A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Caracterização da organização

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Caracterização da organização"— Transcrição da apresentação:

1 Caracterização da organização
Trabalho #2 Tesla Motors Inc. AMI – Assistência Médica Internacional OGEstores (Turma 1 - Equipa 3): Sérgio Reis Gestor da Equipa João Pedro Ferreira Gestor Adjunto Pedro Moura Maia Gestor da Documentação Pedro Barros Auditor Interno Pedro Lino 14/03/2014 Universidade do Porto – Faculdade de Engenharia Organização e Gestão da Empresa

2 Metodologia/Abordagem
Descrição da Organização Evolução do Negócio Ambiente Geral e Específico Análise dos Níveis de Gestão Recursos Humanos Análise Interna Certificações e Normas Sustentabilidade Social e Ambiental Análise Comparativa Principais Semelhanças Principais Diferenças Conclusões 2

3 Planeamento para o Desenvolvimento do Trabalho
Recolha de Dados Todos os membros ficam responsáveis pela recolha de informação de ambas as empresas Esta informação recolhida é lida individualmente por todos os membros antes da reunião de brainstorming Discussão de Ideias É marcada uma reunião presencial onde se discutem os tópicos alvo de análise para ambas em empresas Alcança-se um consenso dentro da equipa acerca das várias temáticas a incluir no relatório Preparação da Apresentação Após esta visão de grupo estar bem definida, cada membro fica encarregue de redigir/preparar apresentação sobre um dos tópicos de análise A mesma pessoa redige o mesmo tópico de análise para ambas as empresas, de modo a facilitar a comparação directa entre organizações 3

4 Agenda – Tesla Motors Inc.
 Descrição Evolução Ambiente Níveis Gestão RH Análise Interna Certificações Sustentabilidade 1 Descrição da Organização Evolução do Negócio 2 Ambiente Geral e Específico 3 Análise dos Níveis de Gestão 4 Recursos Humanos 5 Análise Interna 6 Certificações e Normas 7 Sustentabilidade Social e Ambiental 8 4

5 Descrição da Organização
Evolução Ambiente Níveis Gestão RH Análise Interna Certificações Sustentabilidade A Tesla é uma empresa Americana pública com fins lucrativos. O seu nome é em honra ao inventor no campo da engenharia mecânica e elétrica, Nikola Tesla. A Tesla dedica-se à criação, projeção e fabricação de veiculos elétricos de alta performance, mas também a fabricação de componentes elétricos e sua venda a outros produtores automóveis. 5

6 Descrição da Organização
Evolução Ambiente Níveis Gestão RH Análise Interna Certificações Sustentabilidade A Tesla possui a sua base empresarial na Califórnia, no mesmo local onde se encontra a sua fábrica. Contudo tem vindo a expandir a sua área de negócio. Possui neste momento lojas por todos os EUA Expandiu-se para a Europa, começando por Londres, tendo agora a sua base empresarial europeia em Amsterdão, num total de 24 lojas por toda a Europa. Expandiu-se já para a Ásia, nomeadamente China, Japão, Singapura e Hong Kong, estando ainda presente na Austrália. 6

7 Descrição da Organização
Evolução Ambiente Níveis Gestão RH Análise Interna Certificações Sustentabilidade A Tesla subsiste num mercado extremamente competitivo, necessitando de definir os seus factores críticos de sucesso. Definiu metas a atingir nas áreas do design, tecnologia, conforto, performance e autonomia dos seus veiculos. O cumprimento das metas permite à Tesla avaliar o seu futuro sucesso. A transformação de materiais em peças, levando à construção de veículos, e a sua venda, são a forma de criação de valor da empresa, bem como desenvolvimento e investigação na área da técnologia. 7

