Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
2
Para iniciar a reflexão
3
Hélice Tripla Henry Etzkowitz e Loet Leydesdorff
Perspectiva da Universidade como indutora das relações com: Empresas (setor produtivo de bens e serviços) Governo (setor regulador e fomentador da atividade econômica) Inovação aberta visando à produção de novos conhecimentos, a inovação tecnológica
4
Quadrante de Pasteur
5
Remessas ao Exterior por Transferência de Tecnologia
No País onde não há geração de tecnologia, esta vem do exterior e tem sérias conseqüências Consequencias: Competividade Custo social Pagamento de taxas
6
Novo Foco na Missão da Universidade
(Trazer Realismo à Pesquisa Universitária) Um Novo Paradigma: Formação Acadêmica e Conhecimento Inovador Abertura para integração com empresas e sociedade Conflitos Conceituais: - Conhecimento medido por publicações e Impacto (CITAÇÃO) - Tecnologia se mede pela Transferência e Adoção (VENDA) “A Universidade ainda não assumiu sua função geradora de pólos de desenvolvimento” 6 6 6
7
Os Principais Desafios Enfrentados
- Consolidação do Sistema Nacional de C,T&I como política de estado - Inovar em estratégias e instrumentos (resultados e eficácia); - Adequar o Marco Regulatório Geral para C&T&I; Estabilizar os investimentos públicos e ampliar os privados; - Internalizar o valor político e social da C&T.
8
Objetivo Integrar o ambiente de inovação em Minas Gerais.
Estimular a transformação de conhecimento em inovação. Promover o desenvolvimento
10
Atores da Inovação Fiat Fiat Instituições Empresáriais
Aplicam o conhecimento e tecnologia Governo e instituições de fomento Apoio á pesquisa e inovação Fiat Instituições de ensino e pesquisa Produção de conhecimento e tecnologia Fiat
12
Principais ações Site Rede Social de Inovação Aberta
Encontros de Inovação Editais Induzidos Inove em Minas Programa de Empreendedo-rismo na Pós-Graduação
13
Rede Social de Inovação Aberta
S ite Rede Social de Inovação Aberta
14
WWW.SIMI.ORG.BR Encontre pesquisadores,empresas e oportunidades.
CONECTE-SE ÀS PESSOAS. Conecte uma oferta a uma demanda tecnológica. PRATIQUE INOVAÇÃO ABERTA. Navegue no mundo da informação. COMPARTILHE SEU CONHECIMENTO.
15
Encontre pesquisadores interessados em aplicar sua pesquisa;
Identifique empresas e profissionais em busca de soluções para seus desafios tecnológicos; Interaja com agentes de fomento e investidores para firmar parcerias, trocar experiências e compartilhar idéias; Participe de comunidades sobre inovação.
16
Poste vídeos, notícias, slides e sites;
Publique artigos científicos; Divulgue e gerencie seu evento; Compartilhe idéias e conteúdos com pessoas de diversas áreas do conhecimento.
17
OFERTE tecnologia. Divulgue suas pesquisas para transformar o conhecimento em produtos inovadores. DEMANDE tecnologia. Lance desafios tecnológicos e busque por pesquisadores que possam solucioná-los.
20
O que é: Metodologia para potencializar a interação entre empresas e instituições de ensino e pesquisa, visando à geração de parcerias para inovação
21
Passo a Passo (3 meses antes) (dia do evento) (6 meses depois)
1. Mapeamento de demandas Priorização de demandas Lista de áreas de interesse Reunião com P&D da empresa 2. Levantamento de Competências •Mapa de competências •Mapa de Tecnologias •Prospecção de pesquisadores - parceria com RMPI 3. Validação de Competências •Demandas de mercado orientando a priorização •Seleção de tecnologias e competências 4.Agendamento das reuniões •Encontro de Inovação •Mapas de competências e interações 5. Avaliação Questionário para participantes do Encontro Entrevista com participantes para acompanhamento de parcerias Relatório do Encontro de Inovação Passo a Passo Preparação Reuniões Avaliação (3 meses antes) (dia do evento) (6 meses depois)
22
PARCEIROS: Empresas
23
PARCEIROS: Institutos de Ciência e Tecbnologia
24
Resultados
25
1923 pessoas participaram dos Encontros de Inovação, criando
Avaliação e Monitoramento Desde 2008, 1923 pessoas participaram dos Encontros de Inovação, criando 752 interações entre pesquisadores e empresários
26
Avaliação e Monitoramento
Distribuição Regional dos participantes
27
Avaliação e Monitoramento
Como funciona a avaliação dos Encontros? A Equipe do Simi aplica questionários e entrevistas nos participantes dos Encontros. Dessa forma, é possível acompanhar os resultados e monitorar as interações
28
São 5 etapas de avaliação
Avaliação e Monitoramento Avaliação Fase Quando Como Andamento Quantitativo 1 No evento (dia 1) Questionário autoaplicado resumido Amostra: 70% 2 15° dia Questionário completo Amostra: 32% 3 45° dia Questionário focado: parcerias cerca de 30% (100 pessoas permanecem interagindo) 4 90° dia 25%: “parcerias realizadas” 75%:“não geraram parcerias” Qualitativo 5 Após Fase 4 Entrevistas em profundidade 45 entrevistados São 5 etapas de avaliação
29
Teve interesse em realizar parceria?
