A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

© 2006, NexLogic Business Solutions Mercado Europeu e Ibérico Barreiras à Internacionalização Marcelo Caio

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "© 2006, NexLogic Business Solutions Mercado Europeu e Ibérico Barreiras à Internacionalização Marcelo Caio"— Transcrição da apresentação:

1 © 2006, NexLogic Business Solutions Mercado Europeu e Ibérico Barreiras à Internacionalização Marcelo Caio

2 © 2006, NexLogic Business Solutions AGENDA Tipos de barreiras Barreiras para IDE Barreiras para outras modalidades Como reduzir os riscos

3 © 2006, NexLogic Business Solutions Barreiras à internacionalização – tipos Barreiras para IDE Barreiras internas Barreiras mercadológicas Barreiras para parcerias Barreiras em função do risco

4 © 2006, NexLogic Business Solutions Barreiras de Entrada - IDE Formalização de empresas Igualdade de direitos entre investidores nacionais e estrangeiros Qualquer proporção de capital estrangeiro Designação de administrador

5 © 2006, NexLogic Business Solutions Barreiras de Entrada - IDE Formalização de contratos de trabalho Distinção entre investidor e administrador Contrato de trabalho sem termo Encargos sociais e benefícios comuns

6 © 2006, NexLogic Business Solutions Barreiras de Entrada - IDE Fórum privilegiado dos contratos Regras de capital mínimo Regras de formalização (autorizações de funcionamento)

7 © 2006, NexLogic Business Solutions Barreiras de Entrada - IDE Formalização da entrada de capital e posterior repatriação (IRC e IRS) Custos de funcionamento empresarial (notarial, operacional e tributário)

8 © 2006, NexLogic Business Solutions Barreiras de Entrada - mercado Alto grau de maturidade do mercado Necessidade de uma oferta diferenciada Baixo preço nem sempre é a abordagem correta

9 © 2006, NexLogic Business Solutions Barreiras de Entrada - mercado Falta de referências locais (clientes) Falta de base instalada Falta de infra-estrutura local Barreiras culturais

10 © 2006, NexLogic Business Solutions Barreiras de Entrada - mercado Diferenças entre formas de negociação Necessidade de adaptações de produtos e materiais de apoio (custos) Barreiras psicológicas / percepções

11 © 2006, NexLogic Business Solutions Barreiras de Entrada - mercado

12 © 2006, NexLogic Business Solutions Barreiras de Entrada - mercado Gastos de TI por tipo de empresa em 2003 (UE): Laggards (retardatários)36% Wait and See (maioria tardia)29% Fast Followers (maioria inicial)17% Early Adopters + innovators18%

13 © 2006, NexLogic Business Solutions Barreiras de Entrada – internas Falta de investimentos Falta de continuidade / consistência Falta de estrutura Falta de competitividade

14 © 2006, NexLogic Business Solutions Barreiras de Entrada – internas Ausência de mind-set internacional Orientação à tecnologia (Tech- centric) Ausência de estratégia corporativa e competitiva definida, incluindo a estratégia de internacionalização

15 © 2006, NexLogic Business Solutions Barreiras de Entrada – internas

16 © 2006, NexLogic Business Solutions Barreiras de Entrada – parceiros Dificuldade para se encontrar parceiros Dificuldade de incorporar novos produtos ao portfolio Tempo do parceiro Necessidade de formação

17 © 2006, NexLogic Business Solutions Barreiras de Entrada – parceiros Dificuldade para se encontrar parceiros Falta de estrutura comercial Custos de prospecção Custo empresarial Parceiro arca com todo o ciclo comercial

18 © 2006, NexLogic Business Solutions Barreiras de Entrada – parceiros Dificuldade para se encontrar parceiros Falta de material de marketing Marcas desconhecidas Remuneração pode não ser atrativa vs. riscos e custos comerciais

19 © 2006, NexLogic Business Solutions Barreiras à internacionalização Riscos Legais Desconhecimento do framework legal Contratos: parceiros, clientes, fornecedores, prestadores de serviços Índice elevado de ações por descumprimento de contratos

20 © 2006, NexLogic Business Solutions Barreiras à internacionalização Riscos Legais Hardware: necessidade de certificação (marca CE) Software: cumprimento à legislações específicas (Portugal Lei 34/2002 – Serviços da Sociedade da informação e comércio eletrônico)

21 © 2006, NexLogic Business Solutions Barreiras à internacionalização Riscos Legais Código Civil e Comercial Normas para comércio a distância Normas de defesa do consumidor Fatura eletrônica

22 © 2006, NexLogic Business Solutions Barreiras à internacionalização Riscos Legais Assinatura eletrônica Proteção de dados de caráter pessoal Propriedade intelectual, industrial e nomes de domínio

23 © 2006, NexLogic Business Solutions Barreiras à internacionalização Outros Riscos Risco de imagem Risco operacional Risco de crédito Risco cambial

24 © 2006, NexLogic Business Solutions

25

26 Apesar de todas as barreiras, a internacionalização é um caminho sustentável para o crescimento e para a competitividade!

27 © 2006, NexLogic Business Solutions Como minimizar as barreiras? Mind-set internacional Auto-conhecimento Auto-crítica Estratégia de penetração, envolvendo programas inovadores de angariação de clientes

28 © 2006, NexLogic Business Solutions Como minimizar as barreiras? Eficiência Operacional Modelos de maturidade e capacidade Modelos de qualidade Modelos de gestão Processos adequados

29 © 2006, NexLogic Business Solutions Como minimizar as barreiras? Plano Estratégico Plano Estratégico ou BP Internacional Plano de Marketing Internacional Estudo de mercado Modelo Operacional

30 © 2006, NexLogic Business Solutions Como minimizar as barreiras? Marketing Adaptação de materiais / conteúdos comerciais e de apoio, inclusive contratos Inteligência de marketing Treinamento de parceiros Acompanhamento de parceiros

31 © 2006, NexLogic Business Solutions Como minimizar as barreiras? Inovação nos programas de parceria Capacidade financeira Orçamentação vs. Execução Possibilidade de utilização de programas de investimento e apoio na UE

32 © 2006, NexLogic Business Solutions Como minimizar as barreiras? O diferencial competitivo deve estar preferencialmente no conjunto da estratégia, e não necessariamente em custos ou diferenciação!

33 © 2006, NexLogic Business Solutions Q&A Espaço para discussões

34 © 2006, NexLogic Business Solutions Mercado Europeu e Ibérico Barreiras à Internacionalização Marcelo Caio OBRIGADO !


Carregar ppt "© 2006, NexLogic Business Solutions Mercado Europeu e Ibérico Barreiras à Internacionalização Marcelo Caio"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google