A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O segredo da individualidade

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O segredo da individualidade"— Transcrição da apresentação:

1 O segredo da individualidade
DNA O segredo da individualidade

2 Do que é que somos feitos?
Uma casa é formada por várias divisões O corpo humano é constituído por vários órgãos Cada divisão é construída por tijolos Cada órgão é um conjunto de células Os seres humanos são constituídos por milhões de células

3 O que é o DNA? Todas as células, de todos os seres vivos, possuem DNA.
O DNA, ácido desoxirribonucleico, é chamada a molécula da vida. Nesta molécula, está contido todo o material genético e é devido a este material que somos como somos e possuímos características diferentes.

4 Como é o DNA? A molécula de DNA é formada por pares de bases, conhecidas pelas iniciais dos seus nomes Adenina, Citosina, Guanina, Timina. O DNA encontra-se enrolado em dupla hélice.

5 Assim se juntam os pares de bases para formar a molécula de DNA
Assim se juntam os pares de bases para formar a molécula de DNA. Entre estas bases encontram-se ligações de hidrogénio que as unem.

6 Como se encontra o DNA nas células?
O DNA encontra-se enrolado, formando cromossomas. No ser humano, cada cromossoma é constituído por 2m de DNA. Na espécie humana, cada célula possui 23 pares, 46 cromossomas, que se encontram no núcleo. núcleo cromossomas

7

8 Como recebemos o nosso material genético?
O oócito II é a célula sexual feminina. O espermatozóide é a célula sexual masculina. As células sexuais só têm 23 cromossomas (n) . Quando um oócito II é fecundado por um espermatozóide, forma-se um ovo ou zigoto, que irá dar origem a um embrião. Esse ovo passa a ter 46 cromossomas, 23 da mãe e 23 do pai (célula 2n).

9 organismo DNA cromossoma célula

10 Como extrair DNA da boca?
Solução salina 2. Encher até metade um tubo com detergente da loiça 3. Bochechar durante 1 minuto a solução salina 4. Cuspir para um copo 5. Passar a solução para o tubo de ensaio 6. Agitar 5 vezes o tubo 7. Juntar álcool gelado 8. Retirar DNA com um clipe

11 O que são alelos? Alelos são as diferentes formas que uma dada característica pode apresentar. Os olhos podem ser, por exemplo, azuis ou verdes. Se ambos os alelos são verdes, os nossos olhos serão verdes; se ambos forem azuis, serão azuis; se um for azul e outro verde, teremos olhos azuis esverdeados.

12 Quem é o pai? As técnicas de Engenharia Genética permitem identificar pessoas pela análise das suas moléculas de DNA, a tal substância que constitui os genes. Cada ser humano possui uma identidade genética e não há dois indivíduos iguais, com excepção dos gémeos verdadeiros, que partilham o mesmo património genético.

13 Quem é o pai? Um homem foi morto, e foram encontrados restos de pele sob as suas unhas. Identificado o DNA do seu presumível homicida, verificou-se corresponder ao padrão P-5. Q1. Dos 4 suspeitos, P1, P2 P3 e P4, quem é que cometeu o crime? P-1 Dois pais, P-1 e P-2 disputam a paternidade de uma criança P-4, filho da mulher P-3. Quem é o pai? P-2


Carregar ppt "O segredo da individualidade"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google