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INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO

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Apresentação em tema: "INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO"— Transcrição da apresentação:

1 INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO
Professora Daysi Farias

2 INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO
PROGRAMA DA DISCIPLINA 1 - Aplicação da Técnica de Aprendizagem Aprender a Aprender à Disciplina 2. Cenários 3. Perfil 4. Papéis gerenciais 5. Níveis hierárquicos 6. Comportamento Gerencial 7. Enfoque comportamental 8. Eficiência /Eficácia/ Efetividade 9. Enfoque da qualidade 10. Processo Decisório 11. Processo de Planejamento 12. Fundamentos de Marketing 13. Finanças 14. Fundamentos do Processo de Organização 15. Controle 16. Administração de Projetos

3 Igreja Católica Romana Organização formal mais velha do mundo
Necessidade de definir os objetivos, a doutrina e a conduta das atividades cristãs Resultado: grande organização religiosa e uma fonte centralizada de autoridade no Papa. Racha originando a Igreja Ocidental e a Igreja Ortodoxa e mais tarde a Reforma Protestante Necessidade de um líder, divisão do trabalho, amplitude administrativa e avaliação de desempenho. Princípio da assessoria (staff)

4 A ADMINISTRAÇÃO MEDIEVAL
O sistema feudal Idade média: o rei possuía toda terra, dividindo partes dela com os nobres, em troca de apoio militar e financeiro As classes inferiores trabalhavam na terras, em troca de uma parte das colheitas ou impostos Servos: recebiam proteção e sustento, nasciam em seus empregos Fim do feudalismo: surgimento de diferentes métodos de gerenciamento agrícola e de novos sistemas para a manufatura de bens.

5 O surgimento do sistema fabril
Crescimento das cidades Crescente demanda de bens Desenvolvimento de ofícios e artesãos A agricultura foi aprimorada Os servos aprenderam novas habilidades Sistema de ofícios: organização estruturada pelos artesãos

6 O sistema da indústria caseira
Entrega de matéria-prima nas casas ou cabanas de trabalhadores, usavam ferramentas manuais. Várias empresas financiavam as operações, entregavam a matéria-prima recolhia, os produtos acabados e os vendiam. O Sistema Fabril Séc. XVII Demanda de produtos, especialmente têxteis Oferta de mão-de-obra criada pelo declínio do feudalismo e libertação dos servos dos castelos As pessoas saiam dos campos e iam para as cidades A Revolução Industrial (1700) e o progresso tecnológico forneceu o meio para uma escala maior de produção.

7 AS TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO
Perspectiva clássica Perspectiva humanística Perspectiva quantitativa Perspectiva moderna Perspectivas contemporâneas 1890 1920 1940 1960 1980 2000

8 ORGANIZAÇÕES E ADMINISTRAÇÃO
Sociedade de Organizações

9 O que são organizações? Unidades sociais (ou agrupamentos humanos)
Intencionalmente construídas e reconstruídas Atingir objetivos específicos Nunca constitui uma unidade pronta e acabada É um organismo vivo Sujeita a mudanças

10 Organizações Sistema de recursos que procura realizar algum tipo de objetivo (ou conjunto de objetivos). Componentes: objetivos, recursos, processos de transformação e divisão do trabalho. Estão por toda parte. Introdução à Administração Albertina Sousa

11 PRINCIPAIS COMPONENTES DAS ORGANIZAÇÕES
Recursos Objetivos Humanos Materiais Financeiros Informação Espaço Tempo Processo de transformação Divisão do trabalho Produtos Serviços Sucesso Crescimento

12 O que são objetivos? Pretensões ou propósitos da empresa
Definem a razão de ser ou de existir das empresas Objetivos empresariais > objetivos departamentais > operacionais Servem: para aumentar a participação no mercado, aumentar a produção, diminuir custos, elevar a liquidez da empresa

13 Recursos Recursos Humanos: pessoas
Recursos materiais: instrumentos de trabalho (máquinas, ferramentas, matéria-prima) Recursos financeiros: capital Informação: dados (recursos intangíveis, conhecimento) Espaço: local Tempo: recurso intangível Espaço: rede, virtual, home office, redes sociais

