A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

NOTÍCIA: É a divulgação oportuna dos fatos e idéias de interesse para a humanidade e a melhor notícia é a que interessa ao maior número de pessoas;

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "NOTÍCIA: É a divulgação oportuna dos fatos e idéias de interesse para a humanidade e a melhor notícia é a que interessa ao maior número de pessoas;"— Transcrição da apresentação:

1 NOTÍCIA: É a divulgação oportuna dos fatos e idéias de interesse para a humanidade e a melhor notícia é a que interessa ao maior número de pessoas; É o novo interessante; É a matéria prima das atividades jornalísticas e dos meios de comunicação social. Radiojornalismo – Prof. Me. Mariângela Torrescasana – Unochapecó

2 NOTÍCIA JORNALÍSTICA Informação atual, verdadeira, carregada de interesse humano e capaz de despertar a atenção e a curiosidade de grande número de pessoas. Radiojornalismo – Prof. Me. Mariângela Torrescasana – Unochapecó

3 Notícia Elementos da notícia: 3Q + O + C = NA
Quem? Quê? Quando? Onde? Por quê? Como? Clóvis Paiva acrescenta à fórmula: 3C + V Clareza + Correção + Concisão + vibração Radiojornalismo – Prof. Me. Mariângela Torrescasana – Unochapecó

4 Tipologia da notícia Notícia estrita Notícia com citações, “com voz”
Notícia com entrevista Radiojornalismo – Prof. Me. Mariângela Torrescasana – Unochapecó

5 Atributo da notícia Atualidade Veracidade Interesse humano
Raio de influência Curiosidade Proximidade Radiojornalismo – Prof. Me. Mariângela Torrescasana – Unochapecó

6 Noticiário Síntese noticiosa
síntese dos principais fatos ocorridos. Privilégio do texto curto e direto, destacando o acontecimento mais importante ao final do noticiário. Duração; entre cinco e dez minutos

7 TÉCNICA - REDAÇÃO  Texto Corrido: texto tradicional, lido por um único locutor; um período segue-se ao outro; forma adotada na maioria dos textos, especialmente notas para síntese noticiosa

8 Principais convenções
Texto manchetado: informações distribuídas em períodos, lembrando as manchetes da imprensa. Apresentação por dois locutores e, em geral, com um fundo musical marcando o ritmo da leitura; forma mais usada nos radiojornais. Radiojornalismo – Prof. Me. Mariângela Torrescasana – Unochapecó

9 Principais convenções
Barras / // - Não são usadas barras no texto manchetado Caixa Alta - Algumas emissoras usam todo o texto datilografado em caixa alta. Mudança de linha ou de lauda: nunca separe sílabas, nomes próprios ao final de uma linha. Não deixe uma frase continuar de uma lauda para outra.

10 Principais convenções
Interpretação : O texto manchetado presta-se perfeitamente à interpretação do fato. Para tanto, o redator deve situar o ouvinte em um nível histórico, geográfico e social.

11 Principais convenções
Ritmo Marque o ritmo com reticências, dois pontos, travessões, pontos de interrogação e exclamação. Os pontos de interrogação e exclamação são grafados à espanhola, para garantir a entonação correta. Ex: ? Será que a promessa vai ser cumprida?

12 RECURSOS DE REDAÇÃO Desdobramento: Conjunto cargo-nome da pessoa.
Declarações: 3 formas básicas: Afirmação + Expressão que Introduz a Fonte Nunca tantos deveram tanto a tão poucos. / Assim, o presidente do Sinduscon, Fulano de Tal, definiu o papel do sindicato nas negociações com a classe patronal. //

13 RECURSOS DE REDAÇÃO Informação + Expressão + Afirmação
O presidente do sinduscon elogiou o desempenho do sindicato nas negociações com a classe patronal./ Segundo Fulano de Tal, nunca tantos deveram tanto a tão poucos. //

