Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouArmando Chaves Damásio Alterado mais de 8 anos atrás
1
SUPERVISÃO Prof. Adrean Scremin Quinto
2
Definição Ato ou efeito de supervisar. / Visão superior (AURÉLIO, 2013).
3
Definição Histórica Voltada exclusivamente para fiscalização; Policiamento visando fins lucrativos; Obtenção de maior produtividade; Assegurava o cumprimento das ordens, detecção de falhas e aplicação de sanções.
4
Definição Histórica
5
Definição Processual É um processo educativo e contínuo, que consiste em motivar e orientar os supervisionados na execução das atividades com base em normas, a fim de manter elevada a qualidade do serviço prestado.
6
Definição Processual Liderança: é a arte de comandar pessoas, atraindo seguidores e influenciando de forma positiva* mentalidades e comportamentos.
7
Definição Processual Processo dinâmico e democrático de integração e coordenação dos recursos humanos e materiais.
8
Definição Processual Estrutura organizada, visando alcançar objetivos definidos em um programa de trabalho, mediante o desenvolvimento pessoal.
9
Definição Processual O papel do supervisor mudou para orientador e facilitador no ambiente de trabalho. Os problemas diagnosticados servem de subsídios para o planejamento visando sempre a melhoria e ao crescimento do pessoal. O prestígio e a autoridade do supervisor são legitimados quando vem dos subordinados, tendo por base o respeito, a postura profissional e a competência.
10
Definição Processual
11
Instrumentos de Supervisão Técnicas: observação direta, análise de registros, entrevista, reuniões, discussão em grupos, demonstração, orientação, estudo de caso, dinâmica de grupos, análise de situação pelo método científico, etc. Instrumentos: prontuário do paciente, a prescrição de enfermagem, o plano de supervisão, o cronograma, o roteiro, o manual de serviço juntamente com as normas, procedimentos e rotinas, plano de desenvolvimento do funcionário e outros.
12
Etapas da Supervisão Planejamento: 1. Plano; 2. Rotina; 3. Cronograma.
13
Execução Ter sensibilidade e respeito pelos valores e crenças do grupo de trabalho; percepção; cognição (sobre si mesmo e sobre o mundo). Capacidade de integrar pessoas. Prevenir que situações do trabalho não seja desmotivador para as pessoas. Saber orientar quanto a inadequação de comportamento do ambiente social e ambiente de trabalho.
14
Eficácia Manutenção de um nível elevado na qualidade da assistência. Manutenção da satisfação do cliente. Reconhecimento da qualidade da assistência prestada. Adequação dos programas elaborados pelo serviço.
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.