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O esporte Orientação.

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Apresentação em tema: "O esporte Orientação."— Transcrição da apresentação:

1 O esporte Orientação

2 Orientação Regras Básicas: Passar por todos os pontos de controle;
Marcar corretamente o cartão de controle; Preservar a natureza.

3 O Principal desafio é a escolha da melhor Rota.
6 5 Como atravessar o lago, pela Dr ou Es ? Resposta certa: Uso da carta Obs: Intervisíveis por didática.

4 É um desafio para o corpo e para a mente,
1 2 3 4 5 6 7 Pela Es: Mais Téc Pela Dr: Mlh preparo Fís

5 Por que só correr ? Se orientando é mais divertido

6 Bússola

7 Mapa

8 Cartão de Designação

9 Prismas e Picotadores

10 Cartão de Controle

11 Mapa - Simbologias

12

13 VERDE AMARELO QUANTO MAIS FORTE, MAIS DIFÍCIL CORRER.
MAIS FÁCIL CORRER.

14 Estrada carroçável Estrada de tráfego restrito em certas épocas do ano e de largura inferior a 3m.

15 Cerca Transponível O espaço entre os fios permite a passagem do atleta ou altura < 1,5m.

16 Indicadas pelo formato da planta horizontal.
Construções Indicadas pelo formato da planta horizontal.

17 Ruínas Indicadas pelo formato da planta horizontal, representadas com linhas tracejadas.

18 Barranco Transponível.
Barranco de terra e h < 1m, a linha contínua representa a borda e os traços a inclinação .

19 Vala Transponível. Linha pontilhada quando h < 0,5 m, muito pequena para ser representada por barranco .

20 “V” (marrom) quando de terra “V” (preto) quando de pedra .
Buracos “V” (marrom) quando de terra “V” (preto) quando de pedra .

21 Tronco e outros objetos especiais vegetais
Representada por um “X” (verde)

22 Representação: “X” cor marrom.
Cupim e outros objetos especiais de altimetria Representação: “X” cor marrom.

23 Triângulo equilátero (preto)
Monte de Pedras Triângulo equilátero (preto)

24 Representadas em azul, com bordas pretas se intransponíveis.
Cursos d’água Representadas em azul, com bordas pretas se intransponíveis.

25 Amarelo escuro, grama muito baixa, oferece uma corrida livre.
Área Aberta Amarelo escuro, grama muito baixa, oferece uma corrida livre.

26 Área aberta com algumas árvores .
Círculos amarelo escuro, grama muito baixa, oferece uma corrida livre.

27 Floresta Corrida Lenta.
Pouca visibilidade e arbustos que reduzem a velocidade para 50-80% da normal.

28 Praticamente intransponível Velocidade em 00-10% da normal.
Vegetação Muito Densa. Praticamente intransponível Velocidade em 00-10% da normal.

29 Ravina Vertentes profundas formadas nas encostas das elevações, por onde se escoa a água da chuva.

30 Ponto mais baixo da junção entre elevações.
Colo (visto por cima). Ponto mais baixo da junção entre elevações.

31 Forma alongada de uma encosta.
Espigão Forma alongada de uma encosta.

32 Utilização da Bússola

33 Polegar aponta para objetivo
Bússola de Dedo Polegar aponta para objetivo Atenção para NM

34 Polegar aponta para objetivo
Bússola normal Polegar aponta para objetivo Atenção para NM

35 ESCALA ? 1 cm = m

36

37

38 Identifique este PC no mapa do slide seguinte

39

40 Percurso 1 2 3 6 Pela Es: Mais Téc Pela Dr: Mlh preparo Fís 7 4 5

41 Técnicas Avançadas Orientação

42 As 5 Técnicas Passo Duplo; Azimute; Ponto de Ataque; Check-Point;
Erro Proposital.

43 PASSO DUPLO PASSO DUPLO Quantos passos duplos deverão ser dados?
Considere: 60 passos andando = 100m 46 passos correndo = 100m

44 AZIMUTE Colocar a bússola em cima do mapa, unindo o ponto onde estamos com o ponto para onde vamos.

45 AZIMUTE Rodar o Limbo, de modo que as linhas do Norte fiquem paralelas aos da carta.

46 AZIMUTE Girar até o as linhas que indicam o Norte no Mapa fiquem paralelas com a agulha magnética.

47 PONTO DE ATAQUE Procurar primeiro os elementos de maior dimensão;
Utilizar pontos de referência óbvios na proximidade do Prisma.

48 CHECK-POINT Mantenha sempre o polegar no último Check-Point, pois só assim terá a sua localização exata. Sempre o dedo polegar deve acompanhar seu deslocamento no mapa. Esta regra quando bem executada permite indicar sempre com precisão e rapidez o local em que se encontra, uma vez que restringe a zona do mapa a consultar às imediações do local onde está colocado o dedo.

49 ERRO PROPOSITAL A realização dos atalhos é feita em direção a elementos de fácil percepção (estradas, caminhos, áreas abertas, linhas elétricas, etc.), que estão colocados perpendicularmente à direção do deslocamento, constituindo assim uma barreira que limita o trajeto.

50 REGRAS

51 Cartas separadas por categorias
Balizamento Cartas separadas por categorias

52

53 Confira a CATEGORIA

54 BALIZAMENTO OBRIGATÓRIO SEGUÍ-LO

55 Balizamento até o prisma do triângulo

56

57 A PISTA DE HOJE (PERC 1)

58 Obrigado pela presença
BOA SORTE


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