A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Universidade Federal de Santa Catarina

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Universidade Federal de Santa Catarina"— Transcrição da apresentação:

1 Universidade Federal de Santa Catarina
Programa de Pós Graduação em Contabilidade Centro Sócio-Econômico Campus Universitário Trindade Caixa Postal 476 Cep: Florianópolis SC Brasil Quinta aula Responsabilidade social e Sustentabilidade CCN Dra. Elisete Dahmer Pfitscher   ; ; ;

2 O desenrolar da vida dos povos é que cria a moral;
2.4 Relativismo Moral O desenrolar da vida dos povos é que cria a moral; O comportamento moral se modifica ao longo do tempo: “No meu tempo era bem diferente” A sociedade não é homogênea Barbieri e Cajazeira (2009; p )

3 Observação de grupos e circunstâncias específicas
2.4 Relativismo Moral O relativismo moral considera todas situações válidas e corretas, não cabendo juízo de valor Observação de grupos e circunstâncias específicas Respeito e opinião própria Barbieri e Cajazeira (2009; p )

4 Propinas e presentes valiosos a gestores de empresas?
2.4 Relativismo Moral “Os direitos humanos seriam uma expressão da existência de certos valores universalizáveis e que poderiam ser considerados para a sociedade as morais particulares” Propinas e presentes valiosos a gestores de empresas? Código de conduta na empresa Barbieri e Cajazeira (2009; p. 95)

5 Deve a empresa acatar normas deste tipo no Balanço Social?
2.4 Relativismo Moral Posição das mulheres nas empresas de subordinação e de insignificância social? Deve a empresa acatar normas deste tipo no Balanço Social? Mulheres na gerência? Barbieri e Cajazeira (2009; p. 96)

6 Estatutos legais e valores morais?
2.4 Relativismo Moral Condições de igualdade entre brancos e pretos; mulheres e homens? Estatutos legais e valores morais? E a admissão de deficientes? Barbieri e Cajazeira (2009; p. 96)

7 Pesquise sobre o assunto O que é Ética Empresarial?
Barbieri e Cajazeira (2009; p. 97)

8 Tem por objetivo dar respostas aos gestores das empresas
2.5 Ética Empresarial? Tem por objetivo dar respostas aos gestores das empresas É o estudo das normas morais. Quais são as normas para a empresa que você está estudando? Barbieri e Cajazeira (2009; p. 97)

9 Moralidade do capitalismo –ICMs ecológico
2.5 Ética Empresarial? Conhecer os sistemas econômicos; políticos e jurídicos das empresas individualmente – 5W2H Moralidade do capitalismo –ICMs ecológico Benefícios fiscais para atrair empreendimentos Barbieri e Cajazeira (2009; p. 97)

10 Distribuição dos resultados entre os empregados (Economia de Comunhão)
2.5 Ética Empresarial? Distribuição dos resultados entre os empregados (Economia de Comunhão) Assuntos morais relacionados com a política e prática de uma empresa. Doações para políticos em campanhas eleitorais? Barbieri e Cajazeira (2009; p. 97)

11 Trata-se de Ética empresarial?
Suborno e corrupção de agentes do governo? Posicionamento sobre a própria moralidade das empresas (Distribuição da água em todos os bairros) Barbieri e Cajazeira (2009; p. 97)

12 Honestidade; justiça e credibilidade
2.5 Ética Empresarial? Correntes teóricas Ética da Virtude Honestidade; justiça e credibilidade “O comportamento moral da empresa como um todo resulta do caráter do seu pessoal” Barbieri e Cajazeira (2009; p. 105)

13 Diferente da Ética da Virtude, que trata do comportamento dos gestores
2.5 Ética Empresarial? Correntes teóricas Ética Kantiana Diferente da Ética da Virtude, que trata do comportamento dos gestores Kant enfatiza o processo e as regras de conduta, independentemente da opinião dos gestores Barbieri e Cajazeira (2009; p. 106)

14 Barbieri e Cajazeira (2009; p. 107)
2.5 Ética Empresarial? Correntes teóricas Ética Kantiana Ex.: Uma empresa solicita empréstimo ao banco, mesmo sabendo que não irá quitar este compromisso. Evitar desemprego Barbieri e Cajazeira (2009; p. 107)

15 Ação correta para atender à uma sociedade
2.5 Ética Empresarial? Correntes teóricas Ética Kantiana Ação correta para atender à uma sociedade (Gestão dos Sepulcrários - Cemitérios) Evitar impacto ao meio ambiente Barbieri e Cajazeira (2009; p. 107)

16 Ética da Responsabilidade
2.5 Ética Empresarial? Correntes teóricas Ética da Responsabilidade Cumprimento do dever independentemente das consequências Questões ambientais direcionadas ao Desenvolvimento Sustentável. Barbieri e Cajazeira (2009; p )

17 Ética da Responsabilidade Resíduos com alto Nível de Radiotividade
2.5 Ética Empresarial? Correntes teóricas Ética da Responsabilidade Resíduos com alto Nível de Radiotividade Depois de mais de 50 anos de pesquisas, não há consenso entre os cientistas sobre uma forma segura de se armazenar estes resíduos Miller Jr (2008; p.343)

18 Ética da Responsabilidade Desperdício de Energia
2.5 Ética Empresarial? Correntes teóricas Ética da Responsabilidade Desperdício de Energia “Um veículo automotivo com um motor de combustão interna desperdiça de 75% a 80% da energia em seu combustível”. Miller Jr (2008; p.348)

19 Desenvolvimento e Sustentabilidade? Pesquise sobre o assunto
2.5 Ética Empresarial? O que é Desenvolvimento e Sustentabilidade? Pesquise sobre o assunto


Carregar ppt "Universidade Federal de Santa Catarina"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google