A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

METODOLOGIA DA PESQUISA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "METODOLOGIA DA PESQUISA"— Transcrição da apresentação:

1 METODOLOGIA DA PESQUISA
Profa. Dra. Nilce Nazareno da Fonte

2 Para que nos preocuparmos com metodologia da pesquisa?

3 ... Pesquisa é uma atividade MUITO cara...
trabalho muito trabalho muito trabalho Pesquisa é uma atividade MUITO cara... ... e normalmente é financiada com dinheiro público. muito trabalho ...

4 A Metodologia da Pesquisa nos ajuda a otimizar a pesquisa, proporcionando a compreensão de:
O que é método e metodologia O que é pesquisa Como se concebe uma pesquisa Como se executa uma pesquisa  projeto Como se estrutura e apresenta uma pesquisa realizada

5 O que é Método e Metodologia?
O Método cartesiano consiste no ceticismo metodológico. Descartes, seu autor, institui a dúvida: só se pode dizer que existe aquilo que possa ser provado. Trabalha o conhecimento de forma recortada. Normalmente utiliza mais as abordagens quantitativas O Método complexo busca trabalhar conceitos e realidades diversas, articuladas entre si, respeitando as variadas dimensões, buscando destacar e entender as contradições, procurando manter sempre a visão total integradora. Normalmente trabalham ambas as abordagens qualitativa e quantitativa As metodologias (como fazer) são específicas de cada área.

6 O que é pesquisa e qual sua finalidade?
ensino pesquisa extensão

7 Quais os tipos de pesquisa?
quanto à natureza: finalidades trabalho científico original; resumo de assunto. quanto aos objetivos: pesquisa exploratória; pesquisa descritiva; pesquisa explicativa. quanto ao objeto: ambiente pesquisa bibliográfica; pesquisa de laboratório; pesquisa de campo.

8 Quais os tipos de pesquisa?
quanto aos procedimentos técnicos: pesquisa bibliográfica; pesquisa documental; pesquisa experimental; pesquisa ex post facto; levantamento; estudo de caso pesquisa-ação; pesquisa participante.

9 Como se concebe uma pesquisa?
Nasce de um problema: atual ciência relevante para sociedade útil pesquisador Escolha do tema Leitura / pesquisa exploratória Tem como pressupostos: Clareza Coerência Concisão Objetividade Completude

10

11 Onde buscar as informações já existentes?
Fontes Primárias: informação nova ou original, não submetida a interpretação ou condensação (revistas, livros, teses etc.). Fontes Secundárias: dados ou informação organizada segundo esquemas determinados. Produtos de análise de fontes primárias submetidas a descrição, condensação ou qualquer tipo de reorganização (revisões, dicionários, enciclopédias, bases e banco de dados etc). Fontes Terciárias: recompilação da informação contida nas fontes primárias e secundárias, dentro de um critério de organização, para torná-las mais acessíveis aos usuários (bibliografias, índices, abstracts etc.).

12 Onde buscar as informações já existentes?
bases de dados são sistemas que podem guardar grandes quantidades de informação de uma forma estruturada, de modo a que possa ser consultada tão rapidamente quanto possível, por maior que seja a quantidade de informação armazenada. as bases de dados, reunidas, formam os bancos de dados. são armazenadas por meios ópticos ou magnéticos e acessadas local ou remotamente. Bases de dados referenciais: Bases de dados de fontes:

13 Como se planeja um projeto de pesquisa?
Problema: o início e o fim Justificativa: sua relevância Hipótese (s): por onde caminhar Objetivo geral: onde chegar Objetivos específicos: o que fazer para chegar lá Metodologia: como fazer Recursos materiais: o que? Recursos metodológicos: como? onde? Recursos financeiros: quanto? Recursos humanos: quem? Cronograma: quando?

