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Expedientes e Processos Administrativos
SIGA-DOC Expedientes e Processos Administrativos
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Agenda Histórico Tipos de documentos Apresentação do sistema
Recuperação Preservação Interopera-bilidade Módulos comple-mentares SIGA-DOC em números Open source Comitês Conclusão
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Desenvol- vimento Jan/06
Histórico do Projeto Desenvol- vimento Jan/06 SJRJ Jan/07 TRF2 Set/07 SJES Nov/07 CJF Jan/12 TJ/PA Out/12 TJ/BA TJ/RJ FIOCRUZ UFF CNJ STF TJ/SC
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Documentos Tipo de documento Expediente Processo Adm. Origem
Produzido no sistema Externo Importado Suporte Papel Digital
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Login
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Página Inicial
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Produção de Expedientes
Editor de textos interno (permite colar do Word) Gera documentos a partir do preenchimento de formulários Facilidade de classificação (pessoas, órgãos e gestão documental) Numeração única de documentos Criação automática de vias (PCTT) Gerência de co-signatários Geração automática de PDF Assinatura eletrônica com certificado digital
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Classificar
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Exibição do Expediente
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Movimentação Transferir Juntar e desentranhar Vincular Anexar PDF
Para lotação ou pessoa Entre órgãos usuários do sistema Para órgão externo Juntar e desentranhar Vincular Anexar PDF Criar e cancelar vias Escrever despachos Arquivar Fazer anotações Refazer e duplicar
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Criação de Expediente Interno
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Produção de Processos Controle de juntada e desentranhamento
Geração de certidão de exclusão para casos de desentranhamento ou cancelamento de anexação Numeração contínua de páginas em processos digitais Geração de múltiplos volumes, com certidão de criação e de encerramento Controle de apensos Subprocessos Geração de PDF único com todo o dossiê
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Criação de Expediente Interno
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Criação de Expediente Interno
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Diário da Justiça Eletrônico
Publicação Boletim Interno Diário da Justiça Eletrônico Gerenciamento minucioso de permissões para publicar Movimentação específica para publicar Geração automática do boletim, após confirmação do gestor Publicação é registrada no histórico do documento Gestão centralizada por órgão Gestores podem triar documentos submetidos por usuários sem privilégio Envio de documentos e metadados para publicação Quando ocorre a publicação, acrescenta data e página no histórico do documento
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Classificar Pesquisa
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Recuperação Busca Metadados Texto completo Documento principal Anexos
Verificação de autenticidade via web Níveis de Sigilo Público Limitado Ao órgão Entre lotações Entre pessoas
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Classificar Pesquisa
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Preservação MoReq-Jus Alto grau de aderência PCTT Class. automática
Tempo-ralidade de cada via Documentos Metadados PDF HTML Formulário Anexos Assinatura eletrônica ICP-Brasil Padrão PKCS#7 Políticas de assinatura ICP-Brasil Carimbo de tempo (futuro)
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Interoperabilidade Integração com sistemas de RH Cadastro
Sincronismo via HTTP e XML de pessoas, cargos, funções, lotações Histórico de alterações Gestão de Identidade (SIGA-GI) Cadastro Recebimento de senha por Integrações opcionais Módulos do SIGA Outros sistemas via webservices Workflow (SIGA-WF)
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Exemplo de XML <?xml version="1.0" encoding="ISO-8859-1"?>
