A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Ciclo de seminário do grupo PET

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Ciclo de seminário do grupo PET"— Transcrição da apresentação:

1 Ciclo de seminário do grupo PET
ESTERÓIDES Bolsista: Adriana Scontri

2 HORMÔNIOS NO ORGANISMO
“Os esteróides são hormônios, responsáveis pela harmonia das funções primordiais do organismos”. Hipófise – produz hormônios FSH (folículo estimulante) e LH (luteinizante) que ativam hormônios determinantes para características físicas e comportamentais. Mulher – LH estimula ovários a produzir estrógeno – aumento de gordura nas coxas e quadris, desenvolvimento corporal. FSH atua no útero – processo de ovulação. Homem – LH estimula produção de testosterona pelos testículos – voz grossa, maior tecido muscular, pêlos e alto nível de desejo sexual. FSH responsável pela produção de espermatozóides. A mulher no período de ovulação produz mais testosterona

3 ESTERÓIDES ANABOLIZANTES
História: •Antiga Grécia – ingestão de testículo de carneiro (principal fonte de testosterona) •1º doping – 1865, “estimulantes para natação” •Desde 1935 esteróides são conhecidos Definição: Hormônios esteróides da classe dos hormônios sexuais masculinos, os andrógenos Efeito: Força, aceleração e explosão muscular

4 Categoria dos esteróides Anabolizantes
São três as categorias:  Estrógenos                           Androgenos                                                       Cortizona Estrógenos (Hormônio Feminino): É produzido no ovário e é o responsável de produzir os caracters sexuais femininos. Andrógenos( Hormônio Masculino): São produzidos no testículos e são responsáveis pela produção de características sexuais masculinas. Esses dois hormônios são produzidos em ambos os sexos havendo apenas uma predominância dos estrógenos nas mulheres e andrógenos nos homens. Cortizona: É produzida pelos dois sexos, e tem efeito analgésico e antiinflamatório.

5 Anabolizantes Conceito Científico:
Anabolismo é as reações que contrói ou recompõem células. No caso das drogas anabolizantes, drogas que ajudam no crescimento das células musculares, geralmente derivados da testosterona, que é o hormônio masculino. As estatísticas sobre os efeitos na população ainda são precárias, devido a sua utilização por parcelas consideráveis da população, ser relativamente recente.

6 Tipos de Anabolizantes:
•Orais: processado pelo fígado que é responsável pela destruição de um corpo estranho no organismo – sobrecarga no fígado. •Injetáveis: vai diretamente para corrente sanguínea sem passar pelo fígado, são mais tóxicos para os rins.

7 Efeitos : Aumenta a força ou contrabilidade da célula muscular
Promovem balanço nitrogenado positivo Aumentam a retenção de glicogenio Favorecem a absorção de aminoácido Bloqueia o cortizol Alguns trabalhos experimentais são encontrados na literatura, envolvendo a utilização de esteróides anabolizantes (hormônio masculino sintético) para o tratamento de doenças como anemias, alguns tipos de câncer e reposição hormonal. Também existem trabalhos experimentais estudando os efeitos de derivados da testosterona com o objetivo de contracepção masculina

8 Efeitos Colaterais: •Calvície •Impotência sexual •Acne
•Agressividade (droga andrógena) •Hipertensão •Virilização em mulheres •Ginecomastia (excessivo desenvolvimento dos mamilos) •Dores de cabeça

9

10 ANTICONCEPCIONAL

11 ANTICONCEPCIONAIS Pílula Pílula do dia seguinte: Injeções mensais:
Dois comprimidos de progesterona até 72 horas após relação sexual, não é abortivo – inibe ou atrasa a ovulação. Injeções mensais: Mesmo mecanismo da pílula. Adesivo: Os hormônios serão absorvidos diretamente pela circulação evitando alguns efeitos colaterais desagradáveis da pílula oral. Implante subcutâneo

12 Pílula Contém estrógeno e progesterona – impede sistema reprodutor de enviar estímulos, impedindo a ovulação. Diminui probabilidade de câncer de ovário e colo do útero, aumenta probabilidade de derrame cerebral. A pílula funciona através da ingestão diária de uma pequena quantidade dos hormônios que são produzidos nos ovários. Esta ingestão diária de hormônios, iguais aos que você normalmente tem, acaba enganando o sistema de regulação do seu organismos que imagina estar você grávida. Com isto é inibida a ovulação. Os óvulos não são mais liberados pelos ovários.

13 BENEFÍCIOS E USOS TERAPÊUTICOS DA PÍLULA ANTICONCEPCIONAL
Os benefícios à saúde são numerosos e superam os riscos. Existem evidências definitivas de proteção contra câncer de ovário e de endométrio, doença benigna da mama, doença inflamatória pélvica (DIP), gravidez ectópica e anemia por deficiência de ferro. Também tem sido sugerido que contraceptivos orais podem oferecer benefício na densidade mineral óssea, miomas uterinos, síndrome de choque tóxico e câncer colorretal. Tratamento de alterações clínicas com contraceptivos orais é uma prática clínica que não consta na bula. Dismenorréia, sangramento irregular ou excessivo, acne, hirsutismo e endometriose associada à dor, são alvos comuns da terapia com contraceptivos orais. A maioria das pacientes não está consciente destes benefícios à saúde, bem como dos usos terapêuticos dos contraceptivos orais, sendo que elas têm uma tendência a superestimar os riscos. Orientação e educação são necessárias para ajudar as mulheres a ficarem bem informadas a respeito de decisões de cuidados com a saúde e aderência ao tratamento.

