A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

História da radiologia

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "História da radiologia"— Transcrição da apresentação:

1 História da radiologia
IMAGENOLOGIA História da radiologia

2 História da radiologia
Físico alemão que, em 8 de novembro de 1895, produziu radiação electromagnética nos comprimentos de onda correspondentes aos atualmente chamados raios X Wilhelm Conrad Röntgen (1845 – 1923)

3 Wilhelm Conrad Röntgen
Röntgen nasceu em Lennep, na Alemanha. 1848 – Se muda para Holanda Foi expulso da Escola técnica de Utrecht. 1865 – Foi reprovado para entrar na Universidade de Utrecht. Graduou-se com um Ph.D. da Universidade de Zurique (Suíça).

4 Wilhelm Conrad Röntgen
Tornou-se conferencista da Universidade de Estrasburgo. Chegou a ser professor da Academia de Agricultura de Hohenheim, Württemberg. Retornou a Estrasburgo como professor de Física. Chegou a chefe do departamento de Física da Universidade de Giessen. Era físico chefe da Universidade de Würzburg. Físico chefe da Universidade de Munique.

5 Descoberta dos raios X James Clerk Maxwell (1831 – 1879) - Ele apresentou uma teoria da luz como um efeito electromagnético. William Crookes (1832 – 1919)

6 Descoberta dos raios X Eugen Goldstein ( 1856 – 1931) - Publicou uma artigo citando que uma tela podia ser excitada mesmo quando protegida dos raios catódicos. Hermann Von Helmholtz ( 1821 – 1894) – Foi o primeiro a publicar as características dos raios X. Heinrich Hertz ( 1857 – 1894) – Descobriu as ondas de rádio e as similaridades dela com a luz. Descobriu o efeito foto elétron

7 Descoberta dos raios X Philipp Lenard (1862 – 1947) – Construtor do tubo com janela, comprovou que os raios catódicos não eram feitos de átomos. Tinha como inimigo Röntgen, Einstein e Thomson.

8 Descoberta dos raios X Em 1895 Rontgen repete as experiências de Lenard. Descreveu quase todas as características dos raios X. Realizou a 1º Radiografia na história da medicina. Wilhelm Conrad Röntgen (1845 – 1923)

9 Cascata de eventos Ernest Rutherford – Em 1898 utilizou uma tela fluorescente para detectar radiação de um material radioativo e descobriu as radiações alfa e beta. Paul Villard – Em 1900 Descobre uma radioatividade que não apresenta carga elétrica ( Radiação Gama).

10 Cascata de eventos Joseph John Thomson – Em 1897 descobre que os raios catódicos são formados de elétrons e que os átomos não são partículas invisíveis. Albert Einstein – Em 1905 propôs a idéia do fóton de energia, conceito que admitia carater corpuscular para luz.

11 Os raios X Os raios X pertencem ao espectro eletromagnético.
Ao espectro eletromagnético pertencem a luz visível, as ondas de rádio, o ultravioleta e as radiações gama. Comprimento de onda.

12 Ondas λ = Comprimento de Onda. Υ = Amplitude de Onda. Comprimento de onda é a distância entre valores repetidos num padrão de onda. Frequência indica o número de execuções (oscilações) por unidade de tempo. F=1/T F(Hz)- Frequência em Hertz T(s)- Tempo em Segundo

13 Ondas O comprimento de onda λ tem uma relação inversa com a frequência F O comprimento de onda é igual à velocidade da onda dividida pela frequência da onda. Quando se lida com radiação electromagnética no vácuo, essa velocidade é igual à velocidade da luz 'c', para sinais (ondas) no ar, essa velocidade é a velocidade a que a onda viaja.

14 Ondas Período da onda eletromagnética é o intervalo de tempo necessário para a onda caminhar um comprimento de onda.

15 Ondas Quando ondas de luz (e outras ondas electromagnéticas) entram num dado meio, o seu comprimento de onda é reduzido por um fator igual ao índice de refração do meio, mas a frequência permanece inalterada.

16 O comprimento de onda (l) desta onda. A amplitude (A) desta onda.
A figura abaixo representa uma onda periódica propagando-se na água (a onda está representada de perfil). A velocidade de propagação desta onda é de 40 m/s, e cada quadradinho possui 1 m de lado. Determine: O comprimento de onda (l) desta onda. A amplitude (A) desta onda. A frequência (f) da onda. O período (T) de oscilação do barquinho sobre a onda

17 Uma onda desloca-se na superfície de um lago com velocidade de 0,3 m/s
Uma onda desloca-se na superfície de um lago com velocidade de 0,3 m/s. Sabendo que o comprimento de onda é 0,6 m, determine quantas vezes por segundo um pedaço de madeira que flutua neste lago vai realizar um movimento de "sobe-desce". Isso corresponde a perguntar qual é a frequência deste movimento oscilatório, em hertz.

