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AULA TÉCNICA 35 2006 INSTRUTOR: SCOPINO. SCOPINO TREINAMENTOS INJEÇÃO ELETRÔNICA SISTEMA: ME 7.3 H4 SISTEMA DE COMBUSTÍVEL.

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1 AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO

2 SCOPINO TREINAMENTOS INJEÇÃO ELETRÔNICA SISTEMA: ME 7.3 H4 SISTEMA DE COMBUSTÍVEL

3 ENVIE SUAS DÚVIDAS À UMEC TEMOS PLANTÃO DE DÚVIDAS AO VIVO COM O INSTRUTOR SCOPINO NO FINAL DESTA AULA.

4 INFORMAÇÕES TÉCNICAS AO ALUNO UMEC GRP NA PÁGINA INICIAL DO SITE UMEC

5 Já tivemos aula com a ATUADORES no sistema de injeção eletrônica ME 7.3 H4. Agora veremos: SISTEMA DE COMBUSTÍVEL ME 7.3 H4

6 DIAGRAMAÇÃO E C U ME 7.3 H4 TEMP. ÁGUA TEMP. AR ROTAÇÃO MAP POSIÇÃO BORBOLETA DETONAÇÃO SENSOR DE OXIGÊNIO INJETORES BOBINA CANISTER CORPO DE BORBOLETA RELÉ BOMBA LÂMPADA DE DIAGNOSE CONECTOR DIAGNOSE RELÉ AR COND. SENSOR DE FASE – VIA SOFTWARE REDE CAN PEDAL ACELERADOR

7 O CIRCUITO

8 O SUBSISTEMA DE COMBUSTÍVEL DEVE MANTER A LINHA DE ALIMENTAÇÃO SEMPRE PRESSURIZADA, E COM UMA VAZÃO SUFICIENTE PARA QUE NÃO FALTE COMBUSTÍVEL EM QUALQUER REGIME OU CARGA EM QUE MOTOR SEJA SOLICITADO.

9 SISTEMA MULTIPONTO

10 TEMOS O TUBO DISTRIBUIDOR (TAMBÉM CHAMADO DE FLAUTA) QUE SERVE DE ELEMENTO FIXADOR E DISTRIBUIDOR DO COMBUSTÍVEL PARA OS 04 INJETORES. NO CASO DOS SISTEMA ME 7.3 H4 SÓ HÁ MANGUEIRA DE ENTRADA DO COMBUSTÍVEL.

11 ALIMENTAÇÃO OS INJETORES SÃO ALIMENTADOS COM 12 VOLTS PELO BORNE 87 DO RELÉ PRINCIPAL E POSSUEM RESISTÊNCIA ENTRE 14 A 15 OHMS. O PULSO DO INJETOR, É UM COMANDO NEGATIVO QUE É CONTROLADO PELA ECU, O CHAMADO TI, TEMPO DE INJEÇÃO.

12 RETURN LESS

13 A LINHA DE 3,5 BAR PRESSÃO É DO TIPO SEM RETORNO, OU SEJA, O REGULADOR DE PRESSÃO ESTÁ DENTRO DO TANQUE DE COMBUSTÍVEL JUNTO À CARCAÇA DA BOMBA. NESTE CASO A PRESSÃO É O TEMPO TODO MANTIDA SEM ALTERAÇÃO.

14 REGULADOR DE PRESSÃO

15 O REGULADOR É COMPOSTO POR UM DIAFRAGMA, UMA VÁLVULA DE VEDAÇÃO, A MOLA E OS DUTOS DE ENTRADA E SAÍDA DO COMBUSTÍVEL. NESTE CASO NÃO HÁ LIGAÇÃO COM A LINHA DE VÁCUO. ESTA COMPENSAÇÃO É EFETUADA PELA ECU EM BAIXAS ROTAÇÕES AUTOMATICAMENTE PELO TI.

16 BOMBA DE COMBUSTÍVEL A ECU ATRAVÉS DO CONECTOR B DO LADO DO MOTOR, ENVIA SINAL NEGATIVO PARA ACIONAR O RELÉ 10. AO SER LIGADA A IGNIÇÃO, A BOMBA É ENERGIZADA POR CERCA DE 5 SEGUNDOS, DESLIGANDO-A CASO NÃO SEJA RECEBIDO O SINAL DE ROTAÇÕES DO MOTOR. ROTAÇÕES ABAIXO DE 228 RPM É CORTADO O RELÉ.

17 INTERRUPTOR INERCIAL

18 SE O POSITIVO PARA A BOMBA VEM DO RELÉ O NEGATIVO ESTÁ LIGADO A MASSA, MAS ANTES PASSA PELO INTERRUPTOR INERCIAL, UM COMPONENTE DE SEGURANÇA QUE EM CASOS DE IMPACTOS ABRE O CIRCUITO E A BOMBA PÁRA DE FUNCIONAR.

19 PRÉ FILTRO JUNTO A CARCAÇA DA BOMBA DE COMBUSTÍVEL, HÁ UMA TELA DE PROTEÇÃO DENOMINADA: PRÉ FILTRO ESTE COMPONENTE FILTRA AS IMPUREZAS MAIORES, ANTES DA SUCÇÃO DA BOMBA. DEVE SER TROCADA A CADA 2 TROCAS DO FILTRO PRINCIPAL.

20 FILTRO ABAIXO DO VEÍCULO FILTRO

21 FAZ A FILTRAGEM DO COMBUSTÍVEL APÓS A PASSAGEM PELA BOMBA E ANTES DE ALIMENTAR OS INJETORES. SEU PAPEL INTERNO FILTRA IMPUREZAS E RETÉM ESTA SUJEIRA. EM VEÍCULOS A ÁLCOOL ESTE ENTUPIMENTO OCORRE MUITO MAIS RÁPIDO.

22 DICA TÉCNICA NA MANUTENÇÃO DO SUBSISTEMA DE COMBUSTÍVEL, É NECESSÁRIA A SUA DESPRESSURIZAÇÃO, JÁ QUE MESMO APÓS DESLIGADO O MOTOR, É MANTIDA A PRESSÃO NO SISTEMA. PARA DESPRESSURIZAR, PODE-SE RETIRAR O FUSÍVEL OU MESMO O CONECTOR DA BOMBA E FUNCIONAR O MOTOR.

23 PERGUNTA A TROCA DE FILTRO DE COMBUSTÍVEL DEVE SER FEITA EM QUAL SITUAÇÃO ?

24 RESPOSTA A RECOMENDAÇÃO É A CADA KM, OU QUANDO A VAZÃO DO SISTEMA ESTÁ ABAIXO DO RECOMENDADO.

25 OBRIGADO PELO ACOMPANHAMENTO DAS AULAS. ATÉ A PRÓXIMA: INJEÇÃO ELETRÔNICA 36 ME 7.3 H AJUSTES E DICAS Instrutor Scopino

26 E AGORA VAMOS AO VIVO AO PLANTÃO DE DÚVIDAS COM O SCOPINO UMEC – UNIVERSIDADE DO MECÂNICO


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