8 Descrição da Organização
Evolução Ambiente Níveis Gestão RH Análise Interna Certificações Sustentabilidade A Tesla trabalha como produtor de equipamento original (OEM) e tem parcerias com várias marcas: Daimler Toyota produção de peças para outros produtores de veículos. Mercedes Panasonic produção e desenvolvimento de baterias. 27% da empresa pertence a Elon Musk, 0,27% ao Toyota Group e 0,14% à Daimler AG. 8

9 Agenda – Tesla Motors Inc.
Descrição  Evolução Ambiente Níveis Gestão RH Análise Interna Certificações Sustentabilidade Descrição da Organização 1 2 Evolução do Negócio Ambiente Geral e Específico 3 Análise dos Níveis de Gestão 4 Recursos Humanos 5 Análise Interna 6 Certificações e Normas 7 Sustentabilidade Social e Ambiental 8 9

10 Negócio - Funding 5 Venture Rounds – Fundos de Capital de Risco
Descrição  Evolução Ambiente Níveis Gestão RH Análise Interna Certificações Sustentabilidade 5 Venture Rounds – Fundos de Capital de Risco Total arrecadado: 187 Milhões USD Empréstimo do Departamento de Energia dos Estados Unidos Total empréstimo: 465 Milhões USD Compra de 10% da empresa pela Daimler AG (fabricante da Mercedes-Benz) por 50 Milhões USD Aabar Investments compra 40% dessa parte à Daimler AG Funding: 5 venture rounds – fundos de capital de risco (187 Milhões USD no total) Empréstimo de 465 Milhões USD por parte do Departamento de Energia dos Estados Unidos Daimler AG (Alemanha) compra 10% da Tesla em setembro 2009 40% dessa parte é vendida depois à Aabar Investments (Abu Dhabi) 10

11 Negócio – Produto/Serviço (I)
Descrição  Evolução Ambiente Níveis Gestão RH Análise Interna Certificações Sustentabilidade Roadster ( ) Super-desportivo para early adopters Model S (2013 – atualmente) Sedan de luxo Model X (finais …) Crossover/SUV Citadino (futuro/missão) Económico/Competidor marcas comuns Produto (Carros): Roadster – Carro super-desportivo para early adopters Model S – Carro sedan de luxo Model X – Carro Crossover Futuro – Carro citadinos regulares, totalmente elétricos 11

12 Negócio – Produto/Serviço (II)
Descrição  Evolução Ambiente Níveis Gestão RH Análise Interna Certificações Sustentabilidade Venda de componentes de motores automóveis elétricos a outros fabricantes de automóveis (Comércio B2B) Rede de postos de abastecimento grátis – Supercharger Produto (Serviços): Rede de postos de abastecimento grátis (Supercharger) – o sistema de carregamento mais rápido atualmente existente Vendas de componentes para outras marcas de automóveis (mercado B2B) 12

13 Negócio – Performance Financeira
Descrição  Evolução Ambiente Níveis Gestão RH Análise Interna Certificações Sustentabilidade Prejuízo desde o início (2003) Excepção: T1 2013 Ainda em ramp-up: Custos Elevados I&D Economias de Escala por atingir A pagar investimentos Confiança dos mercados: Alta cotação em bolsa (crescente) Resultados financeiros: Prejuízo desde o início (2003) – excepção: T1 2013 Custos de I&D altos, economias de escalas por atingir Confiança dos mercados no produto --> crescimento regular do valor das cotações em bolsa 13

14 Agenda – Tesla Motors Inc.
Descrição Evolução  Ambiente Níveis Gestão RH Análise Interna Certificações Sustentabilidade Descrição da Organização 1 Evolução do Negócio 2 3 Ambiente Geral e Específico Análise dos Níveis de Gestão 4 Recursos Humanos 5 Análise Interna 6 Certificações e Normas 7 Sustentabilidade Social e Ambiental 8 14