<base orgaoUsuario="RJ"> <cargos> <cargo id="2032" nome="TECNICO JUDICIARIO/INFORMATICA" /> </cargos> <funcoes> <funcao id="65" nome="SUPERVISOR" /> </funcoes> <lotacoes> <lotacao id="0" nome="Seção Judiciária do Rio de Janeiro" sigla="SJRJ" /> <lotacao id="142" nome="Direção do Foro " sigla="DIRFO" idPai="0" /> <lotacao id="163" nome="Secretaria Geral" sigla="SG" idPai="142" /> <lotacao id="180" nome="Subsecretaria de Telecomunicações e Informática" sigla="STI" idPai="163" /> <lotacao id="519" nome="Coordenadoria de Sistemas de Informação" sigla="CSIS" idPai="180" /> <lotacao id="525" nome="Seção de Sistemas Especializados" sigla="SESIE" idPai="519" /> </lotacoes> <pessoas> <pessoa id=" " cpf=" " nome="RENATO DO AMARAL CRIVANO MACHADO" sexo="M" dtNascimento=" " nacionalidade="BRASILEIRA" naturalidade="RIO DE JANEIRO" tipoSanguineo="AB+" grauInstrucao="SUPERIOR COMPLETO" matricula="13635" dtInicioExercicio=" " atoNomeacao="322" dtNomeacao=" " dtAtoPublicacao=" " dtPosse=" " cargo="2132" padraoReferencia="A-NS-4" situacao="1" lotacao="525" sigla="TAH" funcaoConfianca="65" /> </pessoas> </base>
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Módulos Complementares
SIFA-WF Workflow Gestão do fluxo de trabalho Tramitação automática Controle de prazos SIGA-GI: Gestão de Identidade Autenticação Controle de acesso e permissões Integração com MS AD e Exchange SIGA-DOC
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Impressão do Rascunho
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Finalizer, Anexar e Visualizar Dossiê
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Dossiê HTML
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Dossiê PDF
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Despachar
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Despacho/Transferência
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SIGA-DOC em Números Órgão Usuários Documentos CJF 232 24.814 TRF2
1.249 SJRJ 3.334 SJES 537 26.039 TOTAL 5.352
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SIGA-DOC em Números Órgão 2007 2008 2009 2010 2011 2012 CJF - 36.658
TRF2 1.446 9.314 37.633 38.532 58.138 93.223 SJRJ 47.996 59.822 73.660 86.289 86.735 97.975 SJES 688 2.031 7.989 8.473 9.831 TOTAL 49.442 69.824
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Open Source Disponível desde Fevereiro de 2012 em: Motivação Adoção por diversos órgãos Código fonte, documentação, base de conhecimento disponível para o público externo Controle de versões Distribuição de atualizações Recebimento de contribuições de desenvolvedores externos
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Comitês Comitê Gestor Priorizar Alocar recursos Comitê de Padronização
Definir modelos e padrões Consolidar e acompanhar demandas Comitê de TI Avaliar viabilidade técnica Definir prazos e custos
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Arquitetura Struts 2 Action Load balance, single sign-on
Java EE Container Web Struts 2 Action Load balance, single sign-on Banco de dados Hibernate, Oracle Hibernate Search, Lucene Produção de documentos Templates em JSP ou Free-marker iText, FOP, Nheen-gatu FCK-Editor
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Infraestrutura
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Conclusão Solução completa de gestão de documentos altamente aderente ao MoReq-Jus. Projetado e implementado exclusivamente por servidores públicos para ser um sistema nacional e multi-órgão. A 2ª Região fica feliz em oferecer o SIGA-DOC, fruto de seu trabalho, para ser amplamente utilizado, visando: Reduzir o gasto público; Minimizar o esforço redundante das equipes de TI; Evoluir rapidamente o sistema através do trabalho colaborativo.
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Premissas Participar dos comitês
Emitir ato normativo tornando obrigatório o uso para todos os documentos do órgão Os novos documentos deverão ser 100% digitais Aderir à base de dados integrada Toda alteração no sistema será versionada em clone de nosso repositório GIT Possuir uma equipe de servidores do quadro atuando no projeto em tempo integral 2 servidores da área de negócios (mínimo 1) 3 servidores de TI (mínimo 1) Se um servidor se afastar, antes deve repassar o conhecimento para seu sucessor Prover atendimento de primeiro nível A comunicação com a SJRJ deve ser centralizada em 1 ou 2 pessoas
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Obrigado! Patrícia Longhi – patricia.longhi@jfrj.jus.br
Gustavo Barreto – Paulo Henrique Duarte – Renato Crivano –
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