A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Clonagem Escola EB2,3 Dr. Pedrosa Veríssimo Paião

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Clonagem Escola EB2,3 Dr. Pedrosa Veríssimo Paião"— Transcrição da apresentação:

1 Clonagem Escola EB2,3 Dr. Pedrosa Veríssimo Paião
Trabalho realizado por: Lia Almeida nº11 Ricardo Coimbra nº14 Ruben Oliveira nº15 Tiago Ferreira nº17

2 Introdução O tema Clonagem é relativamente actual, pois só em 1997 é que nasceu o primeiro mamífero clonado (a ovelha Dolly). Clonagem é um processo que permite, em laboratório, a criação de seres vivos geneticamente idênticos descendentes de uma única célula.

3 Quem teve esta ideia? Gregory Pence foi um dos principais impulsionadores da Clonagem, pois aprofundou-a, e foi também muito importante no estudo da “bioética” . Foi a partir destes estudos que é actualmente possível criar seres vivos a partir de outras células. * Bioética: Relacionamento dos comportamentos humanos com a vida.

4 A primeira clonagem Em 5 de Julho de 1996 nasceu o primeiro mamífero clonado (a ovelha Dolly). Foi criada na Escócia pelos cientistas Keith Campbell e Ian Wilmut no Instituto Roslin. A Dolly foi criada a partir de células mamárias de uma ovelha adulta (com cerca de 6 anos). A cria clonada teve uma vida normal, chegando mesmo a dar a luz por duas vezes, mas em 2003 teve que ser abatida para evitar uma dolorosa morte por uma infecção pulmonar incurável. Desde aí que se tem clonado de tudo, desde coelhos, a gatos, passando por cavalos, sem esquecer os tigres, os leões e as plantas. E houve uma famosa clonagem de um leão macho com um tigre fêmea que originou um “ligre”.

5 Como se faz É retirado o núcleo de um gâmeta do ovário que é colocado numa célula sem núcleo e não sexual. Essa célula (com o núcleo do gâmeta e o resto da composição de outra célula) reconstitui-se e é criado um embrião, seis semanas mais tarde é implantado num ser vivo da mesma espécie originando uma cria.

6 Vantagens Através da clonagem acredita-se que é possível salvaguardar a continuação da existência de seres de espécies em extinção; evitar doenças cardiovasculares (clonando as células saudáveis do coração e implantando-as nas zonas afectadas); acabar com a infertilidade; reconstrução estética e corporal (em caso de acidente pode vir a ser possível utilizar osso e pele humana em vez de materiais não naturais); evitar doenças (como problemas de fígado, deficiências mentais transmitidas aos filhos, vários tipos de cancro, problemas vertebrais, e muitos mais).

7 Riscos Envelhecimento precoce; grande número de anomalias; os clones poderão vir a ser alvo de descriminação pela sociedade o que pode levar a muitos problemas psicológicos; perda de variabilidade genética; baixa imunidade; esgotamento dos recursos naturais.  Deixar de cada pessoa ter um código genético único A clonagem poderá contribuir, de certa forma, para o aumento da população mundial, o que significa que, se a clonagem começar a ser realizada, os recursos naturais poderão começar a esgotar-se ainda mais rapidamente, pois as pessoas serão em maior número e os recursos manter-se-ão ou diminuirão de quantidade.

8 Tipos de clonagem  Clonagem Terapêutica  Clonagem embrionária  Clonagem reprodutiva  Clonagem natural Terapêutica – É quando a célula já alterada é antes utilizada para a produção de células com a finalidade de produzir tecidos ou órgãos para transplante, em vez de utilizada para reprodução. Embrionária – É a multiplicação do embrião para criar gémeos ou trigémeos. Reprodutiva – É a utilização do embrião para criar um novo ser vivo. Natural – É a reprodução de seres vivos de forma assexuada ( ou seja, não há participação de células sexuais), como é o casa das bactérias e seres unicelulares.

9 Conclusão Nós consideramos que a clonagem é, sem dúvida, importante para o desenvolvimento do nosso planeta e para assegurar alguns problemas que o homem lhe possa ter causado, contudo tem os seus riscos e, em vez de salvar o nosso planeta, pode vir a destruí-lo desgastando os seus recursos. No nosso ver, até que possa ser utilizada diariamente, muito tem de evoluir e muitas falhas terão de ocorrer, não foi à primeira tentativa que Galileu consegui que o reconhecessem como um génio.

10 Bibliografia * Planeta Vivo - Viver Melhor na Terra - Porto Editora * Novo Descobrir a Terra 9 - Areal Editores * * Enciclopédia da Língua Portuguesa


Carregar ppt "Clonagem Escola EB2,3 Dr. Pedrosa Veríssimo Paião"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google