A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

EDUCAÇÃO ESPECIAL A educação especial é uma modalidade de ensino que perpassa todos os níveis de ensino: Educação Infantil, Básica e Superior Educação.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "EDUCAÇÃO ESPECIAL A educação especial é uma modalidade de ensino que perpassa todos os níveis de ensino: Educação Infantil, Básica e Superior Educação."— Transcrição da apresentação:

1 EDUCAÇÃO ESPECIAL A educação especial é uma modalidade de ensino que perpassa todos os níveis de ensino: Educação Infantil, Básica e Superior Educação de Jovens e Adultos Educação Indígena Educação do Campo Educação Quilombola

2 EDUCAÇÃO ESPECIAL ANTES E DEPOIS DA POLÍTICA NACIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA...

3 EDUCAÇÃO ESPECIAL ANTES DEPOIS SUBSTITUTIVA CONCEPÇÃO CLÍNICA
FOCO NA DEFICIÊNCIA SEGREGADORA COMPLEMENTAR CONCEPÇÃO EDUCACIONAL FOCO NO “POTENCIAL” DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA INCLUSIVA - AEE

4 CONCEITUANDO AEE

5 O QUE É AEE? Um serviço da Educação Especial que: Identifica,
Elabora e Organiza recursos pedagógicos e de acessibilidade que eliminem as barreiras para a plena participação dos alunos, considerando as suas necessidades específicas. O AEE complementa e/ou suplementa a formação do aluno com vistas à autonomia e independência na escola e fora dela.

6 PARA QUEM? O AEE se destina a alunos com: Deficiência física;
Deficiência intelectual; Deficiência visual; Pessoas com surdez; Transtornos globais de desenvolvimento (autismo, síndrome de Asperger, síndrome de Rett e espectros autista); Superdotação /Altas habilidades .

7 Sala de Recursos Multifuncionais
É o espaço localizado na escola de educação básica onde se realiza o Atendimento Educacional Especializado. Constituída de mobiliários, materiais didáticos, recursos pedagógicos e de acessibilidade e equipamentos específicos.

8 ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO - AEE
EDUCAÇÃO INFANTIL

9 A ESCOLA COMO ESPAÇO INCLUSIVO
ENFRENTA DESAFIOS, CONFLITOS E PROBLEMAS; AS SITUAÇÕES DESAFIADORAS PODEM GERAR NOVOS CONHECIMENTOS, NOVAS FORMAS DE INTERAÇÃO, DE MODIFICAÇÃO E ORGANIZAÇÃO DOS ESPAÇOS QUE VÃO BENEFICIAR A TODAS AS CRIANÇAS.

10 A SALA DE AULA: TEM QUE SER DINÂMICA;
ESTÁ ABERTA PARA A CONSTRUÇÃO DE NOVOS CONHECIMENTOS; DISPONIBILIZAR MATERIAIS DIVERSIFICADOS A TODOS OS ALUNOS.

11 A ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO:
A ELIMINAÇÃO DAS BARREIRAS ARQUITETÔNICAS, MOBILIÁRIOS, SELEÇÃO DE MATERIAIS, ADAPTAÇÕES DE BRINQUEDOS E MATERIAIS USADOS NA ESCOLA. ORGANIZAÇÃO DOS ESPAÇOS PEDAGÓGICOS.

12 EDUCAÇÃO INFANTIL (Segundo Referencial curricular nacional para educação infantil)
É O ESPAÇO APROPRIADO PARA O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES E COMPETÊNCIAS: APRENDER O AUTO-CUIDADO; A COMER SOZINHO; HÁBITOS DE HIGIENE; DESENVOLVIMENTO MOTOR/FÍSICO (ATRAVÉS DE JOGOS E BRINCADEIRAS).

13 O QUE FAZER? IDENTIFICAR AS NECESSIDADES DO ALUNO;
TER COMO ÊNFASE O POTENCIAL DA CRIANÇA; ORGANIZAR O ESPAÇO E A DINÂMICA DA SALA DE AULA;

14 O QUE FAZER? ORGANIZAR MATERIAIS PEDAGÓGICOS DE ACORDO COM A NECESSIDADE DE CADA ALUNO; O ALUNO DEVE INTERAGIR E PARTICIPAR DE TODAS AS ATIVIDADES; OS CONTEÚDOS TRABALHADOS EM SALA DEVEM SER OS MESMOS: REFORÇAR ALGUMAS ATIVIDADES;

15 O QUE FAZER? FLEXIBILIZAÇÃO DO TEMPO;
ADAPTAÇÃO NOS PROCESSOS DIDÁTICOS E NAS ATIVIDADES (adaptar recursos). AVALIAÇÃO: DEVE SER FLEXIVEL E PLANEJADA DE ACORDO COM AS EXPECTATIVAS DE CADA ALUNO.

16 ENVOLVER TODA A EQUIPE DA ESCOLA NO TRABALHO.
É IMPORTANTE! ENVOLVER TODA A EQUIPE DA ESCOLA NO TRABALHO.

17 É IMPORTANTE! DISCUTIR E REFLETIR O QUE ACONTECE DENTRO DA ESCOLA COM O OBJETIVO DE CONSTRUIR A ESCOLA QUE DESEJAMOS.

18 É IMPORTANTE! O PROFESSOR DE SALA DE AULA E O PROFESSOR DE AEE DEVEM TRABALHAR JUNTOS, TROCANDO INFORMAÇÕES E EXPERIÊNCIAS QUE POSSAM AJUDAR A INCLUIR A CRIANÇA.

19 É IMPORTANTE! A ESCOLA E O PROFESSOR PODEM NUNCA SE SENTIR PREPARADOS PARA RECEBER OS ALUNOS COM DEFICIÊNCIA, MAS COM A MATRÍCULA DO ALUNO, A COMUNIDADE ESCOLAR VAI DANDO UM NOVO SIGNIFICADO AO SEU TRABALHO.

20 "Inclusão é sair das escolas dos diferentes e promover a escola das diferenças" (Mantoan)

21

22

23

24

25

26 Referencias: Saberes e práticas da inclusão – Francesmara Roseneide Furtado e Idê Borges: MEC, SEESP, 2005. Toda criança é única – A inclusão da diferença na educação infantil


Carregar ppt "EDUCAÇÃO ESPECIAL A educação especial é uma modalidade de ensino que perpassa todos os níveis de ensino: Educação Infantil, Básica e Superior Educação."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google