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Aspectos afetivos na interface

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Apresentação em tema: "Aspectos afetivos na interface"— Transcrição da apresentação:

1 Aspectos afetivos na interface
O que são aspectos afetivos Expressões Frustrações Antropomorfismo na interface Agentes

2 Você se preocupa com respostas positivas que os usuários podem ter ao sistema (sentir-se à vontade, confortável, satisfeito etc)? Você pensa em como projetar respostas emocionais específicas no usuário de acordo com o tipo de sistema? Você procura projetar sistemas que dêem confiabilidade ao usuário? Como você faz para atingir os objetivos das perguntas anteriores? E como você faz para reduzir aspectos negativos das emoções dos usuários?

3 O QUE SÃO ASPECTOS AFETIVOS
O termo “afetivo” refere-se à produção de uma resposta emocional e a como se pode causar uma resposta emocional nos outros Ex.: estar feliz e sorrir e fazer com que outros sorriam Em interação homem-máquina há duas maneiras de ver a questão afetiva: Criação de inteligência artificial e de sistemas que se comportem como os seres humanos Procurar ver como os sistemas podem ser projetados para as pessoas responderem de determinadas maneiras

4 Formas de transmitir o status do sistema
EXP Ícones e outros elementos gráficos são usados para transmitir estados emocionais Típicos para o estado atual do computador ou status do sistema Formas de transmitir o status do sistema Ícones dinâmicos - Ex.: lixeira Animações – Ex.: ampulhetas e abelhas Mensagens faladas Sons indicando ações e eventos – Ex.: janela fechando, arquivo arrastado e chegando

5 As relações com a usabilidade e a forma de expressão nas interfaces está ganhando hoje uma maior importância Agentes amigáveis de interface procuram encorajar usuários menos experientes Bob Cachorro amigo Coelho fofinho Clippy A forma como os usuários criam suas expressões também está sendo dada uma maior atenção

6 Qual das interfaces abaixo é mais expressiva e atrai mais?

7 A frustração ocorre com todos e em diversas formas
FRUSTRAÇÕES A frustração ocorre com todos e em diversas formas Achando graça Indignando-se Razões da ocorrência de reações de frustração Aplicação não funciona ou falha O sistema não faz o que o usuário deseja Expectativas não são atendidas Informações insuficientes Mensagens vagas, confusas e reprovadoras Aparência exagerada Muitos passos a serem executados

8 Exemplos de causação de frustração
Com que tipos de frustração você se depara ao usar sistemas? Quais são as piores? Exemplos de causação de frustração 1) Ilusões As expectativas não são atendidas e aparece uma mensagem ilusionista Ex.: links órfãos e páginas em construção COMO EVITAR: simplesmente não usar subterfúgios

9 Falhas procedidas de mensagens inesperadas
2) Mensagens de erro Falhas procedidas de mensagens inesperadas Ex.: mensagens incompletas, criptografadas, erro “inesperado” COMO EVITAR: tratar as mensagens de erro como mensagens de “como consertar” RECOMENDAÇÕES DE SHNEIDERMAN: Não condenar os usários Evitar termos como FATAL, ERRO, INVÁLIDO, RUIM e ILEGAL Evitar códigos e letras maiúsculas Usar avisos sonoros sob controle do usuário Mensagens precisas Auxílio sensível ao contexto Mensagens em níveis múltiplos

10 Como as mensagens abaixo podem ser melhor reescritas?
ERRO DE SINTAXE NOME DE ARQUIVO INVÁLIDO DADOS INVÁLIDOS O APLICATIVO ENCERROU INESPERDAMENTE DEVIDO AO ERRO TIPO 4 ERRO NO DRIVE: ABORTAR, TENTAR NOVAMENTE OU DESLIGAR?

11 3) Sobrecarga do usuário
Atualização exigindo manutenção excessiva Ex.: passagem de muitas caixas de diálogo e menus para descobrir um conjunto de opções, adicionar plug-ins COMO EVITAR: procurar atualizações automáticas, verificar as compensações de atualização (reaprendizado) 4) Aparência Quando o aspecto é desagradável Ex.: textos, gráficos, banners, excesso de sons, bancos de ícones, menus em cascata, designs infantis, componentes mal projetados COMO EVITAR: procurar melhor facilidade de uso e percepção através da simplicidade e demais princípios do design e da ergonomia

12 A frustração deve ser tratada considerando situações específicas
Projetar “como consertar” para as várias situações inesperadas Dar suporte on-line para situações em que o usuário não sabe o que fazer e fica “preso” Você acha que o uso de mensagens nas quais o computador pede desculpas é adequado?

13 ANTROPOMORFISMO NA INTERFACE
O antropomorfismo é a qualidade que as pessoas têm de atribuir características humanas a objetos e a animais A favor do antropomorfismo na interface Interação Convicção para os usuários Contra o antropomorfismo na interface Interfaces enganosas Falsa credibilidade

14 Personagens antropomórficos Tipos
AGENTES Personagens antropomórficos Tipos Personagens sintéticos Agentes animados Agentes emocionais Agentes de interface conversacional – abordagem mais antropomórfica e complexa devido aos mecanismos Reconhecimento e geração de entradas verbais e não-verbais Estratégias específicas como as interrupções e tomadas de turnos Sinais do estado da conversação e de novas sugestões


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