A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

2º Seminário Veículos Elétricos & Rede Elétrica

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "2º Seminário Veículos Elétricos & Rede Elétrica"— Transcrição da apresentação:

1 2º Seminário Veículos Elétricos & Rede Elétrica

2 Brasil no caminho da mobilidade sustentável
O QUE FALAREMOS Brasil no caminho da mobilidade sustentável A evolução do carro elétrico Políticas Públicas e VE Estratégias da Alliance

3

4 Brasil no caminho da mobilidade sustentável

5 Situação especifica do Brasil em termo
de emissões de CO2

6 O contraste da Realidade Urbana
Fonte: Prefeitura de São Paulo/Secretaria do verde 2005

7 Um numero crescente de pessoas moram nas cidades
Que vai ficar cada vez pior Um numero crescente de pessoas moram nas cidades Percentagem da população que mora em cidades no mundo

8 A evolução do carro elétrico

9 O Hibrido, um conceito turvo
- O Carro Elétrico não é uma realidade só - O ganho ambiental varia muito entre as tecnologias hibridas - Metodologia como o “Well to Wheel” permitem de evitar essa confusão Fonte: The Boston Consulting Group - “The Comeback of the Electric Car?” - jan/2009

10 EVOLUTION OF COMPETITOR TECHNOLOGIES
Vehicles keep getting cleaner Gasoline Engine HEV PHEV Range Extender EV & FCV Zero Emissions HONDA INSIGHT Release CY2009 Uses current Civic HEV technology, to yield Km TOYOTA PRIUS Release CY2010 Plug-in hybrid 16 Km battery range GM VOLT Release CY2010 Range-extender Hybrid 50 Km battery range RENAULT/NISSAN EV Release 2010 Pure electric 160 Km range Average daily use 70 Km Source: Edmunds, AutoSource.com, Autoblog.com 10

11 Um quadro de regulamentação favorecendo redução de emissão:
well-to-wheel CO2 emissions 200 gCO2/km 20 40 60 80 100 120 140 160 180 Megane 3 gasoline v diesel 1.5 dCi Fluence-E electricity mix electricity NE mix electricity coal electricity wind /Hid Comparaçao 184 136 62 12 128 Well to tank Tank to wheels Source : Efficiency of fuel and electricity production calculated according to the methodology of the JRC-EUCAR-CONCAWE study « Well-to-Wheels Analysis of Future Automotive Fuels and Powertrains In the European Context »,, v3 Nov :

12 Iniciar a eletrificação do mercado de automóvel...
O Hibrido é uma virgula, não um ponto final. Iniciar a eletrificação do mercado de automóvel... No contexto brasileiro, um hibrido etanol pode ajudar a eletrificar o mercado brasileiro Acompanha parcialmente os progressos tecnológicos mundiais e não se tornar uma “Ilha tecnológica” ...Mas o Full-Electric deve ser o foco O Full-Eletric é a única tecnologia zero emissões As baterias são o grande gargalho de hoje, mas amanha uma grande oportunidade econômica.

13 Políticas Públicas e VE

14 Visão da Alliance ? Custo reduzido de uso CUSTO DE COMPRA CUSTO DE USO
Veiculo a combustão Veiculo Elétrico CUSTO DE COMPRA Incentivos do Governo Veiculo a combustão CUSTO DE USO ELECTRECIDADE SAVINGS Aluguel de bateria

15 Impostos tem impacto de 163% sobre o valor do carro
A decolagem do mercado EV precisa de incentivos visíveis, previsíveis e contínuos Incentivos na compra – Para o consumidor ser incentivado a adquirir produtos de uma nova tecnologia – no inicio os produtos não serão competitivos - nível de escala Incentivos não fiscais – incentivos dedicados ao uso do VE: estacionamento para VE, pontos de recarga, locais de acesso exclusivos, uso de faixa de táxi/ônibus, acesso exclusivos a áreas para VE. Carga Tributaria Importação 35% IPI 25% ICMS 12% Pis 2% Cofin 9,60% Impostos tem impacto de 163% sobre o valor do carro

16 Visão da Alliance ? Custo reduzido de uso CUSTO DE COMPRA CUSTO DE USO
Veiculo a combustão Veiculo Elétrico CUSTO DE COMPRA Incentivos do Governo Veiculo a combustão CUSTO DE USO ELECTRECIDADE SAVINGS Aluguel de bateria

17 Decolagem do mercado e informação do consumidor
Carga Tributaria Importação 35% IPI 25% ICMS 12% Pis 2% Cofin 9,60%

18 Solucao para o Brasil Para estimular o uso por empresas e pessoas de uma nova tecnologia que traz benefícios para a população: Zero IPI ICMS e IPVA zero Zero do Pis Cofins Zero Imposto Importação para uma pequena cota Anual, primeiros 5 anos Após este período – estima-se que os EVs atinjam níveis de escala que permitam a competitividade

