A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Perceção dos professores acerca dos comportamentos em contexto de aula

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Perceção dos professores acerca dos comportamentos em contexto de aula"— Transcrição da apresentação:

1 Perceção dos professores acerca dos comportamentos em contexto de aula
Escola Básica 2,3 Eugénio dos Santos Perceção dos professores acerca dos comportamentos em contexto de aula Mestrado em ensino de educação física nos ensinos básico e secundário

2 Escola Básica 2,3 Eugénio dos Santos
Metodologia Amostra: - 24 professores do departamento de expressões da Escola Básica 2,3 Eugénio dos Santos Questões de partida: O que é que os professores consideram ser um comportamento indisciplinado do aluno em contexto de aula? Instrumento de recolha de dados: - Inquérito por questionário, com questões abertas e fechadas Questões de partida: qual o nosso objetivo com estas duas questões? 1ª: saber se um mesmo comportamento é percecionado de igual forma por todos os professores 2ª: saber quais as estratégias que os professores mais utilizam, face a estes comportamentos Que estratégias os professores referem utilizar, em contexto de aula, para a construção de um ambiente de disciplina?

3 Comportamentos Indisciplinados
Escola Básica 2,3 Eugénio dos Santos Comportamentos Indisciplinados Aqui, vamos tentar perceber quais os comportamentos que os professores consideram ser mais graves e menos graves

4 Quais os comportamentos mais graves?
Escola Básica 2,3 Eugénio dos Santos Quais os comportamentos mais graves? MUITO GRAVES Colocam ou ameaçam colocar em risco a integridade física do professor e dos alunos. - Monteiro (2009): disfuncionamento das relações formais e informais entre os alunos e em problemas de relação professor-aluno; - Cloes et al (1998, cit in Oliveira, 2001): dimensão em relação ao professor e na dimensão em relação aos colegas. Os comportamentos assinalados como muito graves são, pela maioria dos inquiridos, aqueles que colocam ou ameaçam …. Dos quais …. Estes resultados vão muito ao encontro dos autores …. Exemplos: agredir fisicamente o professor (100%); ameaçar e insultar o professor (95,8%); magoar propositadamente um colega com um objeto (91,7%).

5 Quais os comportamentos mais graves?
Escola Básica 2,3 Eugénio dos Santos Quais os comportamentos mais graves? GRAVES Tendem a perturbar o bom funcionamento da aula propriamente dita. Exemplos: fazer barulho quando se pretende silêncio (87,5%); chegar atrasado às aulas (87,5%); estar irrequieto (83,3%); estudar para outra disciplina (83,3%); entrar na aula sem pedir autorização (83,3%) Os comportamentos assinalados como graves são, pela maioria dos inquiridos, aqueles que tendem a perturbar …. Dos quais …. Estes resultados vão ao encontro dos autores …. - Monteiro (2009): desvio às regras de trabalho em contexto da sala de aula; - Cloes et al (1998, cit in Oliveira, 2001): dimensão de comportamento geral e dimensão relativa à atividade física.

6 Quais os comportamentos menos graves?
Escola Básica 2,3 Eugénio dos Santos Quais os comportamentos menos graves? NADA ou POUCO GRAVES Ter uma opinião divergente do professor (39,1% - nada grave; 43,5% - pouco grave) - Dar uma resposta errada a uma questão colocada pelo professor (37,5% - nada grave; 41,7% - pouco grave) Os comportamentos assinalados como nada ou pouco graves, pela maioria dos inquiridos, são …. A NOSSA OPINIAO É: Por si só não devem constituir comportamentos de indisciplina. o aluno tem o direito de expressar a sua opinião, desde que o faça de forma correta e educada. Dar uma resposta errada: não significa que o aluno esteja desatento; se o professor repreender o aluno por responder erradamente, poderá inibi-lo de participar na aula, ao contrário do que é pretendido.

7 Escola Básica 2,3 Eugénio dos Santos
Questão de Reflexão Por que motivo os alunos adotam comportamentos de indisciplina?

