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a última ceia ? | Século XIII Baixa Idade Média A última ceia

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Apresentação em tema: "a última ceia ? | Século XIII Baixa Idade Média A última ceia"— Transcrição da apresentação:

1 a última ceia ? | Século XIII Baixa Idade Média A última ceia
Frontal do altar pintado sobre madeira Igreja de S. Miguel de Soriguerola (Cerdaña-Gerona). Século XIII. Artista desconhecido A pintura medieval românica ignorava os princípios da perspectiva. As figuras, a mesa e os objectos estão representados como que o autor e o observador se deslocassem no espaço para observar cada elemento da Forma mais favorável. Nasce aqui precisamente o cubismo analítico.

2 a última ceia Ambrogio Bondone Giotto | 1267 - 1337
Renascimento italiano A última ceia. Fresco da Cappella degli Scrovegni , Milão. Mural Óleo sobre tela 191 x116 cm Giotto di Bondone Pintor, Escultor e Arquitecto Florentino. Conhecido como o primeiro artista do renascimento italiano.

3 a última ceia Francisco Henriques | 14?? - 1518 Pintura quinhentista
A última ceia (1508) Museu Nacional de Arte Antiga, Lisboa. Mural Óleo sobre madeira 121 x 89 cm Francisco Henriques Artista holandês da região de Flandres, quinhentista, radicado em Portugal.

4 a última ceia Leonardo da Vinci | 1452 - 1519 Renascimento italiano
A última ceia ( ) Refeitório do Convento de S. Maria delle Grazie, Milão. Mural Óleo sobre tela 191 x116 cm Leonardo da Vinci Artista italiano nascido em Vinci. Composição fundamentada na simetria. os doze apóstolos correspondem aos doze signos do Zodíaco. Leonardo estava convencido de que o homem era composto dos quatro elementos básicos (ou seja: Fogo, Ar, Água e Terra) e poderia ser analisado também a partir dos quatro temperamentos básicos (bilioso, sanguíneo, linfático e nervoso respectivamente), que iriam caracterizar sua personalidade. Assim, ele dividiu os 12 apóstolos da mesma maneira que são divididos os doze signos do Zodíaco: primeiramente em quatro grupos, subdividindo cada um deles em três. Assim, o grupo de 12 pertenceria aos quatro elementos, cada elemento de um grupo básico, subdividido em 3 partes menores, da mesma forma que nós fazemos com o ano solar do Zodíaco, onde dividimos o ano nas quatro estações, cada uma delas com três meses, representando início, meio e fim de cada estação. Dessa forma podemos considerar os apóstolos em quatro grupos de três, ou mesmo individualmente, com suas características pessoais. Observando o Fresco da direita para a esquerda temos o Sol no posto central sendo representado pelo próprio Jesus Cristo, sentado no centro ma mesa e tendo ao lado, 6 apóstolos à direita e 6 apóstolos à esquerda. com 25 anos de intervalo, o mesmo homem posou para as figuras de Jesus e Judas.

5 a última ceia Juan de Juanes | 1510 - 1579 Renascimento espanhol
Museu do Prado, Madrid Óleo sobre tela 191 x116 cm Juan de Juanes Artista espanhol nascido em Valência. Filho do pintor valenciano Vicente Masip. Composição inspirada em Leonardo fundamentada numa simetria.

6 a última ceia Tintoretto, Jacopo | 1518 - 1594 Maneirismo
Igreja S. Giorgio Maggiore, Veneza Óleo sobre tela 568 x 365 cm Jacopo Tintoretto Artista italiano nascido em Veneza. Composição com soluções mais dinâmicas em contraposição com o equilíbrio acentuado do renascimento. O maneirismo é o estilo dos seguidores de Leonardo e Miguel Ângelo. Corpos ondulantes e alongados, arquitectura magnificente, gosto pelo luxo e preciosismo do detalhe. As soluções pictóricas seriam seguidas por El Greco (Domenicos Theotokopoulos, ).

