A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

DOENÇAS CARDIOVASCULARES

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "DOENÇAS CARDIOVASCULARES"— Transcrição da apresentação:

1 DOENÇAS CARDIOVASCULARES
Ocupam a primeira causa geral de mortalidade. 50% das vítimas morrem antes de chegar ao hospital. PCR (parada cardiorespiratória) é a emergência de clínica mais importante nos dias de hoje. É fundamental saber identificar sinais e sintomas que possam sugerir uma situação de emergência clínica e as medidas a serem tomadas.

2 DOENÇAS CARDIOVASCULARES
Angina de peito Situações de estresse emocional ou esforço físico fazem com que o coração trabalhe mais. Aumento do fluxo sanguíneo pelas artérias coronárias para suprir o músculo cardíaco. ATEROSCLEROSE.

3 DOENÇAS CARDIOVASCULARES
SINAIS E SINTOMAS Dor torácica/mal estar torácica (às vezes, desconforto) desencadeada por esforço físico, estresse e refeição volumosa. A dor pode irradiar-se para os membros superiores, ombros, mandíbula e porção superior do abdome. Raramente ultrapassa de 02 a 05 minutos, desaparecendo com repouso.

4 DOENÇAS CARDIOVASCULARES
ATENDIMENTO PRÉ-HOSPITALAR Confortar e acalmar a vítima. Mantê-lo em repouso em posição confortável. Passar os dados clínicos para o SME e pedir informações e instruções. Se necessário transportá-lo, fazê-lo sem sirene, devagar e monitorando sinais vitais.

5 DOENÇAS CARDIOVASCULARES
IAM (infarto agudo do miocárdio) É definido como a morte do músculo cardíaco, como conseqüência de fluxo sanguíneo inadequado por tempo prolongado. A causa principal do IAM é a aterosclerose das coronárias. A principal complicação do IAM, é a alteração do ritmo cardíaco. Manobras de RCP. O ECG (eletrocardiograma).

6 DOENÇAS CARDIOVASCULARES

7 DOENÇAS CARDIOVASCULARES
SINAIS E SINTOMAS Dor torácica de forte intensidade, com duração de 30 minutos a várias horas. Dispnéia causando inquietação. Náuseas, vômitos e sudorese fria. Alteração do ritmo cardíaco (bradicardia, taquicardia) Na evolução, a vítima desenvolve o choque cardiogênico.

8 DOENÇAS CARDIOVASCULARES

9 DOENÇAS CARDIOVASCULARES
Artéria coronária obstruída Artéria coronária obstruída Área de infarto

10 DOENÇAS CARDIOVASCULARES
ATENDIMENTO PRÉ-HOSPITALAR Assegurar vias aéreas. Tranqüilizar a vítima com abordagem calma e segura Mantê-la confortável, em repouso absoluto. Examinar sinais vitais com freqüência Transporte imediato. Em vítima inconsciente com parada cardiorespiratória, iniciar manobras de RCP (reanimação cardiopulmonar).

11 DOENÇAS CARDIOVASCULARES
Síncope ou desmaio Caracteriza-se por qualquer tipo de perda de consciência de curta duração que não necessita manobras específicas para a recuperação. A causa fundamental da síncope é a diminuição da atividade cerebral.

12 DOENÇAS CARDIOVASCULARES
ATENDIMENTO PRÉ-HOSPITALAR Mantê-lo sentado com a cabeça abaixo do corpo, e se estiver deitado, elevar-lhe os membros inferiores mais ou menos 30 cm. Liberar vestimentas apertadas. Se estiver em local mal ventilado ou ambientes lotados, providenciar a remoção para outro mais apropriado. Informar-se sobre a história da vítima (doenças, medicamentos utilizados).

13 RCP REANIMAÇÃO CARDIOPULMONAR
Reanimação cardiopulmonar é o conjunto de procedimentos na vítima de parada cardiorespiratória, na tentativa de restabelecer a ventilação pulmonar e a circulação sanguínea. Tempo fator crítico (04 minutos) Após PCR, ainda existe oxigênio nos pulmões e corrente sanguínea para manter a vida.

14 RCP BÁSICA Técnica de massagem cardíaca externa e respiração artificial, realizadas por pessoas treinadas. De acordo com o novo protocolo, a freqüência de compressão/ventilação é de 30 compressões torácicas por 02 ventilações,no ciclo de 05 vezes. Se caso necessário, 05 ventilações de resgate.

15 RCP BÁSICA A RCP deve ser iniciada prontamente, desde que a parada cardiopulmonar esteja bem estabelecida por avaliação rápida e eficiente. A RCP deve ser suspendida quando um socorro qualificado assumir, a vítima começar a respirar normalmente e o socorrista ficar exausto.

16 RCP AVANÇADA Procedimentos avançados de controle de vias aéreas; intubação endotraqueal, desfibrilação, medicação intravenosa são responsabilidades médicas.


Carregar ppt "DOENÇAS CARDIOVASCULARES"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google