14 RECURSOS DE REDAÇÃO Fonte + Verbo + Afirmação
O presidente do Sinduscon, ao analisar a atuação do sindicato, afirmou que nunca tantos deveram tanto a tão poucos. / Fulano de Tal discursou na Câmara de Negócios, onde lamentou a posição dos empresários locais. //

15 RECURSOS DE REDAÇÃO Abreviaturas
Aliterações - Seqüência de palavras iniciadas pela mesma letra ou sílaba. Ex: o partido político do prefeito de Ponta Porã Cacofonia - evitam-se expressões como: buscar alho, marca gol, nunca gostou, por cada

16 RECURSOS DE REDAÇÃO Conjunções
As conjunções pois e porém devem ser evitadas por ser pouco coloquiais e nada eufônicas. Já mas pode ser confundida com o adjetivo más.

17 RECURSOS DE REDAÇÃO Expressões que diminuem o impacto da notícia
Expressões que envelhecem o fato ou não trazem nada de novo devem ser evitadas. Ontem permanecer Manter continuar

18 RECURSOS DE REDAÇÃO Ordem direta: Sujeito + Verbo + Complemento
Voz ativa Clareza: não misture idéias Tempo verbal: preferência ao presente. Use o passado se isso contribuir com a clareza. Futuro composto ou com verbos no presente.

19 RECURSOS DE REDAÇÃO Verbos de Elocução
São os verbos que expressam o ato de falar. Os básicos são dizer e afirmar. O verbo falar não deve ser usado. É de praxe se considerar que, em rádio, o mínimo que uma pessoa pode fazer é falar.

20 RECURSOS DE REDAÇÃO Use o Singular e evite texto telegráfico: use o artigo Impacto: 1ª frase deve causar impacto Procedência: opcional Fontes: Cargo + nome da pessoa Instituição como fonte: em levantamentos, pesquisas e dados estatísticos a fonte é a instituição.

21 RECURSOS DE REDAÇÃO Cargos de políticos: cargo + partido + nome da pessoa OBS: Senadores e deputados: O senador do P-V de São Paulo, MAURO DOS SANTOS, disse .... Deputados: O deputado federal do P-P-B de Caxias do Sul, Alvaro Rezende, comentou ...

22 RECURSOS DE REDAÇÃO Siglas: somente as mais comuns não precisam aparecer por extenso. Datas: meses por extenso com os números obedecendo à regra dos cardinais.

23 RECURSOS DE REDAÇÃO Números:
Cardinais: de zero a nove, grafados por extenso. Exceção: onze, vinte e dois, cem, mil, um milhão, Ordinais: sempre por extenso; OBS: números que variam em gênero e o substantivo estiver no feminino, devem ser grafados por extenso. Ex: duzentas pessoas

24 RECURSOS DE REDAÇÃO Horários: forma coloquial. Não usar abreviações. Ex: duas da tarde, ao meio dia. Hora certa, ao vivo: Da hora cheia aos 35 minutos: uma hora e 35 minutos ou uma e 35. Não use: faltam 25 minutos para as duas Após os 35 minutos: 24 minutos para as duas horas, 24 para as duas da tarde. Não use: faltam 24 minutos para as duas da tarde ou uma hora e 36 minutos.

25 RECURSOS DE REDAÇÃO Telefones: por extenso ou em arábico com espaçamento: cinco-nove-dois, quatro-três, três-oito ou 593 – 43 – 38 Dinheiro: sempre por extenso: dois mil e 200 reais e não: R$ 2.200,00 Frações, pesos e medidas: sempre por extenso

26 RECURSOS DE REDAÇÃO Unidades estrangeiras: horários, moedas e unidades de medidas devem aparecer ao lado de seus correspondentes brasileiros. Números com vírgula e percentuais: por extenso. Ex: 27 vírgula cinco por cento


Carregar ppt "NOTÍCIA: É a divulgação oportuna dos fatos e idéias de interesse para a humanidade e a melhor notícia é a que interessa ao maior número de pessoas;"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google