19 UM FUTURO SUSTENTÁVEL REQUER TODOS ACIONISTAS
A FORÇA DE CADA PARCEIRO PARA ALAVANCAR Renault / Nissan Veículo Elétrico Bateria Conhecimento EV Suporte de infra-estrutura Governo Promover o reconhecimento dos EV Suporte de infra-estrutura Legislação/Incentivos Educação Pública Frota de EV propria Financiamento UM FUTURO SUSTENTÁVEL REQUER TODOS ACIONISTAS TRABALHANDO JUNTOS Empresas Frota de EV Suporte de infra-estrutura Reconhecimento dos EV Incentivos para Empregados Companhias de energia Expandir fontes de eletricidade renovável Capacidade de expansão Gerenciamento da carga Suporte de infra-estrutura Cada parte deve contribuir e trabalhar juntos para um futuro sustentável. Renault/Nissan com o veículo elétrico, baterias, conhecimento em veículo elétrico e supporte O governo, promovendo os veículos elétricos, suporte de infraestrutura, legislação e incentivos, educação pública e frota de Veículos elétricos As Empresas, com frota de veículos elétricos, suporte de infraestrutura, reconhecimento e incentivos para os empregados Utilidades adicionais como expandir fontes de eletricidade renovável, capacidade de expansão, gerenciamento de carga Como alguns exemplos de pontos que devem ser discutidos. Partnership approach is very important for all involved: Nissan provides the vehicles and batteries, and generates interest among consumers Private companies purchase EVs and provide infrastructure support Governments promote EV or zero emission awareness, provide support for infrastructure and incentivize EV purchases. And utilities provide the power and capacity, and work to increase renewable sources of energy. Entire group improves environmental performance, and benefits the other stakeholders in the process. 19

20 Estratégia da Alliance

21 Kangoo ZE 1o sem. 2011 Twizy 2o sem 2011 ZOE
A Estratégia da Alliance Uma gama completa do carro urbano ao leve útil Fluence ZE 1o semestre 2011 Kangoo ZE 1o sem. 2011 Leaf Final 2o sem. 2010 Twizy 2o sem 2011 ZOE 1o sem. 2012

22 Mudança de Paradigma – Motor x Bateria / Manutenção
Visão da Alliance ? Custo reduzido de uso Mudança de Paradigma – Motor x Bateria / Manutenção Veiculo a combustão Veiculo Elétrico CUSTO DE COMPRA Incentivos do Governo Veiculo a combustão CUSTO DE USO ELECTRECIDADE SAVINGS Aluguel de bateria

23 BENEFÍCIO PARA O CONSUMIDOR
Items Álcool Gasolina Eletricidade Vantagem Custo (R$/km) 0,12 0,22 0,04 Consumidor CO2 (g/km) 173,589 180,462 Meio Ambiente Preço (R$) R$ 1,259 por litro R$ 2,385 por litro 0,26729 Kwh O custo por KM é o menor para o carro elétrico, 0,04 R$/Km e a emissão de CO2 passa para zero. 23

24 Perfil das Vendas de Veículos Leves
Considerada a penetração das diferentes motorizações com base na análise do Custo Total de Propriedade (CTP): Preços dos veículos baseado na expectativa dos custos de produção (MCI e as novas tecnologias embarcadas, motores e sistemas elétricos, baterias etc); Tributação sobre veículos; Eficiência das diferentes tecnologias; Preços dos combustíveis (preços internacionais, taxa de câmbio e tributação); Rodagem média em diversos nichos de mercado. Cenário Desenvolvimento Sustentável Cenário Força do Hábito Início das vendas de veículos flex-fuel em 2003 PORTARIA DNC Nº 23, DE DOU Proibe o consumo de óleo diesel em veículos automotores de passageiros, de carga e de uso misto com capacidade inferior a 1000 kg, altera o texto da Portaria DNC Nº 16 de 29/07/93. 24

25 ALIANÇA RENAULT NISSAN PRESENTE NO MUNDO
+ 40 accordos assinados Un des premiers accords signés début 2008, fut l’accord avec le gouvernement israélien. Le gouvernement Israélien a réduit la taxe d’achat de 80% à 10% pour un véhicule tout électrique et va constituer un réseau de stations de recharge en 2011 en partenariat avec « Better Place ». Le deuxème pays est de Danemark dont la taxe à l’immatriculation varie de 105 à 180% selon le prix du véhicule. Les VE seront exemptés de cette taxe. Au total plus de 28 accords ont été signés pour encourager le déploiement des VE. São Paulo

26 A Estratégia da Alliance Flexibilizar o acesso a recarga
Uso Urbano Carga normal (1,3) De 4h a 8h para 100% da bateria em casa, escritório Carga Rapida (4) Carga de 80% da bateria em minutos Para Longa Distancia Quick-Drop (2) Troca de bateria em 3 minutos

27 Vídeo – formas de recarga

28 Assinatura de protocolo de intenções com a Prefeitura de São Paulo
São Paulo e membro da C40 e membro da rede Veiculo Elétrico Objetivo de redução de 30% das emissões de CO2 em 2012 A Alliance assinou mais de 40 protocolos que resultaram em acordos importantes (Israel, com o projeto Better Place)

29 O Programa ZE da Alliance
- Preço no Estados Unidos $32,780 Credito federal de Imposto de $7,500, então o preço LEAF será $25,280. Mais de 20,200 clientes reservaram o diante de um programa de reservarão antecipado   Reservarão são abertas para o publico desde o 15 de Maio O estado atual da tributação do VE (IPI: 25%, Importação 35%, PIS/Cofins 11,6%, ICMS 12% e IPVA 4%) impedem o desenvolvimento tanto do mercado como do VE no Brasil

30 Nissan Leaf Renault ZOE
A Estratégia da Alliance Vídeos a Realidade Hoje Nissan Leaf Renault ZOE

31 Obrigado! Antonio C. Prataviera CALCAGNOTTO Diretor de Relações Institucionais - DRI RENAULT NISSAN PUBLIC AFFAIRS Tel + 55 (11) SIM


Carregar ppt "2º Seminário Veículos Elétricos & Rede Elétrica"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google