Bacharelado em Ciências Matemáticas e da Terra

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Apresentação em tema: "Bacharelado em Ciências Matemáticas e da Terra"— Transcrição da apresentação:

1 Bacharelado em Ciências Matemáticas e da Terra
Objetivo: formar pessoas com competências técnicas e pessoais que contribuam para a construção de uma sociedade mais desenvolvida e socialmente mais eqüânime e com condições de inserção no mundo pessoal e profissional mais adequadas a um mundo em rápida transformação Curso com perfil multidisciplinar na área de ciências exatas, matemáticas e da terra (tecnologia?) Unidades participantes: Instituto de Física Instituto de Geociências Instituto de Matemática Instituto de Química Observatório do Valongo fev2008, mfb, if-ufrj

2 Legislação: parecer CNE/CES 02/2007
Bacharelado em Ciências Matemáticas e da Terra Legislação: parecer CNE/CES 02/2007 cursos de bacharelado com 2400 horas, podendo ter duração de 3 anos ou 4 anos Como implementar na UFRJ: resolução em discussão do CONSUNI relativo a cursos interunidades e intercentros; dentro do projeto de reestruturação da UFRJ, também Relações Internacionais e Bacharelado – Xerém Curso / habilitações propostas hoje: Ciências Matemáticas e da Terra Ciências Matemáticas e da Terra: habilitação Analista de Suporte à Decisão habilitação Ciências Físico-Matemáticas habilitação Sensoriamento Remoto habilitação Econofísica Propostas novas serão bem recebidas e podem ser feitas a qualquer momento

3 Estrutura Ingresso: vestibular 2009
Bacharelado em Ciências Matemáticas e da Terra Estrutura Ingresso: vestibular 2009 145 vagas cedidas por cursos do CCMN + 15 vagas novas aumento gradual a partir de avaliações periódicas 4 períodos: disciplinas do núcleo comum conteúdos básicos de física, matemática, biologia, química, geociências e astronomia 2 últimos períodos: livre escolha definição pelo aluno, com apoio de orientação acadêmica, da trajetória pessoal Conclusão: 2400 horas ou outra habilitação ou outro curso do CCMN escolha de habilitação a partir do terceiro período, se desejado critérios: número de créditos obtidos, CRA, tempo de permanência mudança de curso a partir do quarto período, vagas remanescentes das atuais critérios: número de créditos obtidos, CRA, tempo de permanência

4 Bacharelado em Ciências Matemáticas e da Terra
Vagas no CCMN – 2009 e 2007 Grupo 2 no Concurso Vestibular 2009  **  07 ASTRONOMIA MT 1 20 10 30 FÍSICA ou FÍSICA MÉDICA 40 50 90 LICENCIATURA EM FÍSICA N 2 GEOLOGIA CIÊNCIAS ATUARIAIS OU ESTATÍSTICA MATEMÁTICA - BACHARELADO ou LICENCIATURA 60 MATEMÁTICA APLICADA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO METEOROLOGIA 25 5 QUÍMICA COM ATRIBUIÇÃO TECNOLÓGICA LICENCIATURA EM QUÍMICA SUBTOTAIS 535 135 670 Grupo 4 no Concurso Vestibular GEOGRAFIA – BACHARELADO E LICENCIATURA 35 45 80 BACHAR. EM CIÊNCIAS MATEMÁTICAS E DA TERRA 160 TOTAIS 775 145 760

5 Distribuição da carga horária do curso
Bacharelado em Ciências Matemáticas e da Terra Distribuição da carga horária do curso disciplinas obrigatórias do núcleo comum 870 horas 15 disciplinas disciplinas optativas (eletivas de escolha restrita) 540 horas 9 disciplinas requisito curricular complementar obrigatório 40 horas requisito curricular complementar optativo 120 horas disciplinas de livre escolha (mínimo) 950 horas 16 disciplinas total (mínimo) 2400 horas 40 disciplinas