15 Ambiente Geral e Específico
Descrição Evolução  Ambiente Níveis Gestão RH Análise Interna Certificações Sustentabilidade Ambiente geral Estado da economia na qual se insere; Taxas de câmbio, tendência inflacionista ou deflacionista; Taxa de desemprego; Custos energéticos Forças económicas Inovação tecnológica; Forças tecnológicas Legislação sobre a proteção de patentes; Programas de incentivo à inovação, investigação e recurso a energias alternativas; Estabilidade política Forças políticas, éticas e ambientais Grau de alfabetização e escolarização; Grau de desenvolvimento dos países; Forças demográficas, culturais e sociais 15

16 Ambiente Geral e Específico
Descrição Evolução  Ambiente Níveis Gestão RH Análise Interna Certificações Sustentabilidade Ambiente específico Consumidores atuais e potenciais dos produtos Clientes Responsáveis pelos materiais e componentes requeridos pela empresa Parceiros no desenvolvimento de tecnologias necessárias Fornecedores Outros fabricantes de carros elétricos Outros fabricantes de carros de luxo Concorrentes Onde são realizadas as campanhas de divulgação da empresa Meios de comunicação social Sindicatos de trabalhadores, associações empresariais do setor económico e energético Grupos de interesse especiais Trabalhadores e acionistas da empresa Grupos de interesse internos 16

17 Agenda – Tesla Motors Inc.
Descrição Evolução Ambiente  Níveis Gestão RH Análise Interna Certificações Sustentabilidade Descrição da Organização 1 Evolução do Negócio 2 Ambiente Geral e Específico 3 4 Análise dos Níveis de Gestão Recursos Humanos 5 Análise Interna 6 Certificações e Normas 7 Sustentabilidade Social e Ambiental 8 17

18 Análise dos Níveis de Gestão
Descrição Evolução Ambiente  Níveis Gestão RH Análise Interna Certificações Sustentabilidade CEO Elon Musk Chief Technical Officer JB Straubel Chief Financial Officer Deepak Ahuja Chief Designer Franz Von Holzhausen Chief Information Officer Jay Vijayan Vice President, World Wide Sales and Service Jerome Guillen Vice President, Manufacturing Gilbert Passin Vice President, Business Development Diarmuid O’Connell Vice President, Human Resources Arnnon Geshuri Vice President, Supply Chain Peter Carlsson 18

19 Agenda – Tesla Motors Inc.
Descrição Evolução Ambiente Níveis Gestão  RH Análise Interna Certificações Sustentabilidade Descrição da Organização 1 Evolução do Negócio 2 Ambiente Geral e Específico 3 Análise dos Níveis de Gestão 4 5 Recursos Humanos Análise Interna 6 Certificações e Normas 7 Sustentabilidade Social e Ambiental 8 19

20 Recursos Humanos Descrição Evolução Ambiente Níveis Gestão  RH Análise Interna Certificações Sustentabilidade Atualmente a Tesla conta com cerca de 6000 empregados. A Tesla dispõe formação para todos os seus colaboradores, desde o operário fabril a todos os engenheiros, que recebem formações regulares para se manterem actualizados acerca dos avanços na tecnologia. 20

21 Agenda – Tesla Motors Inc.
Descrição Evolução Ambiente Níveis Gestão RH  Análise Interna Certificações Sustentabilidade Descrição da Organização 1 Evolução do Negócio 2 Ambiente Geral e Específico 3 Análise dos Níveis de Gestão 4 Recursos Humanos 5 6 Análise Interna Certificações e Normas 7 Sustentabilidade Social e Ambiental 8 21

22 Análise Interna Forças Fraquezas Oportunidades Ameaças Análise SWOT:
Descrição Evolução Ambiente Níveis Gestão RH  Análise Interna Certificações Sustentabilidade Análise SWOT: Forças Fraquezas Oportunidades Ameaças 22

