A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Ensino nº 06 Como Organizar a Pregação - ROTEIRIZAÇÃO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Ensino nº 06 Como Organizar a Pregação - ROTEIRIZAÇÃO"— Transcrição da apresentação:

1

2 Ensino nº 06 Como Organizar a Pregação - ROTEIRIZAÇÃO
Santa Missa Imaginar a Santa Missa que tem um Roteiro a ser seguido e quando bem preparada atinge seus objetivos – todos voltam pra casa satisfeitos.

3 Ensino nº 06 I - CONSIDERAÇÕES O QUE SIGNIFICA ORGANIZAR A PREGAÇÃO ?
Como organizar a pregação - ROTEIRIZAÇÃO I - CONSIDERAÇÕES O QUE SIGNIFICA ORGANIZAR A PREGAÇÃO ? Conhecendo a mensagem e qual objeti- vo a atingir, é preciso: Elaborar um plano; Estabelecer uma estratégia para repas- sar BEM essa mensagem. É preciso elaborar um ROTEIRO DE PREGAÇÃO.

4 Estratégia de Uma Empresa para obter LUCRO$$$$$$$$
Ensino nº 06 Como organizar a pregação - ROTEIRIZAÇÃO Estratégia de Uma Empresa para obter LUCRO$$$$$$$$

5 Ensino nº 06 Mensagem boa porém desorganizada =
Como organizar a pregação - ROTEIRIZAÇÃO Mensagem boa porém desorganizada = SE DESVIRTUA , SE PERDE; Organização da Mensagem = é uma tática para se produzir um bom efeito; Não se pode dar apenas chutes soltos; Não se pode pregar a PALAVRA no improviso; Para se conquistar é necessário boa estratégia.

6 Imagine uma partida de futebol !!!!
Ensino nº 06 Como organizar a pregação - ROTEIRIZAÇÃO Imagine uma partida de futebol !!!!

7 Ensino nº 06 Como organizar a pregação - ROTEIRIZAÇÃO Qual a melhor maneira de se organizar uma pregação ? ESTRATÉGIA EXÓRDIO DESENVOLVIMENTO CONCLUSÃO

8 Ensino nº 06 EXÓRDIO a) INTRODUÇÃO
Como organizar a pregação - ROTEIRIZAÇÃO EXÓRDIO È um corpo único, dividida em 02 partes: a) INTRODUÇÃO OBJETIVOS: Animar o auditório para ouvir a pregação; Captar a atenção de todos; Fazendo com que se sintam privilegiados por estarem ouvindo a mensagem de Deus.

9 Ensino nº 06 EXÓRDIO b) MOTIVAÇÃO INICIAL
Como organizar a pregação - ROTEIRIZAÇÃO EXÓRDIO b) MOTIVAÇÃO INICIAL OBJETIVO: Fazer uma exposição geral do tema. Como se faz ISTO ? Através de uma citação bíblica curta ou enunciado; Com uma idéia abrangente, mas com 03 ideais no máximo, para evitar a dispersão. OBS.: O pregador não se apresenta, exceto se for testemunho pessoal, quem o apresenta é o Ministro de Oração.

10 Ensino nº 06 Acompanhando um Exórdio
Como organizar a pregação - ROTEIRIZAÇÃO Acompanhando um Exórdio

11 Ensino nº 06 Como organizar a pregação - ROTEIRIZAÇÃO Nosso Modelo

12 Ensino nº 06 DESENVOLVIMENTO Como organizar a pregação - ROTEIRIZAÇÃO
É o corpo da pregação, a parte mais longa; As idéias já expostas no exórdio são traba- lhadas uma a uma, buscando repassar o todo; Utilizando-se uma passagem bíblica que fundamentará o que será pregado.

13 Nele deve está inserido 03 atitudes:
Ensino nº 06 Como organizar a pregação - ROTEIRIZAÇÃO DESENVOLVIMENTO Nele deve está inserido 03 atitudes: a) Enunciado: Continuidade da motivação inicial, contendo de for- ma precisa e breve toda a mensagem que quer se dar; b) Argumentação: Explicação do que se deseja, alinhando os argumentos, que confirmam a mensagem: Quais ? Argumentos bíblicos, teológicos, vivenciais, etc. c) Aplicação: Valorização da mensagem, onde se inclui as pessoas que estão acompanhando com exemplos possíveis.