18 Se uma régua passa a tocar a água 20 vezes em cada 5,0 segundos, então essa mudança provocará uma alteração: a) na frequência da onda e em seu comprimento de onda; b) na velocidade e na frequência da onda; c) na velocidade da onda e em seu comprimento de onda; d) no comprimento da onda, na velocidade e na frequência da onda; e) somente na frequência da onda.

19 (USF) Duas ondas propagam-se no mesmo meio, com a mesma velocidade
(USF) Duas ondas propagam-se no mesmo meio, com a mesma velocidade. O comprimento de onda da primeira é igual ao dobro do comprimento de onda da segunda. Então podemos dizer que a primeira terá, em relação à segunda: a) mesmo período e mesma frequência; b) menor período e maior frequência; c) maior período e menor frequência. d) menor período e menor frequência; e) maior período e maior frequência;

20 (FUVEST) O ouvido humano consegue ouvir sons desde aproximadamente 20Hz até Hz. Considerando que o som se propaga no ar com velocidade de módulo 330m/s, qual é o intervalo de comprimento de onda detectado pelo ouvido humano? a) 16,5m até 16,5mm b) 165m até 165mm c) 82,5m até 82,5mm d) 8,25m até 8,25mm e) 20m até 20mm

21 1° - o barco executa 60 oscilações por minuto;
(UFJF) Um homem balança um barco no qual se encontra e produz ondas na superfície de um lago cuja profundidade é constante até a margem, observando o seguinte: 1° - o barco executa 60 oscilações por minuto; 2° - a cada oscilação aparece a crista de uma onda; 3° - cada crista gasta 10s para alcançar a margem. Sabendo-se que o barco se encontra a 9,0m da margem e considerando as observações anteriores, pode-se afirmar que as ondas do lago têm um comprimento de onda de: a) 6,6m b) 5,4m c) 3,0m d) 1,5m e) 0,90m

22 Propriedades dos Raios X
Não são desviados por campos elétricos ou magnéticos. Apresentam propriedades similar ao da luz. Não são considerados matéria e sim energia que se propaga. No espectro os raios X apresentam ondas de alta frequência.

23 Obs: Em determinadas condições as ondas eletromagnéticas se comportam como partículas com carga e massa nulas. ( Fótons de energia)

24 Modelo atômico da matéria
Matéria é definida como aquilo que ocupa lugar no espaço. Principais propriedades são: Massa, Densidade, Carga elétrica. Massa – É a quantidade de matéria de um corpo, sua unidade é dada em Kg Densidade – É a relação entre a massa e o volume, sua unidade de medida é o Kg/m³

25 Carga elétrica – É a capacidade da matéria produzir fenômeno de atração ou repulsão, sua unidade de media é o Coulomb ( C ).

26 Composição da matéria O átomo
Partícula Massa Kg Próton 1,6726 X + 1,6 X Nêutron 1,6747 X Elétron 9,1 X - 1,6 X O átomo O modelo aceito atualmente do átomo foi proposto por Ernest Rutherford, (Modelo Planetário).

27 Modelo Planetário

28 Modelo atômico de rutherford-bohr

29 Produção dos Raios X Um equipamento de raio X possui três elementos básicos. O Tubo de raios X, O Console de operação, O Gerador de alta tensão.

30 Tubo de raios X

31 Tubo de Raio X Rotor Anodo Giratório Filamento (Catodo) Vidro
Copa Focalizadora

32 Catodo Catodo é o eletrodo negativo do tubo de raios X
O catodo é constituído por dois elementos: Filamento - Apresentar alto ponto de fusão. Número atômico elevado. Tungstênio (W) Número atômico (Z=74) Ponto de fusão 3400°

33 Copo de foco – Tem como função concentrar os elétrons livres liberados pelo filamento.
Filamento de Foco Fino Filamento de Foco Grosso

34 Anodo É o eletrodo positivo do tubo.
O anodo é constituído por dois elementos, Base: Constituída por materiais bons condutores de elétricos e térmicos. Alvo: Boa condutividade térmica e alto ponto de fusão.

35 Tipos de anodos

36

37

38 Parâmetros de exposição
Parâmetros são as variáveis que podem ser selecionadas no console de controle. mA = Miliampère mA é chamada de corrente do tubo e é responsável pela liberação dos elétrons no catodo. O mA pode variar de 100 a 1200mA dependendo do modelo e fabricante.

39 Parâmetros de exposição
Tempo: O tempo corresponde ao tempo que os circuitos estarão ligados e consequentemente o filamento estará liberando elétrons.

40


Carregar ppt "História da radiologia"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google