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Integração Uso do Solo-Transportes
Eng.Hugo Pietrantonio, Prof.Dr. Departamento de Engenharia de Transportes Escola Politécnica da USP
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Interação Uso do Solo-Transportes
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OBJETIVO: discutir as dificuldades na análise e na modelagem da integração entre Políticas de Adensamento e Controle do Uso do Solo & Disponibilidade/Capacidade da Infra-estrutura e Serviços de Transporte
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DUAS PERGUNTAS PRINCIPAIS:
Por que é difícil raciocinar de forma adequada sobre a integração uso do solo-transportes ? Existe uma perspectiva comum a respeito da natureza das questões a serem respondidas ?
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DUAS PERGUNTAS PRINCIPAIS:
1) Por que é difícil raciocinar de forma adequada sobre a integração uso do solo-transportes ? mais difícil que tratar de: suprimento de água/eletricidade déficits habitacionais déficits de escolas/hospitais conflitos entre usos incompatíveis balanceamento de atividades
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DUAS PERGUNTAS PRINCIPAIS:
2) Existe uma perspectiva comum a respeito da natureza das questões a serem respondidas ? óticas distintas: local compatibilidade global “ estrutural complementaridade aspectos envolvidos: fluxos locais e de passagem flexibilidade do conceito de capacidade desdobramento/dispersão das viagens reforço ou reorientação da demanda
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ÓTICAS DISTINTAS LOCAL: - novos adensamentos levam à saturação do sistema viário da área ? GLOBAL: - evolução do Uso do Solo e Transportes são compatíveis entre si ? ESTRUTURAL: - qual a melhor forma de acomodar o crescimento urbano ?
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Novos adensamentos levam à saturação do sistema viário da área ?
ÓTICA LOCAL: Novos adensamentos levam à saturação do sistema viário da área ? pólos geradores - empreendimentos AMUZO - mudanças de usos da área CARACTERÍSTICAS: considera tráfego de passagem dado saturação atual ... crescimento zero adaptações de capacidade ... ônus não avalia reorientação dos fluxos
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Evolução do Uso do Solo e Transportes são compatíveis entre si ?
ÓTICA GLOBAL: Evolução do Uso do Solo e Transportes são compatíveis entre si ? baseada no PT tradicional (modelos) CARACTERÍSTICAS: representa tráfego de passagem e local crescimento global ... tráfego através (interação com tráfego local) crescimento local ... uso do solo (capacidade de adesamento) evolução: do uso do solo ... tendencial dos transportes ... políticas capacidade de adensamento: alocação (reserva das vias para tráfego local)
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Qual a melhor forma de acomodar o crescimento urbano ?
ÓTICA ESTRUTURAL: Qual a melhor forma de acomodar o crescimento urbano ? o que é desejável ? quais as restrições ?
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ÓTICA ESTRUTURAL:
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AÇÃO INDUTORA
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QUESTÕES: Quais as restrições ?
balanceamento X especialização, centralização sub-centros desconcentração, deseconomias dispersão raiz histórica, relocalização formação e estabilidade de sub-centros fatores localizacionais: compromisso escala X deseconomia custos de infra-estrutura e interação autonomia: eficácia da ação indutora importância dos fatores “exógenos”
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QUESTÕES: O que é desejável ? avaliação global ... impactos finais
modificações de preços de imóveis relocalização (propriedade, custo) crescimento de atividade e renda distribuição e sustentabilidade
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