23 Análise Interna Forças Análise SWOT:
Descrição Evolução Ambiente Níveis Gestão RH  Análise Interna Certificações Sustentabilidade Análise SWOT: Forças Maior produtor mundial de componentes para automóveis elétricos; Maior produtor de automóveis elétricos de alta performance, líder no mercado de automóveis elétricos: Tecnologia avançada na produção de componentes para automóveis elétricos (imbatível no mercado); Parceria com grandes empresas do ramo automóvel, Daimler (Smartev e Mercedes classe A) e Toyota; Lealdade dos consumidores; 23

24 Análise Interna Fraquezas Análise SWOT:
Descrição Evolução Ambiente Níveis Gestão RH  Análise Interna Certificações Sustentabilidade Análise SWOT: Fraquezas Marca pouco consolidada, dada a recente existência da empresa quando comparada com a maioria do sector automóvel Quota de mercado pouco significativa no mercado automóvel Gama de produtos pouco diversificada, uma vez que só inclui automóveis elétricos Baixa eficiência na produção dos automóveis (inexperiência de produção em massa e introdução constante de novas tecnologias) Associação de veículos elétricos com veículos de mais baixa performance 24

25 Análise Interna Oportunidades Análise SWOT:
Descrição Evolução Ambiente Níveis Gestão RH  Análise Interna Certificações Sustentabilidade Análise SWOT: Aumento da procura de automóveis elétricos; Exploração de mercados emergentes e expansão no mercado asiático. Adquirir subsidiárias nos Estados Unidos e exterior; Aumento dos impostos em automóveis de combustão interna; Aumento dos preços de combustível; Crescente consciencialização ambiental por parte das pessoas, maior preocupação com produtos eco-friendly; Legislação que atribua benefícios/incentivos aos proprietários de automóveis elétricos; Oportunidades 25

26 Análise Interna Ameaças Análise SWOT:
Descrição Evolução Ambiente Níveis Gestão RH  Análise Interna Certificações Sustentabilidade Análise SWOT: Entrada no mercado de automóveis elétricos por parte de outros fabricantes de automóveis mais experientes Legislação contra a produção de determinados modelos (principalmente ao nível da segurança) Novas formas de extrair petróleo e gás natural que colocam em causa o fim da utilização destes combustíveis Ameaças 26

27 Agenda – Tesla Motors Inc.
Descrição Evolução Ambiente Níveis Gestão RH Análise Interna  Certificações Sustentabilidade Descrição da Organização 1 Evolução do Negócio 2 Ambiente Geral e Específico 3 Análise dos Níveis de Gestão 4 Recursos Humanos 5 Análise Interna 6 7 Certificações e Normas Sustentabilidade Social e Ambiental 8 27

28 Certificações e Normas
Descrição Evolução Ambiente Níveis Gestão RH Análise Interna  Certificações Sustentabilidade A Tesla encontra-se certificada pela norma ISO 9001: Conformidade dos seus produtos e serviços Satisfação dos clientes Análise de processos Melhoria contínua 28

29 Agenda – Tesla Motors Inc.
Descrição Evolução Ambiente Níveis Gestão RH Análise Interna Certificações  Sustentabilidade Descrição da Organização 1 Evolução do Negócio 2 Ambiente Geral e Específico 3 Análise dos Níveis de Gestão 4 Recursos Humanos 5 Análise Interna 6 Certificações e Normas 7 8 Sustentabilidade Social e Ambiental 29

30 Sustentabilidade Social e Ambiental
Descrição Evolução Ambiente Níveis Gestão RH Análise Interna Certificações  Sustentabilidade A preocupação social e ambiental da Tesla Motors é muito importante e as suas políticas nestas áreas são evidenciadas pelo facto de desenvolverem automóveis com zero de emissões de CO2, mas também por utilizarem o alumínio, em vez de aço ou plástico, que, sendo mais caro, é quase completamente reciclável, como acontece com as baterias. 30

31 Agenda – AMI 1 2 3 4 5 6 7 8 Descrição da Organização
Evolução Ambiente Níveis Gestão RH Análise Interna Certificações Sustentabilidade 1 Descrição da Organização Evolução do Negócio 2 Ambiente Geral e Específico 3 Análise dos Níveis de Gestão 4 Recursos Humanos 5 Análise Interna 6 Certificações e Normas 7 Sustentabilidade Social e Ambiental 8 31

