A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

HPV Perguntas e Respostas mais Freqüentes

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "HPV Perguntas e Respostas mais Freqüentes"— Transcrição da apresentação:

1 HPV Perguntas e Respostas mais Freqüentes
INCA Ministério da Saúde - Brasil

2 O que é HPV? Os papilomavírus humanos (HPV) são vírus da família Papillomaviridae, capazes de induzir lesões de pele ou mucosa.

3 Os HPV são facilmente contraídos?
Estudos comprovam que mais de 40% dos adultos sexualmente ativos, principalmente os mais jovens, são infectados por um ou mais tipos de HPV. Porém, a maioria das infecções são transitórias. Na maioria das vezes, o sistema imune consegue combater de maneira eficiente esta infecção, alcançando a cura.

4 Em que locais do corpo são encontrados os HPV
Em que locais do corpo são encontrados os HPV? Colo do útero, vulva, ânus e pênis. Também existem estudos que demonstram a presença rara dos vírus na pele, na laringe (cordas vocais) e no esôfago.

5 Como são essas infecções?
Vulva Como são essas infecções? Na região genital: verrugas genitais ou condilomas acuminados. Colo do útero Pênis Já as lesões sub-clínicas não apresentam qualquer sintomatologia, podendo progredir para o câncer do colo do útero caso não sejam tratadas precocemente.

6 Qual é o risco de desenvolver câncer do colo do útero?
Estima-se que cerca de 25% das mulheres brasileiras estejam infectadas pelo vírus. No entanto, somente uma pequena fração das mulheres infectadas com um tipo de papilomavírus oncogênico eventualmente desenvolverá câncer do colo do útero (estima-se que esse número seja menor que 3%).

7 É necessário que o parceiro sexual também faça os exames preventivos?
Em caso de dúvida, ele pode realizar a peniscopia através de consulta ao urologista. Nem todos os tipos de papilomavírus podem se transformar em um tumor maligno As pessoas podem se prevenir dos HPV com o uso da camisinha que diminui a possibilidade de transmissão na relação sexual

8 Qual o tratamento para erradicar a infecção dos papilomavírus?
Nenhuma evidência indica que os tratamentos atualmente disponíveis erradicam ou podem afetar a história natural da infecção dos papilomavírus. O uso de antivirais está em estudo.

9 Dez Dicas Para se Proteger do Câncer
1. Pare de fumar! 2. Coma mais frutas, legumes, cereais e menos carnes e alimentos gordurosos. Uma dieta saudável pode reduzir as chances de câncer em pelo menos 40%.

10 3. Procure abrir mão totalmente ou limitar a ingestão de bebidas alcoólicas.
4. A mulher deve fazer um auto-exame das mamas todo mês. Com 35 anos de idade a mulher deverá submeter-se a uma mamografia de base, com 40 anos, um ou duas mamografias de segmento e a partir dos 50 anos uma mamografia anual.

11 5. A mulher a partir dos 20 anos deverá submeter-se anualmente a um exame preventivo do colo do útero (Papanicolau). 6. O homem deverá fazer um auto-exame dos testículos e pênis todo mês. 7. Exercite-se moderadamente durante pelo menos 30 minutos 5 vezes por semana.

12 10. Faça regularmente um auto-exame da boca e da pele.
8. Os homens com mais de 50 anos devem procurar o médico regularmente para o exame de toque retal para prevenir o câncer de próstata. 9. Evite a exposição prolongada ao sol e use filtro protetor solar fator 15 ou superior. 10. Faça regularmente um auto-exame da boca e da pele. Fonte: prevencao Free: The Comprehensive prevencao Prevention Program, by Sidney J. Winawer, M.D., Moshe Shike, M.D., Philip Bashe and Genell Subak-Sharpe (Simon & Schuster, 1995); prevencao Facts & Figures 1995 by the American prevencao Society.


Carregar ppt "HPV Perguntas e Respostas mais Freqüentes"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google