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CONDUÇÃO DEFENSIVA E ECO-CONDUÇÃO
Safety Talk Fevereiro 2009
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CONDUÇÃO DEFENSIVA É a forma de conduzir, que permite reconhecer antecipadamente as situações de perigo e prever o que pode acontecer consigo, com seus acompanhantes, com o seu veículo e com os outros utentes da via. A Condução defensiva, é a melhor maneira de conduzir e de se comportar no trânsito, porque ajuda a preservar a vida, a saúde e o meio ambiente.
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CONDUTOR DEFENSIVO Adopta uma posição de condução correcta e regula os elementos de segurança disponíveis. Mantém uma permanente a concentração Previne os efeitos negativos que afectam o Tempo de Reacção
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▫ Exploração perceptiva ▫ Identificação 2. Tratamento da Informação
PROCESSO DECISIONAL: 1. Recolha da informação ▫ Exploração perceptiva ▫ Identificação 2. Tratamento da Informação ▫ Previsão ▫ Decisão 3. Acção motora “VER” PENSAR AGIR Informação Resposta, ex: Travagem
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O Condutor Defensivo deve:
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Agir e não Reagir Prever e Antecipar Equacionar o comportamento dos outros Permanente consciência de que não põe em perigo os outros usuários da via Noção de que a prioridade não é um direito absoluto Ver e Ser Visto Não surpreender e nem ser surpreendido, imobilizando o veículo no espaço livre e visível sem colidir.
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VELOCIDADE E CAMPO VISUAL
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Estar em constante aperfeiçoamento
Usar devidamente os espaços Promover atitudes positivas que resultam geralmente em comportamentos positivos Adequada manutenção da Distância de Segurança
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Forma prática de manter uma distância de segurança:
Manter a Distância de Segurança Ponto de Referência
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O que é uma condução económica?
ECO-CONDUÇÃO É um modo de condução que permite: reduzir o consumo de combustível e as emissões poluentes, proporcionar um maior conforto na condução e aumentar a segurança rodoviária. É uma condução defensiva por excelência.
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Condução Económica visa:
Economia de combustível Redução das emissões de CO2 Redução dos níveis sonoros Redução de custos Aumento do conforto Menor desgaste do motor / veículo Diminuição de custos de manutenção do veículo Aumento da segurança Melhorar a qualidade de vida
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Economizar em segurança
ANTES DE INICIAR A MARCHA: • Garanta a distribuição do peso homogeneamente • Privilegie uma manutenção preventiva em detrimento da correctiva Verificar a pressão dos pneus regularmente e cuidadosamente • Evite cargas no tejadilho ou, se necessário, opte por uma velocidade mais baixa. • Evite cargas desnecessárias.
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Economizar em segurança
DURANTE A CIRCULAÇÃO: • Mantenha uma velocidade de circulação o mais uniforme possível; • Não conduza a velocidades elevadas. • Os limites de velocidade estabelecidos no Código da Estrada correspondem a velocidades que garantem consumos de combustível aceitáveis
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Economizar em Segurança
• Depois do motor ligado inicie a marcha assim que possível • Adapte a caixa de velocidades ao esforço do motor • Opte por mudanças elevadas • Evite rotações elevadas • Evite acelerações e travagens bruscas, mantendo tanto quanto possível rotações uniformes.
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Economizar em Segurança
Desligue o motor durante as paragens prolongadas Optimize a utilização do ar condicionado e do sistema de aquecimento dos vidros Utilize os equipamentos de bordo: essencialmente o conta rotações económetro controlo de velocidade computador de bordo Indicador de alteração de mudança Limitador do acelerador
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Economizar em segurança
• Trave suavemente • Sempre que possível, trave com a caixa de velocidades • Evite efectuar ultrapassagens desnecessárias • Mantenha uma distância de segurança • Conduza sempre em antecipação, tentando prever o que vai acontecer
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Presta um grande contributo para a redução de sinistralidade.
Ao apostar numa Condução Defensiva e económica... A sua condução vai-se tornar mais tranquila, controlada, económica e segura. Presta um grande contributo para a redução de sinistralidade.
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O que diz o Código da Estrada …
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1 – O trânsito de veículos deve fazer-se pelo lado direito
Artigo 13º Posição de marcha 1 – O trânsito de veículos deve fazer-se pelo lado direito da faixa de rodagem (…) Artigo 12º Início de marcha 1 - Os condutores não podem iniciar ou retomar a marcha sem assinalarem com a necessária antecedência a sua intenção (…) Artigo 18º Distância entre veículos 1 – O condutor de um veículo em marcha deve manter entre o seu veículo e o que o precede a distância suficiente para evitar acidentes em caso de súbita paragem ou diminuição da velocidade deste. Artigo 19º Visibilidade reduzida ou insuficiente Para os efeitos deste Código e legislação complementar, considera-se que a visibilidade é reduzida ou insuficiente sempre que o condutor não possa avistar a faixa de rodagem em toda a sua largura numa extensão de, pelo menos, 50 m. Artigo 26º Marcha lenta 1 – Os condutores não devem transitar em marcha cuja lentidão cause embaraço injustificado aos restantes utentes da via.
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