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Programa de Internacionalização das Micro e Pequenas Empresas

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Apresentação em tema: "Programa de Internacionalização das Micro e Pequenas Empresas"— Transcrição da apresentação:

1 Programa de Internacionalização das Micro e Pequenas Empresas

2 Desafio Política de Desenvolvimento Produtivo Dinamização das MPEs:
Macrometas: - Ampliação do Investimento Fixo - Elevação do gasto privado em P&D - Ampliação das exportações Dinamização das MPEs: Meta 2010: aumentar em 10% o número de MPE exportadoras Posição 2006: empresas (ABDI)

3 Meta Sebrae Atender 5.200 empresas até 2010;
Inserir empresas no mercado internacional.

4 Visão A visão de internacionalização do Sebrae para as MPE:
- Fomento às exportações; - Novas modalidades de internacionalização; - Necessidade de preparar as MPE para enfrentar maior concorrência no mercado doméstico decorrente da abertura da economia; - Oportunidades a serem exploradas pelas MPEs como demandantes e destinatárias de bens, serviços e tecnologia provenientes do mercado externo e como parceiras de empresas do exterior em empreendimentos voltados para o mercado doméstico.

5 Objetivos do Programa Aumentar o número de MPEs exportadoras, o volume e a qualidade de suas exportações; fomentar e consolidar a articulação e integração das MPEs ao mercado mundial; preparar a MPE para um mercado doméstico cada vez mais globalizado.

6 Público-alvo do Programa
No segmento das empresas que exportam ou já exportaram: empresas iniciantes empresas descontínuas empresas desistentes empresas exportadoras contínuas No segmento das empresas que nunca participaram do mercado externo: potenciais ou empresas “prontas” para exportar

7 Internacionalização Conceito:
Processo crescente e continuado de envolvimento de uma empresa nas operações com mercados/países fora de sua base de origem.

8 Fases do Programa I. PRIMEIRA FASE
A primeira fase contempla projetos institucionais e finalísticos que compõem as principais linhas de ação (elaboração de metodologias - individual e coletivo, articulação). II. SEGUNDA FASE A segunda fase abrange as linhas de ação mais exploratórias, em áreas em que há pouca experiência no Brasil (novas formas de internacionalização, estudos e pesquisas).

9 Modelo de Atendimento Formas de atender: Cliente Individual
On-line Presencial Grupos de empresas – coletivo

10 Modelo de Atendimento Individual

11 Modelo de Atendimento Fase Forma de atendimento Local de atendimento I
Auto-atendimento Online – virtual II Presencial No Sebrae III Na empresa/local de produção do cliente

12 Entregas para o cliente
Modelo de Atendimento Fases Entregas para o cliente I KIT ONLINE - Avaliação da Capacidade de Internacionalização + Recomendações e indicação de produtos e serviços Sebrae e Parceiros – sem custo II KIT QUALIFICAÇÃO PARA INTERNACIONALIZAÇÃO – Avaliação aprofundada + Guia básico de Exportação + Recomendações direcionadas e indicação de produtos e serviços Sebrae e Parceiros – custo (decisão UF) III KIT INTERNACIONALIZAÇÃO – Plano de qualificação Plano de acesso ao mercado internacional 20h de consultoria – com custo.

13 Internacionalização on-line:
Autodiagnóstico Cursos online Informações Guia de Exportação Glossário Programas de Apoio (parceiros: Apex, BB, MDIC) Publicações Banco de notícias Informações úteis Links interessantes Eventos

14 Página Inicial do site

15 Autodiagnóstico on-line

16 Cursos on-line gratuitos

17 Inscrições abertas até 15/07
Cursos Planejando para Exportar Procedimentos para exportação Inscrições abertas até 15/07 Cursos gratuitos!