32 Descrição da Organização
Evolução Ambiente Níveis Gestão RH Análise Interna Certificações Sustentabilidade A Assistência Médica Internacional (AMI) é uma Organização não governamental (ONG) sem fins lucrativos É uma organização humanitária portuguesa que intervem no ambito da acção de saúde fisica e saúde social e ambiental, a nível nacional e intenacional. 32

33 Descrição da Organização
Evolução Ambiente Níveis Gestão RH Análise Interna Certificações Sustentabilidade Assistência Médica Assistência Médica Acção Social Ambiente Alertar Consciencias 33

34 Descrição da Organização
Evolução Ambiente Níveis Gestão RH Análise Interna Certificações Sustentabilidade Assistência Médica: Melhoria das condições de saúde física, colaborando com as instituições médicas presentes na zona de atuação Ação Social: Atuação no sentido de combate à pobreza e à exclusão social Ambiente: Prevenção de catástrofes naturais através da valorização do ambiente Alertar Consciências: Apoio à sensibilização da sociedade no sentido de mudança de atitudes e comportamentos. O ser humano é o centro das preocupações 34

35 Descrição da Organização
Evolução Ambiente Níveis Gestão RH Análise Interna Certificações Sustentabilidade Num senso a 190 empresas em Portugal a AMI ficou em 5º lugar, censo esse que avaliava o custo/beneficio e viabilidade financeira, averiguando a pertinência e eficácia da organização. É através destes estudos que a AMI avalia o seu sucesso, dado que necessita de bons índices para garantir a continuidade da entrada de recursos que assegurem a manutenção e crescimento da organização. A falta de sucesso levaria a uma redução ou extinção da AMI. A AMI acumula prémios como o prémio de Melhores ideias de 2012 (Espanha) e o prémio de Melhor distrito na área da saúde em Caué (São Tomé e Princípe), distrito que tem o apoio da AMI. 35

36 Descrição da Organização
Evolução Ambiente Níveis Gestão RH Análise Interna Certificações Sustentabilidade A AMI trabalha muitas vezes em associação com outras organizações. Exemplo disso são projectos desenvolvidos com a Pekat (organização humanitária na Guiné Bissau) e actuação junto de serviços de apoio ao emprego em conjunto com a Casa do Amigo. 36

37 Agenda – AMI 1 2 3 4 5 6 7 8 Descrição da Organização
 Evolução Ambiente Níveis Gestão RH Análise Interna Certificações Sustentabilidade Descrição da Organização 1 2 Evolução do Negócio Ambiente Geral e Específico 3 Análise dos Níveis de Gestão 4 Recursos Humanos 5 Análise Interna 6 Certificações e Normas 7 Sustentabilidade Social e Ambiental 8 37

38 Negócio – Funding Diversas formas de financiamento
Descrição  Evolução Ambiente Níveis Gestão RH Análise Interna Certificações Sustentabilidade Diversas formas de financiamento Sem apoio internacional, apesar de projectos internacionais serem parte significativa dos gastos Principais financiamentos: Estado Cartão de Saúde AMI Donativos (a perder percentagem) Ganhos Financeiros (a ganhar percentagem) Funding: Diversas Formas Distintas Sem apoio internacional (embora preste serviço internacional) Principais financiamentos: Cartão de Saúde AMI Donativos (a perder percentagem) Estado Ganhos Financeiros (a ganhar percentagem) 38

