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Data Center Product & Marketing

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Apresentação em tema: "Data Center Product & Marketing"— Transcrição da apresentação:

1 Data Center Product & Marketing
Business Continuity Planning - BCP Minimizando os Riscos Empresariais Robert E. Lobel - CBCP Data Center Product & Marketing

2 Desastres podem ocorrer
em qualquer lugar !

3 Máximo “Downtime”tolerável por Indústria
Source: D.O. Aasgard, et al., An evaluation of data Processing “Machine Room” Loss and selected Recovery Strategies (Minneapolis; MISRC, University of Minnesota).

4 Quanto Custa o Negócio Parar ?
Custo estimado por hora: Operações bancárias $5.6 - $7.3 M Autorização de Cartão $ M Manufatura $1.6 M Home Shopping $110,000 Reserva de Passagens $90,000 Média por Sistema $50,000 Minimização de prejuízos Sobrevivência THIS SLIDE USES INFORMATION FROM INDUSTRY SURVEYS TO DRIVE HOME THE COSTS OF UNPLANNED DOWNTIME. Research companies such as Contingency Planning and Research, Dataquest, Yankee Group and Find SVP have conducted surveys in an effort to quantify the cost of downtime to companies across a broad range of industries. As you can see, they report that the costs are very high. According to a Meta Group study, as reported by Internet.com (10/30/02) the cost of unplanned downtime in the financial services industry can be high as $1.5 million per hour, and with retail sites as high as $1.1 million. Of course, it is hard to fully quantify potential downtime costs, but it’s an important goal for every business. Why? Because it helps you identify, and then justify, the level of IT investment you’ll need to maintain the level of availability your business requires. Of course, as the next slide shows, the consequences of downtime are not limited to direct, financial losses. Número médio de paradas não planejadas por ano -13 Tempo médio por interrupção - 4 horas Uma de cada cinco empreas tiveram um desastre nos últimos cinco anos. GartnerGroup: 40% das empresas que sofrem um grave desastre ou uma longa descontinuidade não voltam a operar e 33% das que voltam fecham em 2 anos. U.S. Bureau of Labor: 93% das empresas que sofrem uma perda significativa de informações fecham dentro de 5 anos.

5 Reduzir o impacto de um desastre na organização e nos negócios da empresa.
Restabelecer os processos críticos antes de causar prejuízos sensíveis. Dar confiança aos clientes, parceiros, empregados e governo na continuidade do negócio. Tempo de recuperação Custos / Impactos Custo para a recuperação Impacto no Negócio Estratégia ótima BCP - Objetivos

6 BCP – Business Continuity Planning
Cliente Fornecedor Parceiros Acionistas Sociedade Governo Provedor de Serviços Coordenação com Governo Plano de Comunicação Teste do Plano Manutenção do Plano Conscientização Business Impact Analysis Avaliação de Riscos Continuity Strategies Emergency Response Business Impact Analysis Avaliação de Riscos Continuity Strategies Emergency Response Plano de Contingência: Foco em TI Alta Disponibilidade

7 Exercício e Manutenção
Componentes do Plano Recovery Time Objectives (RTO) Escalation Ações Listas de Contatos BCP Site e Facilidades de Contingência Prioridades Exercício e Manutenção do Plano Estrutura Organizacional Recovery Inventories Responsabilidades

8 Avaliação de Riscos Existem empresas que minimizam ou ignoram seus riscos A Avaliação de Riscos (RA) identifica: as ameaças; as vulnerabilidades; Risco = Ameaça X Vulnerabilidade Busca reduzir os riscos, através de: Redução das conseqüências das ameaças Redução das probabilidades de sua ocorrência (controles)

9 Análise do Risco Vulnerabilidade = Probabilidade
Efetividade dos controles Priorizar Riscos (Gastar o tempo nos riscos importantes e com maior probabilidade, 80/20)

10 Avaliação dos Riscos

11 Business Impact Analysis (BIA)
A “Análise de Impacto nos Negócios” (BIA) quantifica e qualifica a exposição aos riscos. Identifica a criticidade e inter-dependências dos processos de negócios e das funções de suporte. Determina os RTO e RPO. Relação priorizada dos processos por RTO. Parceiro Cliente Fornecedor Provedor de Serviços

12 RTO – Recovery Time Objective
Recovery Time Objective (RTO) O tempo na qual o processo de negócio é restaurado a um nível aceitável de capacidade operacional, de forma que o negócio não sofra um prejuízo significativo.

13 Fases do BIA Planejamento: Alcance, questionários, operação
Coleta de Dados: Entrevistas, questionários, criticidade, requerimentos contratuais, serviço ao cliente, períodos de interrupção ocorridos. Análise dos Dados: Analise Quantitativa (vendas, penalidades, market-share, gastos extra, inventários) e Análisis Qualitativa (Eficiência, imagen, moral, etc.) Determinar por criticidade o impacto no negócio.

14 Emergency Response

15 Business Continuity Strategies
Itens a serem considerados: Local aonde será feito a recuperação Pessoal envolvido na recuperação Recursos de Comunicação necessários (voz e dados) Critérios para a escolha de sites alternativos: Localização Geográfica Tempo para disponibilidade do Site Recursos de Hardware e Software disponíveis Facilidades de comunicações (voz e dados) Facilidade para exercitar o Plano de Continuidade (BCP) Permitir usar o site pelo tempo que for necessário Garantias de confidencialidade, privacidade e segurança Análise de custo / benefício

16 Tipos de Sites de Contingência
TEMPO Nivel aceitavel de impacto Duração da Interrupção Duplicar HOT SITE WARM SITE Equipamentos e Recursos Internos e de Provedores In-house COLD Relocalização Recuperação Reconstrução Serviços de Data Center Equipamentos e recursos externos

17 Escolha de Sites Alternativos
A opção de terceirização X opção de investimento próprio: Tempo reduzido para disponibilização do espaço, da infra-estrutura, de energia, de climatização e de comunicação. Terceirização da administração predial e da segurança Redução de investimento (Capex) Flexibilidade para atualizar as facilidades e funcionalidades contratadas Flexibilidade para futuras expansões e ampliações Contratos baseados em níveis de serviço

18 Obrigado! Robert E. Lobel - CBCP Data Center Brasil (21) 3891-4566


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