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Expedientes e Processos Administrativos

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Apresentação em tema: "Expedientes e Processos Administrativos"— Transcrição da apresentação:

1 Expedientes e Processos Administrativos
SIGA-DOC Expedientes e Processos Administrativos

2 Agenda Histórico Tipos de documentos Apresentação do sistema
Recuperação Preservação Interopera-bilidade Módulos comple-mentares SIGA-DOC em números Open source Comitês Conclusão

3 Desenvol- vimento Jan/06
Histórico do Projeto Desenvol- vimento Jan/06 SJRJ Jan/07 TRF2 Set/07 SJES Nov/07 CJF Jan/12 TJ/PA Out/12 TJ/BA TJ/RJ FIOCRUZ UFF CNJ STF TJ/SC

4 Documentos Tipo de documento Expediente Processo Adm. Origem
Produzido no sistema Externo Importado Suporte Papel Digital

5 Login

6 Página Inicial

7 Produção de Expedientes
Editor de textos interno (permite colar do Word) Gera documentos a partir do preenchimento de formulários Facilidade de classificação (pessoas, órgãos e gestão documental) Numeração única de documentos Criação automática de vias (PCTT) Gerência de co-signatários Geração automática de PDF Assinatura eletrônica com certificado digital

8 Classificar

9 Exibição do Expediente

10 Movimentação Transferir Juntar e desentranhar Vincular Anexar PDF
Para lotação ou pessoa Entre órgãos usuários do sistema Para órgão externo Juntar e desentranhar Vincular Anexar PDF Criar e cancelar vias Escrever despachos Arquivar Fazer anotações Refazer e duplicar

11 Criação de Expediente Interno

12 Produção de Processos Controle de juntada e desentranhamento
Geração de certidão de exclusão para casos de desentranhamento ou cancelamento de anexação Numeração contínua de páginas em processos digitais Geração de múltiplos volumes, com certidão de criação e de encerramento Controle de apensos Subprocessos Geração de PDF único com todo o dossiê

13 Criação de Expediente Interno

14 Criação de Expediente Interno

15 Diário da Justiça Eletrônico
Publicação Boletim Interno Diário da Justiça Eletrônico Gerenciamento minucioso de permissões para publicar Movimentação específica para publicar Geração automática do boletim, após confirmação do gestor Publicação é registrada no histórico do documento Gestão centralizada por órgão Gestores podem triar documentos submetidos por usuários sem privilégio Envio de documentos e metadados para publicação Quando ocorre a publicação, acrescenta data e página no histórico do documento

16 Classificar Pesquisa

17 Recuperação Busca Metadados Texto completo Documento principal Anexos
Verificação de autenticidade via web Níveis de Sigilo Público Limitado Ao órgão Entre lotações Entre pessoas

18 Classificar Pesquisa

19 Preservação MoReq-Jus Alto grau de aderência PCTT Class. automática
Tempo-ralidade de cada via Documentos Metadados PDF HTML Formulário Anexos Assinatura eletrônica ICP-Brasil Padrão PKCS#7 Políticas de assinatura ICP-Brasil Carimbo de tempo (futuro)

20 Interoperabilidade Integração com sistemas de RH Cadastro
Sincronismo via HTTP e XML de pessoas, cargos, funções, lotações Histórico de alterações Gestão de Identidade (SIGA-GI) Cadastro Recebimento de senha por Integrações opcionais Módulos do SIGA Outros sistemas via webservices Workflow (SIGA-WF)