39 Negócio – Produto/Serviço
Descrição  Evolução Ambiente Níveis Gestão RH Análise Interna Certificações Sustentabilidade Assistência Médica Acção Social Ambiente Alertar Consciências 5 dezembro 1984 – Nascimento da AMI 1987 – Primeira Missão de Desenvolvimento (Guiné-Bissau) 1989 – Primeira Missão de Emergência (São Tomé e Príncipe) 1995 – Lançamento da Acção Social em Portugal Produto (Serviço): Assistência Médica Acção Social Defesa Ambiental Alertar Consciências História: Inicia a 5 de Dezembro de 1984 Primeira Missão de Desenvolvimento pelo Mundo – 1987: Desenvolvimento continuado de uma área Primeira Missão de Emergência – 1989: Apoio a uma área no caso de catástrofe, guerra, etc. Acção Social em Portugal 39

40 Negócio – Performance Financeira
Descrição  Evolução Ambiente Níveis Gestão RH Análise Interna Certificações Sustentabilidade Alteração das fontes de financiamento nos últimos anos No entanto, valor fica praticamente inalterado Resultado líquido positivo AMI é uma ONG sem fins lucrativos: Lucros são reinvestidos no ano seguinte. Exemplo: Depósitos a prazo Novas/Mais Missões Internacionais Reforço das Acções de Apoio Social Resultados financeiros: Resultado positivo ao longo dos anos Como se trata de uma ONG, esses lucros são reinvestidos para o ano seguinte (por exemplo, depósitos ou em novas missões/serviços de apoio social) 40

41 Agenda – AMI 1 2 3 4 5 6 7 8 Descrição da Organização
Evolução  Ambiente Níveis Gestão RH Análise Interna Certificações Sustentabilidade Descrição da Organização 1 Evolução do Negócio 2 3 Ambiente Geral e Específico Análise dos Níveis de Gestão 4 Recursos Humanos 5 Análise Interna 6 Certificações e Normas 7 Sustentabilidade Social e Ambiental 8 41

42 Ambiente Geral e Específico
Descrição Evolução  Ambiente Níveis Gestão RH Análise Interna Certificações Sustentabilidade Ambiente geral Estado da economia na qual se insere; Taxas de câmbio, tendência inflacionista ou deflacionista; Taxa de desemprego. Forças económicas Inovação tecnológica. Forças tecnológicas Legislação sobre a proteção de patentes; Programas de incentivo às causas sociais e ajuda humanitária; Estabilidade política. Forças políticas, éticas e ambientais Grau de alfabetização e escolarização; Grau de desenvolvimento dos países; Grau de acesso aos cuidados médicos Forças demográficas, culturais e sociais 42

43 Ambiente Geral e Específico
Descrição Evolução  Ambiente Níveis Gestão RH Análise Interna Certificações Sustentabilidade Ambiente específico Beneficiários das ações desencadeadas Clientes Responsáveis pelos materiais e distribuição Fornecedores Outras associações de assistência médica Concorrentes Onde são realizadas as campanhas de divulgação da organização Meios de comunicação social Sindicatos de trabalhadores, associações de cariz humanitário e social, pessoas em situação de necessidade Grupos de interesse especiais Funcionários da organização Grupos de interesse internos 43

44 Agenda – AMI 1 2 3 4 5 6 7 8 Descrição da Organização
Evolução Ambiente  Níveis Gestão RH Análise Interna Certificações Sustentabilidade Descrição da Organização 1 Evolução do Negócio 2 Ambiente Geral e Específico 3 4 Análise dos Níveis de Gestão Recursos Humanos 5 Análise Interna 6 Certificações e Normas 7 Sustentabilidade Social e Ambiental 8 44

45 Análise dos Níveis de Gestão
Descrição Evolução Ambiente  Níveis Gestão RH Análise Interna Certificações Sustentabilidade Conselho de administração Direção Geral Direção Geral Adjunta 1 Dep. Ação Social Dep. Administrativo e Tesouraria Dep. Recursos Humanos Direção Geral Adjunta 2 Dep. Internacional Dep. Informação e Comunicação Dep. Marketing Dep. Ambiente Dep. Contabilidade Dep. Gestão Financeira Dep. Logística Conselho Fiscal Assessoria da Presidência Auditoria Externa Apoio Jurídico 45

