A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A produção do Espaço Geográfico no Capitalismo

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A produção do Espaço Geográfico no Capitalismo"— Transcrição da apresentação:

1 A produção do Espaço Geográfico no Capitalismo
2º Ano. Prof: Humberto Miranda

2 Estabelecimentos bancários, cartões de crédito, talões de cheques, aplicações financeiras, mercado de capitais, cotação das Bolsas de Valores, do dólar, do ouro... – palavras estreitamente relacionadas com o dinheiro e tão familiares no cotidiano das pessoas – compõem o mecanismo que faz funcionar o sistema econômico e social que rege o mundo de hoje. O modo de produção capitalista determinou profundas modificações no espaço geográfico.

3

4 Como funciona o capitalismo?
Tem como principal objetivo o lucro. Baseia-se na propriedade privada dos meios de produção. Tem no dinheiro ou em seus similares (cartões de crédito, cartões de débito, talões de cheques) o seu principal meio de troca. Funciona segundo a lei da oferta e da procura – economia de mercado. Nas relações trabalhistas predomina o trabalho assalariado. O trabalhador “vende” sua força de trabalho aos donos dos meios de produção, recebendo em troca um salário. A força de trabalho é, portanto, uma mercadoria. No sistema capitalista, a sociedade é baseada na divisão de classes.

5 Origem do capitalismo

6 Origem do capitalismo

7 Capitalismo comercial

8 Pontos fundamentais da política mercantilista
1. Balança comercial favorável: todo país deveria exportar mais do que importar. 2. Protecionismo: conjunto de medidas que visam proteger a produção nacional da produção de outros países. 3. Metalismo: a riqueza e a importância de um país eram medidas pela quantidade de metal (moedas) acumulado. 4. Monopólio: a metrópole tinha exclusividade no comércio com a colônia.

9 Capitalismo Industrial

10 Produtos industrializados
A DIT da fase do capitalismo industrial mudou muito pouco em relação à do capitalismo comercial. A diferença principal é que as metrópoles se industrializaram. Matérias-primas Colônias Produtos industrializados Metrópoles

11

12 A Primeira Revolução Industrial
Inglaterra. O berço da atividade industrial Acúmulo de Capital Reservas de carvão e ferro Excesso de mão de Obra Posição dos Portos.

13 Máquina a Vapor. Séc XVIII

14 Como funciona?

15 A máquina a vapor, criada em 1712 por Thomas Newcomen, e aperfeiçoada por James Watt em 1765, criou condições para a aceleração dos modos de produção e para a grande transformação nos meios de transporte.

16

17 Nessa fase do capitalismo o carvão mineral foi a principal fonte de energia, por isso, as industrias se localizavam próximas as bacias carboníferas, na Inglaterra, França, Alemanha e nos Estados-Unidos.

18 Porque os Estados – Unidos se industrializou ao mesmo tempo que a Europa?

19 A Segunda Revolução Industrial
Na segunda metade do séc XIX (1860), a industria assume uma nova “fisionomia”, com outras descobertas tecnológicas, novos setores industriais e fontes de energia: O petróleo e a eletricidade.

20 As principais novidades da Segunda Revolução Industrial foram a transformação do ferro em aço, a invenção do Dínamo, do primeiro gerador elétrico, do motor de combustão interna e do telefone.

21 Taylorismo Para cada vez mais o capitalismo cumprir sua função, obtenção de lucro, a indústria procurou aperfeiçoar as formas de trabalho e produção. O engenheiro norte-americano Frederick Taylor inovou com o método conhecido como Taylorismo ou organização científica do trabalho, que usou pela primeira vez os conceitos de seleção e treinamentos de empregados. Segundo Taylor, o empregado deveria executar uma tarefa, com o menor gasto de tempo e energia possível.

22 Fordismo Henry Ford, o magnata da indústria de automóveis nos Estados Unidos, aperfeiçoou as teorias de Taylor. A característica era a especialização do trabalhador, a linha de montagem e a produção em série. O fordismo aproveitou ao máximo a força de trabalho e só enfraqueceu, no fim do séc. XX, com a introdução de novas tecnologias, que permitiram a adoção de novos métodos de trabalho.

23 Henry Ford Taylor

24

25 A Terceira Revolução Industrial
A invenção do computador em 1946 acelerou o processo de informatização e o desenvolvimento das indústrias ligadas ao setor na segunda metade do século XX. As principais indústria da Segunda Revolução Industrial (automobilística, metalúrgica, siderúrgica) ainda são muito importantes, mas as atividades econômicas que mais crescem são aquelas que “vendem” serviços (informática, telecomunicações, robóticas).

26

27 Olha a evolução! HD - 7 Mb HD - 500Mb

28

29

30


Carregar ppt "A produção do Espaço Geográfico no Capitalismo"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google