A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O QUE PROVOCA A SENSAÇÃO DE NÓ NA GARGANTA?

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O QUE PROVOCA A SENSAÇÃO DE NÓ NA GARGANTA?"— Transcrição da apresentação:

1 O QUE PROVOCA A SENSAÇÃO DE NÓ NA GARGANTA?

2 Esse aperto no gogó que sentimos de vez em quando é geralmente causado por questões emocionais, como ansiedade, medo e depressão. Ele costuma se manifestar como uma sufocação passageira e pode vir acompanhado de outros sintomas físicos, como dor no peito, taquicardia (palpitações) e transpiração excessiva.

3 Tudo isso é causado pela liberação do hormônio cortisol em nossa corrente sanguínea. O sintoma normalmente é aliviado pelo choro ou pela ingestão de algum alimento líquido ou sólido. Mas existe também uma série de causas físicas associadas ao aperto ou bolo na garganta, como explica o médico Flávio Dantas, professor da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp):

4 “Com o avanço da medicina, foram descobertas várias doenças relacionadas a essa sensação, como a doença do refluxo gastroesofágico, que é o retorno de alimentos do estômago para a garganta”. Segundo o especialista, “a sensação pode estar associada também ao aumento das amígdalas e de órgãos localizados na região, como a tireóide, bem como a distúrbios musculares, como o fechamento precoce de um músculo importante na deglutição, chamado cricofaríngeo”.

5 Por isso, caso você sinta com frequência essa sensação e ela, aparentemente, não esteja ligada a questões emocionais, é aconselhável procurar um médico.

6 Revista Vida Simples, de dezembro de 2005.
Para saber mais... Revista Vida Simples, de dezembro de 2005.


Carregar ppt "O QUE PROVOCA A SENSAÇÃO DE NÓ NA GARGANTA?"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google