46 Agenda – AMI 1 2 3 4 5 6 7 8 Descrição da Organização
Evolução Ambiente Níveis Gestão  RH Análise Interna Certificações Sustentabilidade Descrição da Organização 1 Evolução do Negócio 2 Ambiente Geral e Específico 3 Análise dos Níveis de Gestão 4 5 Recursos Humanos Análise Interna 6 Certificações e Normas 7 Sustentabilidade Social e Ambiental 8 46

47 Recursos Humanos Descrição Evolução Ambiente Níveis Gestão  RH Análise Interna Certificações Sustentabilidade A AMI conta com 240 funcionários assalariados e cerca de 3000 voluntários inscritos. Preza a igualdade de oportunidades no procresso de recrutamento de colaboradores, patente na diversidade de habilitações literárias dos colaboradores. 47

48 Recursos Humanos Descrição Evolução Ambiente Níveis Gestão  RH Análise Interna Certificações Sustentabilidade A AMI oferece formação aos seus colaboradores nas áreas: Alfabetização Desenvolvimento Pessoal Trabalho Social e Orientação Saúde 48

49 Agenda – AMI 1 2 3 4 5 6 7 8 Descrição da Organização
Evolução Ambiente Níveis Gestão RH  Análise Interna Certificações Sustentabilidade Descrição da Organização 1 Evolução do Negócio 2 Ambiente Geral e Específico 3 Análise dos Níveis de Gestão 4 Recursos Humanos 5 6 Análise Interna Certificações e Normas 7 Sustentabilidade Social e Ambiental 8 49

50 Análise Interna Forças Fraquezas Oportunidades Ameaças Análise SWOT:
Descrição Evolução Ambiente Níveis Gestão RH  Análise Interna Certificações Sustentabilidade Análise SWOT: Forças Fraquezas Oportunidades Ameaças 50

51 Análise Interna Forças Análise SWOT: Boa divulgação a nível mundial
Descrição Evolução Ambiente Níveis Gestão RH  Análise Interna Certificações Sustentabilidade Análise SWOT: Forças Boa divulgação a nível mundial Existência de necessidades na sua área de atuação 51

52 Análise Interna Fraquezas Análise SWOT:
Descrição Evolução Ambiente Níveis Gestão RH  Análise Interna Certificações Sustentabilidade Análise SWOT: Fraquezas Dependência de apoios e parcerias para se manter sustentável 52

53 Análise Interna Oportunidades Análise SWOT:
Descrição Evolução Ambiente Níveis Gestão RH  Análise Interna Certificações Sustentabilidade Análise SWOT: Avanços da medicina poderão facilitar a resolução de problemas saúde de forma mais económica e viável Crescente consciencialização global para a importância da ajuda de cariz humanitário, principalmente no campo da saúde Oportunidades 53

54 Análise Interna Ameaças Análise SWOT:
Descrição Evolução Ambiente Níveis Gestão RH  Análise Interna Certificações Sustentabilidade Análise SWOT: Crise económica mundial causa limitações nos programas de apoio a associações humanitárias Existência de outras associações e organizações com o mesmo objetivo, pelo que poderá perder alguns apoios Ameaças 54

55 Agenda – AMI 1 2 3 4 5 6 7 8 Descrição da Organização
Evolução Ambiente Níveis Gestão RH Análise Interna  Certificações Sustentabilidade Descrição da Organização 1 Evolução do Negócio 2 Ambiente Geral e Específico 3 Análise dos Níveis de Gestão 4 Recursos Humanos 5 Análise Interna 6 7 Certificações e Normas Sustentabilidade Social e Ambiental 8 55

