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Beira, 9 de Novembro de 2010 Nuno.santos@wfp.org 82 710 60 00 Apresentação do Cluster da Logística Beira, 9 de Novembro de 2010 Nuno.santos@wfp.org 82.

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1 Beira, 9 de Novembro de 2010 Nuno.santos@wfp.org 82 710 60 00
Apresentação do Cluster da Logística Beira, 9 de Novembro de 2010

2 O Cluster da Logística em Moçambique
Participantes; Principais Objectivos; Desafios na Resposta de Emergência; Principais Actividades; Interacção com outros Clusters, o GM e outros actores 2

3 Participantes Actualmente 25 membros activos – chega a ter 50 participantes nas emergências 13 membros mais activos Outros GAA Africare INGC CAFOD LWF/ACT CARE Mozambique MSF (Belgium and CH.) CEDES Oxfam UK and Intermoon Concern Red Cross Mozambique CUAMM Samaritans Purse IOM Save the Children Moz. IRD UNICEF JAM WFP PSI World Vision World Relief 3

4 Principais Objectivos
Fortalecer a inter-operacionalização e colaboração entre agências para melhor previsão, pontualidade e eficácia da resposta logística, face as necessidades dos beneficiários; O papel do líder/focal do cluster de logística: Apoio logístico aos membros do cluster atravês de esforços comuns de preparação e garantir mecanismos de coopearação eficientes, adequados e consistentes com propósito da activação do cluster; Último recurso: para endereçar as lacunas da capacidade instalada; 4

5 Principais Actividades
FASE DE PREPARAÇÃO: Melhorar a preparação atravês de ’’capacity building’’ planos de contingência, melhoramento da coordenação e priorização, fortalecimento das parcerias entre os actores humanitários, identificar e endereçar as lacunas, engarrafamentos e duplicações; Oferecer aconselhamento operacional, melhores prácticas e assistência pontual/específica; FASE DE EMERGÊNCIA Serviços comuns de Emergência (ex & 2008): Assistência no armazenamento, transporte aéreo, rodoviário e fluvial, gestão da informação e partilha assim como coordenação; Formalizar os mecanismos de coordenação existentes; Desenvolver a manter um plano operacional comun e extensivo a todos actores humanitários; 5

6 Desafios na Resposta de Emergencia:
Onde estão as lacunas na Logística: Quem vai responder para quantos beneficiários, como, quando e onde? Que ítems de alívio são necessários, quantos e onde? Desafios na importação de ítems para alívio? O que necessita de ser transportado, para onde e como? O que precisa de ser armazenado, onde e como? O que precisa ser distribuido, onde e como? Necessidade de padronização dos ítems de alívio; Necessidade de estabelecimento de uma estrutura de desalfandegamento; Necessidade de conhecimento sobre os parceiros, seus recursos, stocks, facilidades de armazenamento, transporte, actividades e pessoal; 6

7 Actividades Específicas
Plano de Prontidão e Capacidade de Resposta do Cluster; Relatório Comun do Stock de Ítens de Alívio; Harmonização de um Pacote de Ítens de Alívio; Padronização de Processos de Desalfandegamento – Acordo coma OCHA; Lista/Plano de Destacamento; Treinamento em Logística (armazenamento, wikhalls) Avaliação da Capacidade de Logística [LCA] – (nova abordagem desde Novembro de 2010); Líder/Focal do Cluster – Oferta de Serviços de Pre-posicionamento para os membros do Cluster (Armazenamento, standby/transporte rápido, apoio aos corredores regionais) 7

8 Padronização dos Ítens de Alívio:
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9 Relatório Comun do Stock de Ítens de Alívio
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10 Cooperação com Outros Clusters e GM;
Padronização/Harmonização de Ítens de Alívio: Articulação conjunta entre os Clusters e as autoridades relevantes para a definição de pacotes/kits padrão [exemplo do que o grupo shelter vem desenvolvendo]; Facultar informação em stocks de alívio e relatório comun de stocks; Padronização/Harmonização de Processos de Desalfandegamento – Acordo Aduaneiro OCHA; Cluster da logística tem estado a articular com o INGC para implementação; Lista de Destacamento – Melhorar a Capacidade de Resposta Identificar e treinar pessoal local em logística; Líder/Focal do Cluster – Oferecer Serviços de Preposicionamento e rápido despacho para os membros do Cluster A nível nacional e sujeito a um modelo recuperação de custos; 10

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