14 PROCESSO DE TRANSFORMAÇÃO
Resultados Recursos Processo: estrutura de ação de um sistema.

15 Realização dos objetivos
DIVISÃO DO TRABALHO Realização de tarefas específicas Realização dos objetivos

16 FUNÇÕES ORGANIZACIONAIS
Administração geral Pesquisa e desenvolvimento Operações (produção) Marketing Recursos Humanos Finanças

17 Fornecer o produto ou serviço Utilização e transformação de recursos
OPERAÇÕES (PRODUÇÃO) Fornecer o produto ou serviço Utilização e transformação de recursos Produção em massa Produção por processo contínuo Produção unitária

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19 Marketing Estabelecer e manter relação entre cliente e organização
Pesquisa Desenvolvimento de produtos Distribuição Preço Promoção Vendas

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21 Pesquisa e Desenvolvimento (P&D)
Transformar informações de marketing em produtos e serviços Identificação e introdução de novas tecnologias Melhoramentos nos processos produtivos Redução de custos Especialistas

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23 Finanças Cuida do dinheiro da organização
Proteção e utilização eficaz dos recursos financeiros Maximização do retorno do investimento Manter o grau de liquidez Responsável por decisões como: investimentos, financiamento, controle, destinação dos resultados.

24 Recursos Humanos Encontrar, atrair e manter as pessoas
Função estratégica (envolve o todo) Planejamento da quantidade e competências de pessoas para ingressarem na organização Recrutamento e seleção Treinamento e desenvolvimento Avaliação de desempenho Remuneração Higiene, saúde e segurança no trabalho Gestão de pessoas

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26 EFICIÊNCIA X EFICÁCIA Eficiência Eficácia Ausência de desperdícios
Eficácia: realização de objetivos. Eficiência: melhor utilização dos recursos. Eficiência Eficácia Ausência de desperdícios Capacidade de realizar resultados Uso econômico de recursos Grau de realização dos objetivos Menor quantidade de recursos para produzir mais resultados Capacidade de resolver problemas

27 Informação e conhecimento Resultados esperados do sistema
Tomar decisões sobre objetivos e recursos. ADMINISTRAÇÃO Recursos Pessoas Informação e conhecimento Espaço Tempo Dinheiro Instalações Decisões Planejamento Organização Execução e direção Controle Objetivos Resultados esperados do sistema

28 PRINCIPAIS FUNÇÕES DO PROCESSO DE GESTÃO
Planejar Liderar Organizar Controlar Executar

29 Processos e significados
Planejamento Definir objetivos, atividades e recursos. Organização Definir e dividir o trabalho e recursos. Atribuição de responsabilidade e autoridade. Liderança Influência, estímulo. Execução Realizar atividades e consumir recursos. Controle Assegurar a realização dos objetivos e identificar a necessidade de modificá-los.

30 Habilidades Talento Experiência Conhecimento
ADMINISTRAÇÃO: ARTE Habilidades Talento Experiência Conhecimento

31 Administradores

32 Utilização de recursos para obtenção de resultados
Administradores Autoridade Responsabilidade Utilização de recursos para obtenção de resultados Tomadores de decisão

33 Henry Mintzberg: papéis gerenciais
Papel gerencial: posição ou função Papéis interpessoais Papéis de processamento de informação Papéis de decisão

34 Líder: persuasão, negociação, motivação, relações humanas
Papéis Interpessoais Líder: persuasão, negociação, motivação, relações humanas Figura de proa (imagem do chefe): representante ou relações públicas Ligação: “teia”, relação com os pares

35 PAPÉIS DE PROCESSAMENTO DE INFORMAÇÕES
Monitor: troca de informações (dentro e fora) Disseminador: circulação da informação (de fora para dentro) Porta-voz: fala oficial (de dentro para fora)