8 Disciplina e Indisciplina
Escola Básica 2,3 Eugénio dos Santos Disciplina e Indisciplina - Será o professor responsável pela disciplina na aula? E pela indisciplina? Vejamos os resultados…

9 Responsabilidade do professor
Escola Básica 2,3 Eugénio dos Santos Responsabilidade do professor Resposta Percentagens Sempre 91,7% Muitas vezes 4,2% Às vezes Raramente 0,0% Professor responsável pela Disciplina Resposta Percentagens Sempre 8,3% Muitas vezes 29,2% Às vezes 41,7% Raramente 20,8% Professor responsável pela Indisciplina Os resultados que obtivemos foram …. Comparemos os resultados… Estes são dois exemplos de professores que certamente se consideram responsáveis pela (in)disciplina, sendo estas …. Questão: Porque será que os professores não consideram ter a mesma responsabilidade perante a (in)disciplina? O que os leva a pensar isso? “Cabe aos professor impor a disciplina embora nem sempre esta esteja totalmente na sua mão, (…) muitos alunos desafiam a autoridade do professor, manifestando comportamentos de desvio e desrespeito.” “Por vezes certas estratégias utilizadas pelo professor levam a que haja comportamentos de indisciplina.”

10 Responsabilidade do professor
Escola Básica 2,3 Eugénio dos Santos Responsabilidade do professor Alves de Sá (2007): Responsáveis pela indisciplina: Algumas vezes - 45% Muitas vezes – 24% Raramente – 22% Renca (2008) e Teixeira (2007): O professor como organizador da aula é o principal responsável pela prevenção da indisciplina em contexto de aula. Um bom organizador é um professor que prepara as aulas e incentiva os alunos para a melhoria do clima de aula, contribuindo para a diminuição das manifestações de indisciplina. Renca (2008): Correntes pedagógicas: O professor é o principal agente da indisciplina É o responsável pela organização da aula. Teixeira (2007) Responsabilizam os professores pelos atos indisciplinados nas aulas, “Organização deficiente do espaço da aula”. A verde, temos os dados concordantes com o nosso estudo e, a vermelho, os não concordantes De acordo com os autores, ….

11 Escola Básica 2,3 Eugénio dos Santos
Questão de Reflexão Porque será que os professores não consideram ter a mesma responsabilidade perante a (in)disciplina? O que os leva a pensar isso?

12 Estratégias utilizadas perante comportamentos indisciplinados
Escola Básica 2,3 Eugénio dos Santos Estratégias utilizadas perante comportamentos indisciplinados O que poderão fazer os professores para prevenir ou remediar estes comportamentos? Que estratégias utilizarão?

13 Quais as estratégias mais utilizadas?
Escola Básica 2,3 Eugénio dos Santos Quais as estratégias mais utilizadas? Estabelecimento de regras 95,8% dos professores indicam que estabelecem regras de conduta nas suas aulas. Alves de Sá (2007) e Renca (2008): 97% e 100% dos professores, respetivamente, indicam que estabelecem sempre regras de conduta. Monteiro (2009): é imprescindível que os alunos tenham conhecimento das regras pelas quais se vão reger ao longo do ano letivo. Renca (2008): se os alunos colaborarem no estabelecimento das regras, mais facilmente as cumprem. Siedentop (1998): integração do sistema social dos alunos contribui para a manutenção de um bom clima da aula. Questão de Reflexão Todos os professores inquiridos dizem que estabelecem regras. Todos os autores partilham a mesma opinião. Renca salienta, ainda, a importância do aluno participar na definição das regras. Qual deve ser o papel do aluno no estabelecimento das regras?

14 Escola Básica 2,3 Eugénio dos Santos Elogiar o comportamento do aluno
Quais as estratégias mais utilizadas? Elogiar o comportamento do aluno 52,2% dos professores referem elogiar muitas vezes o bom comportamento do aluno e quando este melhora o seu comportamento. Questão de Reflexão Freire (1990): Os inquiridos referem elogiar com frequência (50%) e muitas vezes (40%) o aluno quando melhora o comportamento. Nossa opinião: é fundamental reforçar positivamente os bons comportamentos dos alunos, pois esta é uma boa forma de incrementar este tipo de comportamentos, uma vez que, de uma forma geral, os alunos gostam de receber elogios e esforçam-se para tal. Como gerir o elogio aos comportamentos adequados?