14 Nele deve está inserido 03 atitudes:
Ensino nº 06 Como organizar a pregação - ROTEIRIZAÇÃO DESENVOLVIMENTO Nele deve está inserido 03 atitudes: a) Enunciado: Continuidade da motivação inicial, contendo de for- ma precisa e breve toda a mensagem que quer se dar; b) Argumentação: Explicação do que se deseja, alinhando os argumentos, que confirmam a mensagem: Quais ? Argumentos bíblicos, teológicos, vivenciais, etc. c) Aplicação: Valorização da mensagem, onde se inclui as pessoas que estão acompanhando com exemplos possíveis.

15 Ensino nº 06 Acompanhando um Desenvolvimento
Como organizar a pregação - ROTEIRIZAÇÃO Acompanhando um Desenvolvimento

16 Ensino nº 06 Como organizar a pregação - ROTEIRIZAÇÃO Nosso Modelo

17 Ensino nº 06 CONCLUSÃO Como organizar a pregação - ROTEIRIZAÇÃO
É o fechamento da pregação, com recapitula- ção do que foi repassado e compromissos e atitudes a serem vivenciadas. Nesta reapresenta-se rapidamente de forma lógica o conteúdo e em seguida faz-se os 03 IMPERATIVOS: DESAFIO, EXORTAÇÃO e CHAMAMENTO.

18 Nele deve está inserido 03 atitudes:
Ensino nº 06 Como organizar a pregação - ROTEIRIZAÇÃO CONCLUSÃO Nele deve está inserido 03 atitudes: a) Resumo : Reúne os temas pregados, dando uma visão geral, sendo uma gancho para a IMPERATIVIDADE; b) Imperativo : Exortação final que contém: DESAFIO, CHAMAMENTO, E EXORTAÇÃO, provocando uma atitude nos ouvintes. c) Oração Final: Conduz as pessoas a um compromisso espiritual e pessoal com a vontade de Deus.

19 Ensino nº 06 Acompanhando uma CONCLUSÃO
Como organizar a pregação - ROTEIRIZAÇÃO Acompanhando uma CONCLUSÃO

20 Ensino nº 06 Como organizar a pregação - ROTEIRIZAÇÃO Nosso Modelo

21 Ensino nº 06 Dicas de Roteirização
Como organizar a pregação - ROTEIRIZAÇÃO Dicas de Roteirização Deve-se selecionar 03 versículos bíblicos , conforme a LECTIO DIVINA. De cada versículo extrai-se uma PALAVRA CHAVE; Como já vimos a pregação tem INICIO, MEIO e FIM e um ALVO A SER ACERTADO. Os versículos devem ser trabalhados dentro de uma ordem lógica de RACIOCÍNIO, HARMONIA e COERÊNCIA. As SUB-CHAVES são as idéias da CHAVE PRINCIPAL.

22 Esquema Geral de Roteiro
Ensino nº 06 Como organizar a pregação - ROTEIRIZAÇÃO Esquema Geral de Roteiro

23 IMPORTÂNCIA DO ROTEIRO
Ensino nº 06 Como organizar a pregação - ROTEIRIZAÇÃO QUESTIONAMENTOS E IMPORTÂNCIA DO ROTEIRO Alguns irmãos não fazem o ROTEIRO, porque confiam somente que o Espirito Santo vai falar na hora, ou que o Espirito Santo muda tudo. R – O Espírito Santo não tira do vazio, e não é desordeiro. O que acontece é que o pregador está com muita sede de pregar e vai partilhando muitas informações. RESULTADO – pregação longa, perde-se o conteúdo e o objetivo da mesma.