36 PAPÉIS DE DECISÃO Empreendedor: planejador de mudanças
Controlador de distúrbios: amenizar conflitos, crises entre grupos, promover a harmonia, equilíbrio “Psicólogo Organizacional” Administrador de recursos: Tempo, programar ao trabalho alheio e autorizar decisões tomadas por terceiros Negociador: sindicatos, clientes, credores ou empregados

37 Informação, atualização profissional, reciclagem constante
COMPETÊNCIAS Conhecimento Informação, atualização profissional, reciclagem constante Atitude Comportamento ativo e proativo, ênfase na ação e no fazer acontecer, espírito empreendedor e de equipe, liderança e comunicação Perspectiva Visão das coisas, maneira prática de aplicar o conhecimento na solução de problemas e situações

38 COMPETÊNCIAS GERENCIAIS
Competências intelectuais: obtenção e análise concreta sobre a realidade e intuição, imaginação e criatividade (habilidade conceitual) Competências Interpessoais: Liderança, relação humana, comunicação, motivação (habilidade humana) Competência Técnica: atividade específica Competência Intrapessoal: introspecção;auto- análise, automotivação, autoconhecimento, organização e administração do próprio tempo

39 Maestro Introdução à Administração Albertina Sousa

40 CIRURGIÃO Introdução à Administração Albertina Sousa

41 “Não há nada mais prático que uma boa teoria”.
Idéias Fundamentais O que é uma teoria? “Não há nada mais prático que uma boa teoria”. Einstein

42

43 O que é Teoria? Conjunto de proposições que procuram explicar os fatos da realidade prática, princípios e doutrinas que orientam ações dos administradores e técnicas para resolver problemas práticos.

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45 Principais desenvolvimentos teóricos na primeira parte do século XX
1900 1910 1920 1930 Taylor lidera o movimento da administração científica Henry Ford cria a linha de montagem móvel Henri Fayol propõe o conceito de administração geral Max Weber cria o tipo ideal de burocracia Desenvolvem-se as técnicas de controle da qualidade Bertalanffy propõe a teoria geral dos sistemas Nasce a escola das relações humanas

46 IDÉIAS PRECURSORAS E PIONEIROS DA ADMINISTRAÇÃO
Grécia Século V a.C. Produção de idéias Democracia Ética (“O político”): Platão – responsabilidade dos políticos em promover a felicidade dos cidadãos Qualidade (aretê – excelência)

47 IDÉIAS PRECURSORAS E PIONEIROS DA ADMINISTRAÇÃO
Princípios e técnicas Monarquia, República e Império Habilidades administrativas Má administração destruiu Roma Contribuições para o Direito, Administração e Igreja Católica Grandes empresas Roma e a Igreja Católica

48 IDÉIAS PRECURSORAS E PIONEIROS DA ADMINISTRAÇÃO
Organizações Militares Mais de anos Operações complexas e arriscadas Estratégia/planejamento/logística e hierarquia Exército Assírio Exército Romano Sun Tzu e a arte da guerra: estratégia militar = evitar a batalha, intimidar psicologicamente o inimigo e usar o tempo (escrito século IV a.C.)

49 IDÉIAS PRECURSORAS E PIONEIROS DA ADMINISTRAÇÃO
Renascimento “O Príncipe” Comportamento de um governante “Analista do poder” Trabalho em equipe (qualidade dos homens que nos cercam) Apoio das massas Inspiração, referência

50 TAYLOR E A ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA 1903
Eficiência do processo de produção Racionalização do trabalho / divisão do trabalho Tempos e movimentos “The best way” Evitar o desperdício Prêmios por produção Padronização / Especialização Seleção científica e treinamento

51 Henry Ford e a Linha de Montagem
Produção em massa Peças padronizadas Trabalhador especializado / divisão do trabalho Expansão da atividade industrial em todo o mundo Controle de qualidade Popularizou um produto (Ford “T” – bigodão)

52 Fayol e o Processo Administrativo
A administração é uma atividade comum a todos os empreendimentos humanos Planejar Organizar Comandar Coordenar Controlar

