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SUPERVISÃO Prof. Adrean Scremin Quinto. Definição  Ato ou efeito de supervisar. / Visão superior (AURÉLIO, 2013).

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1 SUPERVISÃO Prof. Adrean Scremin Quinto

2 Definição  Ato ou efeito de supervisar. / Visão superior (AURÉLIO, 2013).

3 Definição Histórica Voltada exclusivamente para fiscalização; Policiamento visando fins lucrativos; Obtenção de maior produtividade; Assegurava o cumprimento das ordens, detecção de falhas e aplicação de sanções.

4 Definição Histórica

5 Definição Processual  É um processo educativo e contínuo, que consiste em motivar e orientar os supervisionados na execução das atividades com base em normas, a fim de manter elevada a qualidade do serviço prestado.

6 Definição Processual  Liderança: é a arte de comandar pessoas, atraindo seguidores e influenciando de forma positiva* mentalidades e comportamentos.

7 Definição Processual  Processo dinâmico e democrático de integração e coordenação dos recursos humanos e materiais.

8 Definição Processual  Estrutura organizada, visando alcançar objetivos definidos em um programa de trabalho, mediante o desenvolvimento pessoal.

9 Definição Processual O papel do supervisor mudou para orientador e facilitador no ambiente de trabalho. Os problemas diagnosticados servem de subsídios para o planejamento visando sempre a melhoria e ao crescimento do pessoal. O prestígio e a autoridade do supervisor são legitimados quando vem dos subordinados, tendo por base o respeito, a postura profissional e a competência.

10 Definição Processual

11 Instrumentos de Supervisão  Técnicas: observação direta, análise de registros, entrevista, reuniões, discussão em grupos, demonstração, orientação, estudo de caso, dinâmica de grupos, análise de situação pelo método científico, etc.  Instrumentos: prontuário do paciente, a prescrição de enfermagem, o plano de supervisão, o cronograma, o roteiro, o manual de serviço juntamente com as normas, procedimentos e rotinas, plano de desenvolvimento do funcionário e outros.

12 Etapas da Supervisão  Planejamento: 1. Plano; 2. Rotina; 3. Cronograma.

13 Execução  Ter sensibilidade e respeito pelos valores e crenças do grupo de trabalho; percepção; cognição (sobre si mesmo e sobre o mundo).  Capacidade de integrar pessoas.  Prevenir que situações do trabalho não seja desmotivador para as pessoas.  Saber orientar quanto a inadequação de comportamento do ambiente social e ambiente de trabalho.

14 Eficácia  Manutenção de um nível elevado na qualidade da assistência.  Manutenção da satisfação do cliente.  Reconhecimento da qualidade da assistência prestada.  Adequação dos programas elaborados pelo serviço.


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