56 Certificações e Referenciais Normativos
 Titulo 1 Titulo 2 Titulo 3 Titulo 4 Titulo 5 Como entidade formadora a AMI encontra-se creditada pela DGERT (Direcção-Geral do Emprego e das Relações de Trabalho), encontrando-se certificada nas seguintes áreas: Trabalho Social e Orientação (Código 762) Alfebetização (Código 080) Desenvolvimento Pessoal (Código 090) Saúde (Código 729) Bibliografia: (Ver quadro sinóptico de classificação das áreas de educação e formação – pág. 2283) 56

57 Agenda – AMI 1 2 3 4 5 6 7 8 Descrição da Organização
Evolução Ambiente Níveis Gestão RH Análise Interna Certificações  Sustentabilidade Descrição da Organização 1 Evolução do Negócio 2 Ambiente Geral e Específico 3 Análise dos Níveis de Gestão 4 Recursos Humanos 5 Análise Interna 6 Certificações e Normas 7 8 Sustentabilidade Social e Ambiental 57

58 Política e Práticas Sociais e Ambientais
Titulo 1  Titulo 2 Titulo 3 Titulo 4 Titulo 5 A política da AMI consiste em atenuar as desigualdades e o sofrimento humano no mundo tendo o ser humano no centro das preocupações. Evidencia esta política através da: Assistência Médica Internacional (envio de voluntários para missões de emergência) e Nacional (Centros Porta Amiga) Acção Social a nível Internacional (projetos de desenvolvimento) e nacional (combate à pobreza e exclusão social) Acção Ambiental intervindo, através do apoio em projetos em Portugal e no estrangeiro, na valorização do ambiente, considerando-o um vetor fundamental de desenvolvimento das sociedades e bem-estar das populações e, numa estratégia preventiva, evitando catástrofes humanitárias consequentes da degradação ambiental Alertar Consciências promovendo a mudança de atitudes e comportamentos Bibliografia: 58

59 Agenda – Análise Comparativa
 Semelhanças Diferenças Conclusões Questões 1 Principais Semelhanças Principais Diferenças 2 Conclusões 3 Questões 4 59

60 Principais Semelhanças
Diferenças Conclusões Questões Apesar de algumas diferenças, as organizações têm uma estrutura organizacional semelhante. Organização interna Resultados financeiros positivos são essenciais para o bom funcionamento das organizações e para estas se poderem manter no ativo Necessidade de serem sustentáveis Enquanto que a Tesla depende de fornecedores de cariz altamente tecnológico, a AMI depende do apoio da parte de empresas distribuidoras e do setor médico Dependência de fornecedores O apoio financeiro é essencial para ambas as organizações, principalmente numa fase inicial Dependência de financiamento externo Ambas começaram com um produto/serviço único, para mais tarde se diversificarem Diversificação 60

61 Agenda – Análise Comparativa
Semelhanças  Diferenças Conclusões Questões Principais Semelhanças 1 2 Principais Diferenças Conclusões 3 Questões 4 61

62 Principais Diferenças
Semelhanças  Diferenças Conclusões Questões Lucro vs Ajuda humanitária Finalidade Setor automóvel vs Cuidados médicos Área de atuação Classe alta (elevado poder de compra) vs Classe carenciada sem acesso a cuidados de saúde Público alvo Uma empresa lucrativa, como a Tesla, necessita de gerar dinheiro para cobrir as suas despesas e gerar dividendos, de forma a atrair investidores Capacidade de gerar dinheiro 62

63 Agenda – Análise Comparativa
Semelhanças Diferenças  Conclusões Questões Principais Semelhanças 1 Principais Diferenças 2 1 Conclusões Questões 4 63

64 Conclusões Semelhanças Diferenças  Conclusões Questões Embora com âmbitos e objetivos diferentes, todas as organizações se encontram hierarquizadas e ordenadas de forma semelhante Todas as organizações se baseiam em valores, missão e objetivos para o seu funcionamento, de modo que a gestão é feita com moldes semelhantes 64

65 Questões Semelhanças Diferenças Conclusões  Questões ? 65

66 Obrigado! 66


Carregar ppt "Caracterização da organização"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google