Avaliação e Monitoramento Teve interesse em realizar parceria? Fonte: pesquisa realizada com os participantes dos EIs da Inovatec, out/2010. Elaboração própria. A&M.
30
Você participaria de outro Encontro de Inovação?
Avaliação e Monitoramento Você participaria de outro Encontro de Inovação? Fonte: pesquisa realizada com os participantes dos EIs da Inovatec, out/2010. Elaboração própria. A&M.
31
21% 15% Geração de Negócios 2010 2008 /09
das interações geraram parcerias 2008 /09 15% das interações geraram parcerias
32
Depoimentos Augusto Morita | Braskem Guido Ganassali | Ciser
“A Braskem já tinha um bom relacionamento com universidades do RJ, SP e RS, mas não tínhamos noção de como Minas Gerais está avançada em suas pesquisas. Vários contatos que estabelecemos podem virar projetos no futuro.” Guido Ganassali | Ciser “As reuniões com os pesquisadores foram muito proveitosas e a ideia de juntar empresas e academia no mesmo espaço é muito boa. Ficamos impressionados com a qualidade do conteúdo apresentado pelos pesquisadores também.” John Mitchel | Sky Song (Arizona, USA) “Os encontros me surpreenderam positivamente. Alguns projetos já estavam em desenvolvimento há mais de 10 anos. Percebi que os pesquisadores do Brasil estão alinhados com as tendências mundiais, como sustentabilidade e meio ambiente.” Elenice Maia | Suzano “O que nos surpreendeu foi que todas as propostas apresentadas são inovadoras. O formato dos Encontros de Inovação se mostrou mais eficiente em relação aos outros em que já participei.”
33
Editais Induzidos
34
Editais Induzidos
35
Editais Induzidos O Simi recebe as demandas tecnológicas das empresas e a apresenta para a Fapemig para criar um edital induzido
36
Editais Induzidos Whirlpool Fiat Lançamento do Edital
Mapeamento de grupos de pesquisa Oportunidade de integração com empresa Envio das propostas Whirlpool Fiat
37
Editais Induzidos Inovação Social (Sec) Valor R$ ,00 Vale R$ ,00 Mestres e Doutores R$ ,64 Design nas Empresas 92 projetos de inovação e contratação de Mestres e Doutores nas empresas
38
Programa Mineiro de Atração de Centros de P&D
39
Inove em Minas Objetivos Objetivo Por que atrair Centros de P&D?
Atrair para o Estado investimentos que potencializem seu crescimento Oferecer oportunidades de atração e retenção de profissionais qualificados Aumentar relevância da produção científica a partir da interação das instituições ensino e pesquisa locais com novos centros de P&D
40
(Tickets inteligentes)
Inove em Minas Resultados - Centros de P&D atraidos Empresas Atraídas GE Transportation IPTV Eletrônica Orgânica (Tickets inteligentes) Realidade Virtual Para Mineradoras Tecnologias Motor Bicombustível Para Locomotivas Recursos Atraídos R$ 28 milhões Benefícios Geração Inicial de 101 Empregos de Qualidade
41
Caso de Sucesso Implantação de 2 Centros de P&D em parceria com ICTs:
Interlocução com instituições do Estado Bolsas para pesquisadores Consultorias Passagens Diárias Equipamentos Belo Horizonte FITEC Implantação de 2 Centros de P&D em parceria com ICTs: Santa Rita do Sapucaí INATEL Valor total do Investimento = R$ 20 milhões 50% recursos do Estado - 50% contrapartida da empresa
42
Programa Mineiro de empreendedorismo na Pós Graduação
43
Programa Mineiro de Empreendedorismo
na Pós Graduação
44
Programa Mineiro de Empreendedorismo
na Pós Graduação
45
Programa Mineiro de Empreendedorismo
na Pós Graduação
46
Programa Mineiro de Empreendedorismo
na Pós Graduação
47
Melhor projeto de promoção da cultura do empreendedorismo inovador
Premio Anprotec 2011 Melhor projeto de promoção da cultura do empreendedorismo inovador
48
Obrigado! Contatos: Evaldo Vilela Evaldo.vilela@tecnologia.mg.gov.br
Fabricio Martins Contatos:
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.