14 Implante subcutâneo    É um método contraceptivo revolucionário. Um implante subdérmico que oferece até 3 anos de proteção.É um método extremamente prático. O implante é inserido debaixo da pele, na região do braço (procedimento realizado por profissional médico).    A inserção é feita em apenas alguns minutos pelo próprio médico no consultório. Através de um aplicador, o implante é colocado na parte anterior do braço escolhido, cerca de 6 a 8 cm da dobra, com anestesia local. Ele é invisível e não provoca incômodos. Durante três anos, vai liberar diariamente na corrente sangüínea as doses necessárias de etonogestrel para inibir a ovulação, evitando assim a gravidez.

15 Quais são as vantagens de usar este método?
Além de ser um método bastante seguro, você se sente muito mais livre, não precisando mais se lembrar da hora de tomar seu contraceptivo. Uma vez inserido, o implante protege contra gravidez durante três anos. O implante tem baixa dose de hormônio e não possui estrogênio, responsável muitas vezes por náuseas e enjôos. Este método já foi testado e aprovado por mulheres no mundo inteiro. Tem sido bem aceito pelo organismo, com baixo potencial de efeitos colaterais.

16 TPM Causada pela oscilação hormonal, na metade do ciclo menstrual inicia-se a produção de progesterona que se estende até a menstruação este hormônio estimula a ação de enzimas que atacam a serotonina, neurotransmissor envolvido no processamento das emoções e comportamento. Nesta fase o nível de estrógeno cai até desaparecer um ou dois dias antes da mulher menstruar.

17 Sintomas da TPM depressão, sentimento de desesperança, pensamentos auto-depreciativos; ansiedade, tensão, nervosismo, excitação; fraqueza afetiva, tristeza repentina, choro fácil, sentimento de rejeição; raiva ou irritabilidade persistente, aumento dos conflitos interpessoais; diminuição do interesse pelas atividades habituais; sensação de dificuldade de concentração; cansaço, fadiga fácil, falta de energia; acentuada alteração do apetite; distúrbios do sono; inchaço e/ou sensibilidade mamária aumentada; dor de cabeça; dores musculares;

18 MENOPAUSA A menopausa não é uma doença, mas apenas uma fase na vida da mulher em que os seus ovários param de funcionar. A partir da menopausa, que ocorre geralmente entre os 45 e os 55 anos, a mulher deixa de produzir os hormônios estrógeno e progesterona e, aos poucos, vai deixando de ovular e de menstruar. • Estrógeno: A falta deste hormônio causa os sintomas característicos da menopausa (calor, diminuição do desejo sexual, irritabilidade, depressão) e também causa a osteoporose, já que este hormônio é responsável pela fixação do cálcio nos ossos.

19 Sintomas Eles variam de mulher para mulher; algumas não sentem nada, mas a maioria sente ondas de calor, suores noturnos, insônia, diminuição do desejo sexual por causa de ressecamento na vagina, irritabilidade, depressão, dor durante o ato sexual e diminuição da atenção e da memória. A falta de estrógeno, o hormônio característico da mulher, causa todos esses sintomas. Depois da menopausa, grande parte das mulheres passará a perder o cálcio dos ossos, doença chamada osteoporose, responsável por fraturas. Isso porque o estrógeno é também responsável pela fixação do cálcio nos ossos. Após a menopausa grande parte das mulheres passará a perder o cálcio dos ossos, doença chamada osteoporose, responsável por fraturas e por grande perda na qualidade de vida da mulher. Estudos recentes têm associado a falta de estrogênio ao Mal de Alzheimer, perda total da memória

20 Tratamento O tratamento mais conhecido é a Terapia de Reposição Hormonal. Esse tratamento é importante porque reduz o risco de osteoporose e de doenças do coração, melhora a depressão e a capacidade de memória. As desvantagens para a mulher, são o custo alto e a longa duração do tratamento.

21 Síndrome do macho irritável
Esta síndrome foi identificada recentemente e é causada pela queda no nível de testosterona. Os homens apresentam variações de humor e comportamento devido à diminuição periódica do hormônio masculino testosterona.

22 Acne Os andrógenos regulam a produção do sebo pelas glândulas sebáceas, quando a produção destes hormônios aumenta, a produção do sebo também aumenta contribuindo para o surgimento da acne. Certas mulheres apresentam uma disfunção no ovário que não transforma hormônio masculino (andrógeno) em feminino (estrógeno).

23 Vitamina D: Cortisona:
Molécula composta por quatro anéis com diferentes cadeias laterais. Os anéis são derivados do colesterol e formam a estrutura básica dos esteróides. Esta vitamina precisa ser hidroxilada para ter uma ação conhecida. Cortisona: Anti-inflamatória, artrite, doenças da pele e alergias.

24 PERSPECTIVAS FUTURAS Esteróides apresentam amplo campo de aplicação, portanto há necessidade de novos processos industriais. Para a escolha de um determinado processo é preciso levar em conta a facilidade para realização das transformações necessárias, custo da conversão, tempo necessário e ausência de reações que dificultem o processo. O campo das biotransformações está evoluindo, à medida que novos métodos para a pesquisa microbiana evoluem.

25 BIBLIOGRAFIA Sites consultados:
•cabugi.globo.com/saude/terceiraidade/menopausa.asp


Carregar ppt "Ciclo de seminário do grupo PET"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google