14 Como se apresenta uma pesquisa realizada (teses, dissertações e monografias)? Estrutura - modo clássico: Elementos externos: capa Elementos internos: Pré-textuais Obrigatórios: folha de rosto, termo de aprovação, resumos em língua estrangeira e vernácula, sumário Opcionais: errata, dedicatória, agradecimento, epígrafe, listas (ilustrações, tabelas, abreviaturas e siglas, símbolos) Textuais: introdução, desenvolvimento, conclusão Pós-textuais Obrigatórios: referências Opcionais: glossário, apêndice, anexo, índice

15 As folhas são contadas a partir da folha de rosto, porém não são numeradas
As folhas são numeradas em algarismos arábicos no canto superior direito, contadas de forma seqüencial às páginas pré-textuais

16 Sobre os elementos textuais:
Introdução: introduz o tema e o trabalho Desenvolvimento Revisão de literatura: permite a contextualização do trabalho e possibilita análises comparativas na discussão Material e métodos ou metodologia: permite explicitar o rigor com que o trabalho foi executado Resultados e discussão: é a grande contribuição do pesquisador. Normalmente mal desenvolvido. Conclusão ou considerações finais: não é a mera repetição dos resultados. Permite recapitular o trabalho e fazer as amarras com o problema de pesquisa e com perspectivas futuras.

17

18 Sobre a redação científica:
Linguagem conotativa = literária Linguagem denotativa = científica Tipos de redação Descrição: baseado em caracterização. Retrato por escrito (na revisão de literatura, material e métodos ou metodologia, resultados) Narração: baseado em fatos. Predomina a ação. (na revisão de literatura, material e métodos ou metodologia, resultados) Dissertação: baseado em argumentação. Exposição de idéias e posicionamentos. Argumentação apresentada de forma lógica e coerente, a fim de defender um ponto-de-vista. (introdução, discussão, conclusão)

19 Sobre citação e sistema de chamada no texto:
CITAÇÃO é a menção no texto de informação ou de trechos extraídos de outra fonte para esclarecer, ilustrar ou sustentar o assunto apresentado. Podem ser: diretas: transcrição literal de um texto ou parte dele; indiretas: redigidas pelo autor do trabalho com base em idéias de outros autores. citação de citação:

20 Sobre citação e sistema de chamada no texto:
CITAÇÃO DIRETA: com até 3 linhas (citação curta): transcrita entre aspas duplas, no texto, com o mesmo tipo e tamanho de letra, com indicação da página. com mais de 3 linhas (citação longa): em parágrafo distinto, com recuo de 4 cm, pulando uma linha, sem aspas, com entrelinhamento e letra menor, com indicação da página

21 Sobre citação e sistema de chamada no texto:
CITAÇÃO DE CITAÇÃO: É a menção no trecho de um documento ao qual não se teve acesso, mas do qual se tomou conhecimento apenas por citação em outro trabalho. Só deve ser usada na total impossibilidade de acesso ao documento original. É usada a expressão CITADO POR ou APUD. no texto: a informação, com a chamada no texto; no rodapé: a referência da obra original; nas referências: a referência da obra consultada

22 Sobre sistemas de chamada no texto:
sistema autor-data (alfabético): apresenta a fonte da qual foi extraída a citação no próprio corpo do texto. Ex: Na sentença: Segundo Silva (1998, p. 13) Pós-sentença: (SILVA, 1998, p. 13). sistema numérico (citação-nota): a indicação da fonte no texto é feita em algarismos arábicos por numeração única e consecutiva. Ex: no texto: Silva descreve... total 1, ou, Silva descreve... total (1).

23 Sobre a editoração: papel: A4 (210 x 297 mm). margens:
superior e esquerda = 3 cm; inferior e direita = 2 cm. entrelinhamento: (no Word) entrelinh. normal: 1,5 cm ou exatamente 24 pontos; entrelinh. menor (resumo, referências, notas de rodapé, citações longas, legendas, quadros, tabelas, ilustrações): simples = 1 cm ou exatamente 14 pontos. tipo e tamanho de letra: letra normal: Arial 12; letra menor: Arial 10. parágrafo: 1,5 cm da margem esquerda.

24 Muito obrigada pela atenção!


Carregar ppt "METODOLOGIA DA PESQUISA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google