15 Quais as estratégias mais utilizadas?
Escola Básica 2,3 Eugénio dos Santos Quais as estratégias mais utilizadas? Advertir o aluno perante um comportamento inapropriado 91% dos professores referiu advertir com frequência e muitas vezes o aluno, alertando-o para a necessidade de evitar tal tipo de conduta. Monteiro (2009): 0% dos professores respondeu nunca ignorar este tipo de comportamentos. Alves de Sá (2007): 9% dos professores que diz abstrair-se sempre. Monteiro (2009): os alunos podem ter uma reação inversa ao pretendido e fazer pior. Deve ser ponderada a forma como é feita a repreensão, evitando a ridicularização por parte dos colegas

16 Quais as estratégias mais utilizadas?
Escola Básica 2,3 Eugénio dos Santos Quais as estratégias mais utilizadas? Dar a entender que quem manda é o professor 47,4% dos professores indica impor com frequência a sua autoridade. Freire (1990): 60% respondeu fazê-lo raramente e 20% refere nunca o fazer. Conversar com o aluno no final da aula 45,5% dos professores refere conversar com frequência com o aluno perturbador, no fim da aula. RESPOSTA - [O professor deve recorrer ao diálogo, percebendo as razões que o levaram a tal conduta e fazê-lo compreender a necessidade de evitar este tipo de comportamento]. Freire (1990), 60% dos professores refere falar com frequência com os alunos no fim da aula.

17 Quais as estratégias menos utilizadas?
Escola Básica 2,3 Eugénio dos Santos Quais as estratégias menos utilizadas? Dar ordem de saída da aula 31,8% dos professores responde nunca e 63,6% responde que algumas vezes dão ordem de saída. Monteiro (2009): não é expulsando o aluno da aula que conseguimos alterar o seu comportamento, sendo mais importante uma boa conversa, uma advertência, uma chamada de atenção e/ou uma correção eficaz do comportamento do aluno. Freire (1990): 100% responde que raramente manda um aluno perturbador sair. - 1ª: Dar ordem de saída, por vezes, pode ser o que o aluno quer. Por outro lado, o que nos parece acontecer nesta escola, pode invalidar esta perspetiva, pois o aluno é acompanhado para uma sala e é-lhe atribuída uma tarefa. - 2ª: a nosso ver, faz algum sentido que isto aconteça, pois depende dos critérios de avaliação de cada disciplina. Baixar a nota por se portarem mal 36,8% diz nunca o fazer e 52,6% diz fazê-lo algumas vezes. Freire (1990): os professores nunca (50%) ou raramente (30%) baixam a nota.

18 Escola Básica 2,3 Eugénio dos Santos
Questões de Reflexão Deve o professor agir sempre perante comportamentos de indisciplina? Quando atuar perante estes comportamentos?

19 Escola Básica 2,3 Eugénio dos Santos
Conclusões Os professores têm uma perceção idêntica quanto à gravidade dos comportamentos dos alunos. Os comportamentos mais graves são os que colocam ou ameaçam colocar em causa a integridade do professor ou aluno. Todos os professores referem estabelecer regras, como forma de prevenção de comportamentos indisciplinados. Outras estratégias mais utilizadas passam por elogiar o comportamento do aluno e adverti-lo no momento da infração.

20 Escola Básica 2,3 Eugénio dos Santos
Questões de reflexão Por que motivo os alunos adotam comportamentos de indisciplina? Porque será que os professores não consideram ter a mesma responsabilidade perante a (in)disciplina? O que os leva a pensar isso? Qual deve ser o papel do aluno no estabelecimento das regras? Como gerir o elogio aos comportamentos adequados? Deve o professor agir sempre perante comportamentos de indisciplina? Quando atuar perante estes comportamentos?


Carregar ppt "Perceção dos professores acerca dos comportamentos em contexto de aula"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google