6 Núcleo comum – disciplinas obrigatórias
Bacharelado em Ciências Matemáticas e da Terra Núcleo comum – disciplinas obrigatórias base comum em Matemática horas: Introdução ao Cálculo A (45 horas) Introdução ao Cálculo B Cálculo Diferencial e Integral 1 (90 horas) Cálculo Diferencial e Integral 2 (60 horas) Cálculo Diferencial e Integral 3 base comum em Física horas: Introdução à Física A (60 horas) Introdução à Física B Física 1 (90 horas) Física Experimental 1 (30 horas) Física 3 base comum em Ciências da Computação - 60 horas: Computação 1 (60 horas) base comum em Formação em Ciências horas: Tópicos Gerais em Ciências da Terra (90 horas) Inovações Tecnológicas, Científicas e Artísticas 1 (30 horas) Inovações Tecnológicas, Científicas e Artísticas 2 Inovações Tecnológicas, Científicas e Artísticas 3

7 Núcleo comum – disciplinas eletivas
Bacharelado em Ciências Matemáticas e da Terra Núcleo comum – disciplinas eletivas Grupo 0 Cálculo Vetorial e Geometria Analítica (60 horas) Fundamentos da Computação Digital Metodologia Científica (90 horas) Estudo Dirigido 1 Estudo Dirigido 2 Grupo 1 (300 horas) Geologia Geral (92 horas) Meteorologia Geral (90 horas) Introdução à Astronomia Moderna (60 horas) Sociedade e Natureza Biologia Geral 1 (75 horas) Origem da Vida (30 horas) Genética Básica e Biologia Molecular Diversidade dos Seres Vivos Química Geral Estrutural Química Geral 1 Química Geral 2 Química Ambiental

8 Núcleo comum – disciplinas eletivas
Bacharelado em Ciências Matemáticas e da Terra Núcleo comum – disciplinas eletivas Grupo 2 (180 horas) Física 2 (90 horas) Física Básica 2A (60 horas) Física Básica 2B Física 4 Física Básica 4A Física Básica 4B Física Moderna 1 (75 horas) Álgebra Linear 2 Cálculo Diferencial e Integral 4 Álgebra 1 Análise 1 Probabilidade e Estatística Equações Diferenciais Cálculo Numérico Computação 2 Grupo 3 (60 horas) + Requisito Curricular Complementar (40 horas) Oficina de Trabalho de Pesquisa 1, 2, 3 (60 horas) Oficina de Trabalho de Extensão 1, 2, 3 Oficina de Trabalho de Ensino 1, 2, 3

9 Bacharelado em Ciências Matemáticas e da Terra
Período 1 Caráter Disciplinas CH CH-T CH-P Modal. obrigatória Cálculo Diferencial e Integral 1 90 pres. Introdução ao Cálculo A 45 15 30 semipr. Introdução ao Cálculo B Computação 1 60 Introdução à Física A Introdução à Física B Tóp. Ger. em Ciências da Terra Inovações Tecn, Cient e Art 1 Totais 480 345 135 Período 2 Caráter Disciplinas CH CH-T CH-P Modal. obrigatória Cálculo Diferencial e Integral 2 60 pres. Física 1 90 30 Física Experimental 1 Inovações Tecn, Cient e Art 2 optativa Optativa do Grupo 1 45 15 Optativa do Grupo 2 pr/s-pr Totais 330 240

10 Bacharelado em Ciências Matemáticas e da Terra
Período 3 Caráter Disciplinas CH CH-T CH-P Modal. obrigatória Cálculo Diferencial e Integral 3 60 pres. Inovações Tecn, Cient e Art 3 30 optativa Optativa do Grupo 1 45 15 Optativa do Grupo 2 pr/s-pr livre esc. Livre Escolha Totais 330 285 Período 4 Caráter Disciplinas CH CH-T CH-P Modal. obrigatória Física 3 90 60 30 pres. optativa Optativa do Grupo 1 45 15 Optatiiva do Grupo 1 Optativa do Grupo 2 pr/s-p Optativa do Grupo 3 livre esc. Livre Escolha Totais 390 270 120

