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Campanha Publicitária
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Campanha Publicitária
O que é Quais seus elementos Tema de campanha Definição do tema Abordagem racional ou emocional: do atributo ao benefício Linhas criativas Apelos básicos De onde tirar as ideias
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O que é Conjunto de peças criadas para divulgar um produto ou serviço
Cada material criado a partir da mesma solução criativa é uma peça da campanha
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Por que tudo isso? Várias peças... Várias mídias...
Somatório de esforços Conseguir resultados / impacto CONVENCER O CONSUMIDOR
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Dois grupos Peças de mídia Peças de não-mídia
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Peças de Mídia Veiculadas nos meios de comunicação de massa (mass media / media) ANÚNCIO SPOT COMERCIAL OUTDOOR
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Peças de Não-mídia Não veiculadas na mídia CARTAZ DISPLAYS
FAIXA DE GÔNDOLA SINALIZAÇÃO MALA DIRETA FOLHETOS
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Tipos de Campanha
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CAMPANHA PROMOCIONAL Reforça a imagem de marca de produtos ou serviços
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CAMPANHA INSTITUCIONAL
Visam à imagem da instituição ou empresa-cliente
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CAMPANHA DE VAREJO Campanha de venda de produtos
Pode estar ligada às grandes redes varejistas
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CAMPANHA SOCIAL Pode estar ligadas a Ongs ou governos
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CAMPANHAS POLÍTICAS Promove imagem de marca com objetivos eleitorais
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CAMPANHAS DE MARKETING DIRETO
Campanhas de resposta direta Promove a venda por um instrumento contido na própria peça (cupom)
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Planejamento Criação Veiculação
Criação da Campanha Planejamento Criação Veiculação
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Planejamento CONFEÇÃO DO BRIEFING
Informações sobre o mercado, concorrência, consumidor, produto ou serviço: O que dizer? Para quem? Para que? Em que mídias? Como fazer?
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CRIAÇÃO CUMPRIMENTO DO BRIEFING
Início dos trabalhos da dupla de criação Tema de campanha Linha criativa Apelos básicos Slogan Criação das peças
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VEICULAÇÃO Divulgação para o público-alvo
Plano de comunicação (nem tudo vai ao mesmo tempo... É preciso “sentir” os resultados
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Construir a unidade da campanha Auxiliar no processo de persuasão
Tema de Campanha Construir a unidade da campanha Auxiliar no processo de persuasão
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Construir a unidade da campanha
“amarração” Interrelação entre as peças Signos verbais / signos não-verbais Identificação do conjunto de diferentes peças de uma campanha
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O consumidor deve entender cada peça...
Uma não depende da outra... A mensagem é sempre completa
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Unidade Mesma ideia Mesmo slogan Mesmas cores Mesmo estilo
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Auxiliar no processo de persuasão
Campanha percebida, lembrada, vender... Tema: impacto Empatia entre público-alvo e produto Exploração de símbolos que compõe seu imaginário
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Linha criativa Apelo básico QUE EFEITO???
Tema Linha criativa Apelo básico QUE EFEITO???
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Definição do Tema Já existe algo em veiculação?
Ou a peça pode (quem sabe???) ser o embrião de uma campanha?
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Criar uma peça e criar um tema são coisas diferentes....
Primeiro passo da dupla de criação (já munida de informações) criar o tema da campanha O CAMINHO CRIATIVO
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A busca Conceito criativo Tema de campanha Tema criativo...
Nomenclaturas...
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Primeira Etapa Refletir/problematizar a respeito da melhor forma de abordar o diferencial O argumento que amarra a campanha CONCEITO GUARDA-CHUVA: forte para adequar-se à produção de peças em qualquer mídia!
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Tema de Campanha... Caminho criativo Apenas a linha...
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Um exemplo...
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Café Solúvel Parmalat Briefing: explorar a força da marca na campanha
Caminho criativo: leite e café associados CORES PRETO E BRANCO (café / leite)... Mas... O quê???
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Seguir a linha dos bichinhos?
Animais como a zebra? Pandas? Vamos fazer com bichinhos!!
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Uma nova abordagem? Criemos!
Cinema... Foto em preto e branco?? Clássicos??? Cada cena clássica, uma peça? Modelos negros e brancos – figura humana? SIIIIMMMMM!!! Criemos!
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Preto e Branco Raças Miscigenação... Povo brasileiro!!!
Mas... Como seriam as fotos? E o título?????? Bem... Mas o tema já está posto!
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Abordagem racional e/ou emocional
Do tributo ao benefício
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Que caminho seguir? RACIONAL EMOCIONAL
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Emocional Quando não há diferencial técnico Apelar para o benefício
Não vendemos características, vendemos benefícios
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Por que você compra um micro-ondas?
Porque o tempo de operação é reduzido, em média, 5 minutos em relação à concorrência??? NÃO... Mas porque eu terei cinco minutinhos a mais para curtir a minha família...
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Racional ou Emocional? Até aqui, a dupla apenas lidou com ideias... Hora de começar a produzir as peças...
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Definição da Linha Criativa da Campanha
Ferramentas para o início... Um ponto de partida
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O que define a linha? Caráter geral...
Base: comportamento do público-alvo
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Algumas possibilidades
Linhas...
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Humorístico
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Erótico
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