21 Exemplo de XML <?xml version="1.0" encoding="ISO-8859-1"?>
<base orgaoUsuario="RJ"> <cargos> <cargo id="2032" nome="TECNICO JUDICIARIO/INFORMATICA" /> </cargos> <funcoes> <funcao id="65" nome="SUPERVISOR" /> </funcoes> <lotacoes> <lotacao id="0" nome="Seção Judiciária do Rio de Janeiro" sigla="SJRJ" /> <lotacao id="142" nome="Direção do Foro " sigla="DIRFO" idPai="0" /> <lotacao id="163" nome="Secretaria Geral" sigla="SG" idPai="142" /> <lotacao id="180" nome="Subsecretaria de Telecomunicações e Informática" sigla="STI" idPai="163" /> <lotacao id="519" nome="Coordenadoria de Sistemas de Informação" sigla="CSIS" idPai="180" /> <lotacao id="525" nome="Seção de Sistemas Especializados" sigla="SESIE" idPai="519" /> </lotacoes> <pessoas> <pessoa id=" " cpf=" " nome="RENATO DO AMARAL CRIVANO MACHADO" sexo="M" dtNascimento=" " nacionalidade="BRASILEIRA" naturalidade="RIO DE JANEIRO" tipoSanguineo="AB+" grauInstrucao="SUPERIOR COMPLETO" matricula="13635" dtInicioExercicio=" " atoNomeacao="322" dtNomeacao=" " dtAtoPublicacao=" " dtPosse=" " cargo="2132" padraoReferencia="A-NS-4" situacao="1" lotacao="525" sigla="TAH" funcaoConfianca="65" /> </pessoas> </base>

22 Módulos Complementares
SIFA-WF Workflow Gestão do fluxo de trabalho Tramitação automática Controle de prazos SIGA-GI: Gestão de Identidade Autenticação Controle de acesso e permissões Integração com MS AD e Exchange SIGA-DOC

23 Impressão do Rascunho

24 Finalizer, Anexar e Visualizar Dossiê

25 Dossiê HTML

26 Dossiê PDF

27 Despachar

28 Despacho/Transferência

29 SIGA-DOC em Números Órgão Usuários Documentos CJF 232 24.814 TRF2
1.249 SJRJ 3.334 SJES 537 26.039 TOTAL 5.352

30 SIGA-DOC em Números Órgão 2007 2008 2009 2010 2011 2012 CJF - 36.658
TRF2 1.446 9.314 37.633 38.532 58.138 93.223 SJRJ 47.996 59.822 73.660 86.289 86.735 97.975 SJES 688 2.031 7.989 8.473 9.831 TOTAL 49.442 69.824

31 Open Source Disponível desde Fevereiro de 2012 em: Motivação Adoção por diversos órgãos Código fonte, documentação, base de conhecimento disponível para o público externo Controle de versões Distribuição de atualizações Recebimento de contribuições de desenvolvedores externos

32 Comitês Comitê Gestor Priorizar Alocar recursos Comitê de Padronização
Definir modelos e padrões Consolidar e acompanhar demandas Comitê de TI Avaliar viabilidade técnica Definir prazos e custos

33 Arquitetura Struts 2 Action Load balance, single sign-on
Java EE Container Web Struts 2 Action Load balance, single sign-on Banco de dados Hibernate, Oracle Hibernate Search, Lucene Produção de documentos Templates em JSP ou Free-marker iText, FOP, Nheen-gatu FCK-Editor

34 Infraestrutura

35 Conclusão Solução completa de gestão de documentos altamente aderente ao MoReq-Jus. Projetado e implementado exclusivamente por servidores públicos para ser um sistema nacional e multi-órgão. A 2ª Região fica feliz em oferecer o SIGA-DOC, fruto de seu trabalho, para ser amplamente utilizado, visando: Reduzir o gasto público; Minimizar o esforço redundante das equipes de TI; Evoluir rapidamente o sistema através do trabalho colaborativo.

36 Premissas Participar dos comitês
Emitir ato normativo tornando obrigatório o uso para todos os documentos do órgão Os novos documentos deverão ser 100% digitais Aderir à base de dados integrada Toda alteração no sistema será versionada em clone de nosso repositório GIT Possuir uma equipe de servidores do quadro atuando no projeto em tempo integral 2 servidores da área de negócios (mínimo 1) 3 servidores de TI (mínimo 1) Se um servidor se afastar, antes deve repassar o conhecimento para seu sucessor Prover atendimento de primeiro nível A comunicação com a SJRJ deve ser centralizada em 1 ou 2 pessoas

37 Obrigado! Patrícia Longhi – patricia.longhi@jfrj.jus.br
Gustavo Barreto – Paulo Henrique Duarte – Renato Crivano –


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