A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A Ética Na Internet.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A Ética Na Internet."— Transcrição da apresentação:

1 A Ética Na Internet

2 Ética na Internet A Ética na Internet e um acesso a um grande número de informações disponível às pessoas, com ideias e culturas diferentes, que pode influenciar o desenvolvimento moral e social das pessoas. A criação dessa rede beneficia em muito a globalização, mas também cria a interferência de informações entre culturas distintas, mudando assim a forma de pensar das pessoas. Isso pode acarretar tanto uma melhora quanto um declínio dos conceitos da sociedade, tudo dependendo das informações existentes na Internet. Essa praticidade em disseminar informações na Internet contribui para que as pessoas tenham o acesso a elas, sobre diversos assuntos e diferentes pontos de vista. Mas nem todas as informações encontradas na Internet podem ser verídicas. Existe uma grande força no termo "liberdade de expressão" quando se fala de Internet, e isso possibilita a qualquer indivíduo um pouco mal-intencionado publicar informações ilusórias sobre algum assunto, prejudicando, assim, a consistência dos dados disponíveis na rede. Um outro facto relevante sobre a Internet é o plágio, já que é muito comum as pessoas copiarem o material disponível. "O plagiador raramente melhora algo e, pior, não actualiza o material que copiou. O plagiador é um ente daninho que não colabora para deixar a Internet mais rica; ao contrário, gera cópias degradadas e desactualizadas de material que já existe, tornando mais difícil encontrar a informação completa e actual" Ao fazer uma cópia de um material da Internet, deve-se ter em vista um possível melhoramento do material, e, melhor, fazer citações sobre o verdadeiro autor, tentando-se, assim, ao máximo, transformar a Internet num meio seguro de informações. Nesse consenso, o usuário da Internet deve ter um mínimo de ética, e tentar, sempre que possível, colaborar para o desenvolvimento da mesma. O usuário pode colaborar, tanto publicando informações úteis ou melhorando informações já existentes, quanto preservando a integridade desse conjunto. Ele deve ter em mente que algum dia precisará de informações e será lesado se essas informações forem ilusórias.

3 Ética no espaço cibernético
A Internet foi criada para suprir as necessidades do Departamento de Defesa dos Estados Unidos, que necessitava de uma rede de computadores que não podia ser destruída por bombardeios e que conseguia ligar pontos considerados estratégicos para o país. Criada nos anos 60, no auge da Guerra-fria, a Internet é hoje um veículo indispensável às empresas e instituições. Para a globalização a Internet é de grande importância, e interfere nas diferenças culturais e na forma de pensar das pessoas. Como todos os veículos que revolucionaram o sistema mundial, existem pontos negativos e positivos em seu uso. Pode acarretar um enriquecimento ou decadência da sociedade, depende do conteúdo que cada indivíduo encontra e se interessa na Internet. Por ser um veículo instantâneo, de alcance mundial, descentralizado, interativo, flexível e que movimenta um número surpreendente de pessoas, a Internet vem sofrendo alguns problemas éticos desde o seu aparecimento.

4 Crimes no Espaço Cibernético
Um dos problemas enfrentados no mundo cibernético são os crimes bancários e financeiros comportamento criminoso no mundo real é igualmente um comportamento criminoso na Internet, as autoridades civis têm o dever e o direito de fomentar as leis existentes em todos os contextos. De acordo com o presidente da Ifosp, empresa especializada em consultoria digital, Marcos Tadeu Cianfa, “tudo que é falta de ética na vida real pode ser aplicado para a realidade virtual”.São necessários novos regulamentos para abordar crimes específicos, praticados na Internet, como a disseminação de vírus de computador, o furto dos dados pessoais armazenados nos discos rígidos, e outros semelhantes.

5 PLÁGIO? Apesar de ser bastante corriqueiro o hábito de copiar materiais existentes na Internet essa prática é ilegal. O plagiador quase sempre copia na íntegra o material já existente, não checa suas informações para saber a veracidade dos textos ou das imagens e muitas vezes utiliza informações desactualizas. A Internet pode ser uma grande fonte de pesquisa, mas para utilizá-la é necessário citar a fonte proposta e aperfeiçoar o que for utilizado. Essa é a única garantia de tornar a Internet um veículo seguro e de credibilidade.

6 DIVISÃO DIGITAL Existe uma divisão digital que separa os grupos dentro (ou fora) da Internet. A faixa etária dos inter nautas é um dos divisores de água no ciber espaço. De acordo com uma pesquisa realizada pela União Europeia, enquanto que 85% dos estudantes com idade entre 16 e 24 anos acessam a rede, apenas 13% dos europeus na faixa dos 55 aos 74 anos fazem o mesmo. A diferença entre pessoas “on-line” e “off-line” também está relacionada à educação. Cerca de 25% daqueles que não completaram o colegial navegam virtualmente. O número sobe para 52% entre aqueles que terminaram o colegial e 77% entre os universitários. Ainda segundo a pesquisa, 47% dos europeus possuem acesso à Internet (nos EUA a percentagem é de 55%). As melhores taxas de inclusão digital pertencem à Suécia (82%), seguida por Dinamarca (76%) e Finlândia (70%). O pior valor refere-se à Grécia, com 20%. Os números têm como base entrevistas feitas com cerca de 204 mil pessoas, residentes em 25 países europeus. Aqui no Brasil também existe uma exclusão social ao acesso a Internet às pessoas menos favorecidas economicamente. É necessário encontrar meios para que toda a população possa usufruir o espaço cibernético, suprir as necessidades em meio à informação on line e implantar serviços abrangentes, disponíveis gratuitamente. As instituições públicas têm a particular responsabilidade de criar e manter sites actualizados e de fácil acesso.

7 A LIBERDADE DE EXPRESSÃO Na Internet
Negar o acesso à informação, pela Internet ou outros veículos de comunicação, é uma forma de manipular o público mediante a desinformação e a propaganda. Impedir a liberdade de expressão e de opinião é uma afronta ao jornalismo honesto e admirável. Os regimes autoritários são absolutamente os piores agressores.

8 CRIMES MAIS USUAIS NA REDE
s com arquivos anexados: o melhor a fazer é não abrir arquivos com qualquer extensão desconhecida; • s com pedidos de actualização de dados bancários e senhas: os bancos costumam fazer essas actualizações no caixa electrónico ou nas próprias agências; • s que afirmam que o inter nauta esta numa “lista negra”; • s que anunciam que o usuário foi contemplado com um prémio : para ganhar um prémio é necessário a participação na promoção, a empresa costuma mandar um aviso por telegrama para evitar fraudes e mal entendidos

9 Os 10 Mandamentos da Ética da Internet
1- Não deverá utilizar o computador para prejudicar terceiros 2- Não deverá interferir com o trabalho informático de terceiros 3- Não deverá vasculhar os ficheiros informáticos de terceiros 4- Não deverá utilizar o computador para roubar 5- Não deverá utilizar o computador para prestar falsos testemunhos 6- Não deverá utilizar ou copiar software pelo o qual não pagou 7- Não deverá utilizar recursos informáticos de terceiros sem autorização 8- Não deverá apropriar-se do trabalho intelectual de terceiros 9- Deverá pensar nas consequências sociais daquilo que escreve 10- Deverá utilizar o computador com respeito e consideração por terceiros


Carregar ppt "A Ética Na Internet."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google