24 IMPORTÂNCIA DO ROTEIRO
Ensino nº 06 Como organizar a pregação - ROTEIRIZAÇÃO QUESTIONAMENTOS E IMPORTÂNCIA DO ROTEIRO Alguns questionam o uso do ROTEIRO, se o pregador é convidado a ser conduzido pelo Espírito Santo, ser espontâneo e comunicativo. R – De fato, o roteiro não é pra ser lido durante a pregação. Ele é elaborado para ser lido e estudado antes da pregação, pois o Espirito Santo já está agindo neste momento. RESULTADO – pregador perdido ou lendo várias vezes o roteiro, sinal de que não preparou o roteiro e caso tenha preparado não rezou e nem estudo antes como deveria.

25 IMPORTÂNCIA DO ROTEIRO
Ensino nº 06 Como organizar a pregação - ROTEIRIZAÇÃO QUESTIONAMENTOS E IMPORTÂNCIA DO ROTEIRO Um roteiro bem preparado, organizado e estudado é facilmente aplicado dentro do tempo da pregação (10 a 15 minutos) e dentro da vontade de Deus. SUCESSO DE UM BOM ROTEIRO E UMA BOA PREGAÇÃO – Além da Oração, Lectio Divina, bom estado físico e espiritual, etc. Deve-se preparar o ROTEIRO e estudar o mesmo quantas vezes forem necessárias e então obter um bom resultado.

26 Ensino nº 06 Como Organizar a Pregação - ROTEIRIZAÇÃO II - INSPIRAÇÃO

27 Ensino nº 06 II - INSPIRAÇÃO Como organizar a pregação - ROTEIRIZAÇÃO
Também chamada de UNÇÃO; Deve-se recorrer à LECTIO DIVINA e à VIDA DE ORA-ÇÃO, que são graças de Deus para a pregação pois este é um ministério SOBRENATURAL; O pregador é chamado a uma vida interior e a estar atento aos Sopros do Espirito Santo; Porém o pregador não deve anunciar além daquilo que foi preparado, inspirado e rezado.

28 Ensino nº 06 II - INSPIRAÇÃO Como organizar a pregação - ROTEIRIZAÇÃO
a) Fontes Primárias: Sagrada Escritura (Lecctio Divina), Sagrada Tradição, Documentos da Igreja; b) Fontes Auxiliares: Experiência própria, experiência dos irmãos, Ciências Modernas (Antropologia, Psicologia, História, Medicina, Sociologia, Geografia, Botânica, Zoologia), Natureza, Fatos da Vida; c) Meios de acesso às fontes: Inspiração do Espírito Santo Deus age através da nossa natureza (imaginação, criatividade, inteligência); Revelação privada; Recordação do que aprendemos; Livros espirituais; Moção,etc.

29 Ensino nº 06 II - INSPIRAÇÃO Como organizar a pregação - ROTEIRIZAÇÃO
d) Preparação da pregação: estar em sintonia com Deus (oração mental, louvor). 1. Perguntar a Deus o que ele quer que preguemos. 2. Esperar a resposta de Deus. 3. Formas de resposta de Deus: a) através dos dons carismáticos (ciência, profecia, imagens / visualizações) b) Inspirações (idéias que recebemos do Espírito Santo, mas que não é profecia). c) moções (o Espírito Santo nos move, nos impele por meio da nossa natureza, colocando em nós desejo de fazer algo. É parecido com intuição. Na preparação do ensino ele nos impele para textos da Sagrada Escritura, de documentos da Igreja, de diversos livros espirituais, para fatos da vida.

30 Ensino nº 06 II - INSPIRAÇÃO Como organizar a pregação - ROTEIRIZAÇÃO
Recordação: do que sabemos ou lemos: Anotar tudo o que pensamos que pode ser de Deus; Discernir para saber o que é de Deus. Ver se as idéias estão de acordo com a sagrada Escritura, com a Doutrina, a Tradição da Igreja, o Magistério e se vai faze bem a comunidade. Organizar com o Dom da sabedoria o que foi anotado. Dependência total do Espírito Santo de Deus.

31 Ensino nº 06 DEUS NOS ABENÇOE !!!
Como organizar a pregação - ROTEIRIZAÇÃO DEUS NOS ABENÇOE !!!


Carregar ppt "Ensino nº 06 Como Organizar a Pregação - ROTEIRIZAÇÃO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google