7 a última ceia Paolo Veronese | 1528 - 1588 Maneirismo
Gallerie dell’Accademia, Veneza Óleo sobre tela 555 x 1280 cm Paolo Veronese Artista italiano nascido em Veneza. É considerado grande decorador, com domínio do uso de cores e minuciosidade de detalhes. Um dos episódios mais famosos que cercam a vida desse artista foi sua chamada perante a Inquisição no intuito de prestar esclarecimentos sobre a obra intitulada “A Última Ceia. O trabalho estava pleno de ornamentação e riqueza de detalhes onde na mesma cena, Jesus e seus discípulos misturados com bufões, soldados alemães, servos com nariz sangrando, anões, cachorros e papagaios, entre outras figuras. Questionado sobre quem acreditava estar realmente na Ceia, responde que alguém pode encontrar Cristo e os apóstolos, mas se na cena há espaços vazios, ele pode enriquecê-lo com figuras. A Inquisição prossegue, interrogando se alguém encomendou as figuras de alemães ou bufões na pintura, ao que ele responde: “ Não, senhores, mas eu recebi a encomenda para decorá-la de acordo com meu julgamento. A composição é tão grande que pode ter outras figuras”. Não contente, a Inquisição continua, perguntando se artistas como ele estão acostumados à liberdade na composição, ao que respondeu firmemente: “Eu faço as pinturas que o meu talento permite. “Essa passagem é considerada um dos depoimentos mais honestos e firmes na defesa de um trabalho já vistos na História da Arte. Para solucionar o problema com a Inquisição, não retirou da Última Ceia as figuras consideradas inadequadas. Preferiu mudar o nome do quadro para “Cristo na Casa de Levi“.

8 a última ceia Michelangelo Merisi di Caravaggio | 1573 - 1610 Barroco
A ceia em emaús (1600) National Gallery, Londres Óleo sobre tela (141 x 196 cm) Caravaggio Artista italiano nascido em Caravaggio. Inventor da Natureza Morta. Composição com soluções baseadas na luz através da sua entrada obliquamente, provocando sombras dramáticas e violentas. Os santos são figuras simples do povo mas firmes. É a primeira ceia de Cristo ressuscitado. O Barroco na pintura provoca a construção de formas equilibradas, bem modeladas e cheias de serenidade através do movimento.

9 a última ceia Salvador Dali | 1904 - 1989 Surrealismo
National Gallery of Art, Washington DC Óleo sobre tela 167 x 268 cm Salvador Dali Artista espanhol nascido em Figueras. Composição baseada na perspectiva renascentista e na simetria. Para Dali existe uma cosmografia aritmética baseada no número 12, os signos do Zodíaco. Os doze apóstolos estão inseridos numa figura geométrica de 12 faces pentagonal, contendo ao centro o homem microcósmico, Jesus Cristo.

10 a última ceia Ambra Triolo | século XX Pintura contemporânea
Ambra Triolo italiana radicada no Brasil Formação artística pela Faculdade de Belas Artes Santa Marcelina Ambra Triolo fez uma releitura da última ceia onde Judas é retratado debaixo da mesa, separado dos demais apóstolos e em cores sombrias para enfatizar o seu isolamento. Jesus é de tamanho maior que todos os demais para enfatizar sua grandeza e é dele que parte o alimento. Não há nada sobre a mesa. Não há uma mesa de fato. Ambra esmera-se em reproduzir a realidade nos detalhes do pão e do vinho, com reflexos que demonstram sua técnica mas fica completamente livre para reinventar a Última Ceia. Jesus expressa sua decepção com a traição de Judas e Ambra se preocupa com esse aspecto. "Se até Cristo foi traído, nós então " A última ceia Óleo sobre tela 568 x 365 cm

11 a última ceia Ilídio Salteiro | século XX Pintura contemporânea
Óleo sobre tela 100 x 70 cm 1976 Ilídio Salteiro Artista português natural de Alcobaça, nascido em 1953. Licenciado em Artes Plásticas / Pintura pela ESBAL, é Professor da Universidade Nova de Lisboa.

12 a última ceia Branislav Mihajlovic | século XX Pintura contemporânea
Última Ceia - Óleo e Vários Objectos e Materiais S/Tela - 260x Última Ceia - Óleo e Vários Objectos e Materiais S/Tela - 260x Última Ceia - Óleo e Vários Objectos e Materiais S/Tela - 260x A última ceia Óleo e Vários Objectos e Materiais S/Tela 260x Branislav Mihajlovic Artista jugoslavo, nascido em Belgrado em 1953. Licenciado em Artes Plásticas / Pintura pela ESBA de Belgrado, reside em Cascais.


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