO CORPORATIVA Voltada ao treinamento de pessoas. Contabilização de horas de treinamento por funcionário/ano. Voltada ao negócio via processos educacionais contínuos. Voltada aos funcionários das organizações. Voltada para toda a cadeia de produção: funcionários, fornecedores, clientes, comunidade de interesses. Centro de custos. Centros de resultados/unidade de negócios. Enfoque mais burocrático. Enfoque mais competitivo. Cultura organizacional não impacta sua atividade. Cultura organizacional é ponto de partida do projeto e é trabalhada pelo projeto.

6 T&D - Antes EDUCAÇÃO CORPORATIVA
Locais tradicionais de realização O “locus” do processo da aprendizagem foi deslocado para onde melhor atender às necessidades e às expectativas dos clientes da Universidade. Validação burocrática. Validação do conteúdo, do facilitador e dos alunos é parte integrante do processo de aprendizagem. Facilitadores e instrutores externos. Conta também com facilitadores e instrutores escolhidos entre os funcionários da organização. Tecnologia ditada pelo facilitador. Utilização de recursos tecnológicos disponíveis no mercado, mas a tecnologia é entendida apenas como um item do processo de aprendizagem. Quadro 1 – Adaptado de: T&D “antes” e “depois” da introdução dos conceitos de Educação Corporativa e Universidade Corporativa. Fonte: NAJJAR, Eduardo Rienzo, 2001.

7 Fontes consultadas CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de pessoas: e o novo papel dos recursos humanos nas organizações. 2 ed. Rio de Janeiro: Elsevier, p. NAJJAR, Eduardo Rienzo. Universidade Corporativa. In: BOOG, Gustavo G. (Coord.). Manual de treinamento e desenvolvimento: um guia de operações. São Paulo: Makron Books, 2001, 284 p.


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