11 Bacharelado em Ciências Matemáticas e da Terra
Período 5 CH CH-T CH-P carga horária - disc. obrigatórias carga horária - disc. optativas carga horária – disc. livre escolha 490 carga horária semestral Período 6 CH CH-T CH-P carga horária - disc. obrigatórias carga horária - disc. optativas carga horária – disc. livre escolha 380 requisito curricular complementar 40 carga horária semestral 420

12 Bacharelado em Ciências Matemáticas e da Terra: Habilitação Ciências Físico-Matemáticas
Preliminares: M.A.Moreira, RBEF 22 (2000) 94 - Ensino de Física no Brasil: Retrospectiva e Perspectivas “Para o ensino de graduação, as Diretrizes Curriculares, recentemen te elaboradas pela Comissão de Especialistas em Ensino de Física da SESU/MEC1, após ampla discussão com a comunidade, (...) são claras no sentido de que: 1. A formação em Física, na sociedade contemporânea, deve se caracterizar pela flexibilidade do currículo de modo a oferecer alternativas aos egressos. 2. O físico, seja qual for sua área de atuação, deve ser um prossional que, apoiado em conhecimentos sólidos e atualizados em Física, deve ser capaz de abordar e tratar problemas novos e tradicionais e deve estar sempre preocupado em buscar novas formas do saber científico ou tecnológico. Em todas suas atividades, a atitude de investigação deve estar sempre presente, embora associada a diferentes formas e objetivos de trabalho. 3. Dentro deste perfil geral, pode-se distinguir perfis específicos que podem ser tomados como referenciais para o delineamento de perfis desejáveis dos formandos em Física: - Físico-bacharel: ocupar-se-á preferencialmente da pesquisa básica ou aplicada em universidades ou centros de pesquisa. - Físico-educador: dedicar-se-á, preferentemente, à formação e à disseminação do saber científico no ensino formal ou através de novas formas de educação científica. - Físico-tecnólogo: destinar-se-á, predominantemente, ao desenvolvimento de equipamentos e processos, trabalhando, em geral, de forma associada a engenheiros e outros prossionais. - Físico-interdisciplinar: utilizar-se-á, prioritariamente, do intrumental teórico e/ou experimental da Física em conexão com outras áreas do saber.

13 Núcleo comum + obrigatórias
Bacharelado em Ciências Matemáticas e da Terra: Habilitação Ciências Físico-Matemáticas Núcleo comum + obrigatórias Cálculo 4 ou Métodos da Física Teórica Física 2, Física 4 Física Experimental 2, 3, 4 Probabilidade e Estatística Equações Diferenciais Álgebra 1 Álgebra Linear 2 Análise 1 Mecânica Clássica 1 e 2 Mecânica Quântica 1 Experimentos em Física Moderna Trabalho de fim de curso: ???

14 O que cabe ao Instituto de Física
Bacharelado em Ciências Matemáticas e da Terra O que cabe ao Instituto de Física aprovar a participação no curso; confirmar a cessão das vagas do bacharelado (50); aprovar o aumento de vagas do CCMN (15); aprovar as habilitações propostas do Instituto (Ciências Físico-Matemática e Econofísica, no momento); criar disciplinas novas: Introdução à Física A e B aprovar a presença de disciplinas na grade obrigatória do curso: Física 1, Física 3 e Física Experimental 1 criar disciplinas comuns: Inovações 1, 2 e 3, Oficinas de Ensino, Pesquisa e Extensão 1, 2 e 3 aprovar a presença de disciplinas optativas (Física 2, Física Experimental 2, 3 e 4, Física 4, Física Básica 2A/2B/4A/4B, Física Moderna 1) e de livre escolha entre outros... fim


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