A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A REGIONALIZAÇÃO DO TERRITÓRIO BRASILEIRO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A REGIONALIZAÇÃO DO TERRITÓRIO BRASILEIRO"— Transcrição da apresentação:

1 A REGIONALIZAÇÃO DO TERRITÓRIO BRASILEIRO

2 REGIÃO – Uma parte do espaço que tem características em comum com as partes vizinhas.

3 Introdução Um mesmo território pode ser dividido de diferentes formas, para atender a diferentes objetivos.  

4 Mapa do Brasil político

5 Inicialmente vamos refletir sobre os três aspectos abaixo.
§       Mas o que é regionalizar? R: É delimitar áreas, seja de um estado, um país, um continente ou mesmo do mundo. Elas devem reunir características semelhantes. Cada uma dessas áreas é denominada região.

6 §       Por que regionalizar? R: Além de se utilizar a regionalização para descentralizar a administração e, assim, planejar melhor as ações governamentais, também se utiliza a regionalização para coletar dados e realizar estudos sobre determinado território. “Dividir para melhor governar”.

7 §       Que critérios adotar? Os critérios de uma regionalização podem ser naturais, históricos, culturais, políticos, sociais, econômicos ou, ainda, uma composição de vários desses aspectos.

8  Vamos ver as regionalizações usadas no Brasil:
1- Regionalização do IBGE – é a regionalização oficial do Brasil que divide o território em cinco grandes regiões, também chamadas de macrorregiões. Essa regionalização é muito usada nos livros didáticos e em diversas mídias. Critério adotado: os estados foram agrupados de acordo com uma combinação de aspectos naturais, sociais e econômicos.

9 Observe que os limites das regiões coincide com os limites dos estados.

10 A atual divisão regional do nosso país resulta da construção histórica realizada ao longo do tempo, à medida que as pessoas organizaram e reorganizaram o espaço geográfico. Assim, a divisão territorial reflete as necessidades de cada época: novos estados são criados, outros são subdivididos, regiões são criadas e modificadas.

11 2- Regionalização em complexos regionais Também conhecida por regiões geoeconômicas. Essa regionalização proposta em 1967 pelo geógrafo Pedro Pinchas Geiger, considera as características históricas e econômicas, em especial a industrialização associada aos aspectos naturais diferenciadas entre as regiões, sem se ater às delimitações das fronteiras políticas interestaduais.

12 Regionalização em complexos regionais
1) Amazônia, 2) Centro-Sul, 3) Nordeste

13

14 3- Regionalização dividida em quatro regiões
Nem cinco, nem três - “quatro Brasis” – A regionalização sugerida pelo geógrafo Milton Santos pretende registrar a "difusão diferencial do meio técnico-científico- informacional", com a implantação das infra- estruturas e das redes de informação que veiculam a revolução tecnocientífica.

15 A Região Concentrada caracteriza-se pela densidade do sistema de relações que intensifica os fluxos de mercadorias, capitais e informações. O seu núcleo é a metrópole paulista, que desempenha funções de cidade global e reforça o comando sobre o território nacional. A soldagem do Sul ao Sudeste reflete a descentralização industrial recente e a implantação de infra-estruturas técnicas que a sustentam.

16 Essa nova proposta de divisão regional é uma síntese sedutora de um discurso geográfico sobre o Brasil e a globalização.

17 Proposta de divisão

18


Carregar ppt "A REGIONALIZAÇÃO DO TERRITÓRIO BRASILEIRO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google