18 Internacionalização presencial:
Atendimento presencial: Estratégia para Atendimento Individual Estratégia para Atendimento Coletivo Capacitação Consultoria Plano de Qualificação Plano de Internacionalização Soluções compartilhadas com parceiros, atendimento diferenciado (ex.: Convenio com o BB)

19 Parceria Banco do Brasil Valor: R$200,00/mês
Convênio de Cooperação Técnica Pacote de produtos e soluções para MPE aderente ao Programa de Internacionalização Valor: R$200,00/mês

20 Parceria Banco do Brasil Pacote de produtos e soluções para MPE:
Visita técnica a empresa (01 visita/mês) Treinamentos 01 vaga/mês por empresa Módulos: Exportação I e II Exportação de Serviços, Mecanismos de Financiamentos a Exportação, Práticas Cambiais Carta de Crédito, Drawback, Importação Desenvolvimento e disponibilização de curso gratuito e exclusivo para MPE, Exportando pela Internet.

21 Parceria Banco do Brasil Atendimento a distância
Pacote de produtos e soluções para MPE: Atendimento a distância Atendimento por , telefone ou fax (1h/semana) Apoio para inclusão dos produtos da Contratante/MPE no Balcão de Comércio Exterior do Banco do Brasil Cadastramento para recebimento da revista de Comércio Exterior Informe BB (1 por empresa); Cadastramento da empresa para receber o clipping/resenha de comércio exterior por .

22 Modelo de Atendimento Coletivo
FASE ZERO: Identificação de empreas FASE I: Avaliação de potencial e plano de internacionalização coletivo FASE II: Qualificação Empresarial FASE III: Ações de mercado, promoção comercial e comercialização

23 Vendas X Acesso a Mercados
B O R D G E N S SEM FOCO - É COMPRADO Imediato - desconhece mercado - alvo - subsistência FOCO EM VENDA Curto prazo – sem seleção – vendas imediatas FOCO EM ACESSO A MERCADOS Longo prazo – potencial de mercado – posição permanente (estratégia)

24

25 Agregação de valor 1 saca de café = cafezinhos (50ml) na “Starbucks”* 1 cafezinho na “Starbucks” = US$ 1,50 9.600 cafezinhos x US$ 1,50 = US$ 14,400.00 US$ 14, – US$70 (valor da saca) = US$14,330.00 Fonte: ABIC-Assoc. Bras. das Ind. de Café

26 O que se vende de fato Café é só o começo.
O que se vende é a “experiência Starbucks” “vales-presente” de até US$ 100,00 Internet sem fio de alta velocidade Cafeteiras, pó de café, sorvete ou Frappucino engarrafado “Media Bar” : Gravação de CDs personalizados “starbucks”

27 Conclusão 0,48 % do valor gerado (US$ 70.00) fica no Brasil;
99,52 % do valor gerado (US$ 14,330.00) vai para o exterior; Não estão contabilizados os efeitos multiplicadores ( empregos, fornecedores, impostos, etc...)

28 Em que negócio você quer estar?
Para refletir É melhor ser o maior produtor de café do mundo? É melhor ter a fama de ter o melhor café do mundo? ...ou é melhor ter uma rede de cafés com marca e conceito reconhecidos? OU... Em que negócio você quer estar?

29 Para refletir Cada vez mais as pessoas buscam nos produtos mais significado, identidade e menos utilidade (expansão de consciência)

30 Em síntese A maior “fronteira” de agregação de valor a produtos e serviços brasileiros poderá ser através do uso de uma “Marca Brasil” que incorpore valor e de identidade únicas.

31 Mudança de paradigmas Estratégia Acesso a mercado Posicionamento Preço
Ser comprado

32 Diferenciais do Programa
Trabalho fundamentado em diagnóstico das reais possibilidades de cada empresa; Projeto de ações continuadas e integradas; Foco das ações no mercado; Foco em resultado; Construção de competências na empresa; Custos dentro da realidade da MPE; Programa disponível em todo o território nacional;

33 Parcerias externas

34 louise.machado@sebrae.com.br Programa Internacionalização
das Micro e Pequenas Empresas O programa que vai dar lucro no Brasil e no exterior


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