53 PRINCÍPIOS DA ADMINISTRAÇÃO PARA FAYOL
Divisão do trabalho Centralização Autoridade e responsabilidade Cadeia de comando Disciplina Ordem Unidade de comando Equidade Unidade de direção Estabilidade do pessoal Subordinação do interesse individual ao geral Iniciativa Remuneração Espírito de equipe

54 Max Weber e a Burocracia
A burocracia é baseada em: Consequências previstas Objetivo Caráter legal das normas Previsibilidade do comportamento humano. Padronização do desempenho dos participantes. Máxima eficiência da organização Caráter formal das comunicações Divisão do trabalho Impessoalidade no relacionamento Hierarquização da autoridade Rotinas e procedimentos Competência técnica e mérito Especialização da administração Profissionalização Previsibilidade do funcionamento

55 Disfunções da burocracia
Internalização das normas Excesso de formalismo e papelório Resistência a mudanças Despersonalização do relacionamento Categorização do relacionamento Superconformidade Exibição de sinais de autoridade Dificuldades com clientes Imprevisibilidade do funcionamento

56 Enfoque comportamental
Estudo das pessoas como membros de grupos Estudo das pessoas como indivíduos Competências: conhecimentos, habilidades e atitudes Traços de personalidade Motivação Liderança Dinâmica de grupo Comunicação Cultura

57 EXPERIÊNCIA DE HAWTHORNE
Estados Unidos – 1927 a 1933 Pesquisadores de Harvard – Western Eletric Iluminação x Desempenho Psicologia Experimental Escola das Relações Humanas Comportamento Nível de produção resulta da integração Grupos Informais Liderança Estilo de trabalho

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59 Insumos Resultados Ambiente Ambiente PENSAMENTO SISTÊMICO
Ludwig von Bertalanffy – final dos anos 30 Teoria Geral dos Sistemas Transformação Insumos Resultados Ambiente Ambiente Retroalimentação

60 TEORIA DA CONTINGÊNCIA
Nada é absoluto! Tudo é relativo!

61 TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO TENDÊNCIAS CONTEMPORÂNEAS
Capítulo 3 Metade do século XX: conhecimento sólido sobre a administração das organizações Após a 2ª Guerra Mundial: técnicas retomadas e modificadas no Japão – produção enxuta “just in time” Administração da qualidade total e modelo japonês de administração Final do século XX: aprendizagem organizacional. Administração do conhecimento e empreendedorismo

62 Linha do tempo 1900 10 20 30 40 50 60 70 80 90 2000 Invenção da Grande Corporação Administração por objetivos Administração de projetos ISO 9000, qualidade assegurada e sistema da qualidade Qualidade de vida no trabalho Evolução do processo administrativo Modelo Japonês Controle de qualidade Reengenharia Era da informação

63 CONTRIBUIÇÕES POSTERIORES À ESCOLA CLÁSSICA
Modelo da grande corporação Foco na estratégia, administração por objetivos, avaliação do desempenho organizacional Processo administrativo Apresentação de idéias Escola da qualidade Uniformidade de produtos e serviços, qualidade total, satisfação do cliente Modelo Japonês Eficiência e combate ao desperdício, qualidade total e participação Qualidade de vida no trabalho Saúde biológica, psíquica e social

64 CONTRIBUIÇÕES POSTERIORES À ESCOLA CLÁSSICA
Gestão por processos Integração das unidades Administração de projetos Aplicação de Princípios administrativos Aprendizagem organizacional Desenvolvimento de competências, habilidades e atitudes Administração empreendedora Desenvolvimento de empreendedores Administração virtual Ligação entre organização e stakeholders Administração do conhecimento Tecnologia da informação como ferramenta para melhoria contínua

65 INVENÇÃO DA GRANDE CORPORAÇÃO
Du Pont e General Motors Estrutura organizacional Administração da totalidade das fábricas Atividades de engenharia Sistemas de marketing Criadores das bases para administração das grandes corporações a partir do século XX

66 Estrutura organizacional Planejamento financeiro
Pierre Du Pont Estrutura organizacional Planejamento financeiro Análise de retorno sobre investimento Políticas organizacionais Práticas de desenvolvimento de executivos

67 Alfred Sloan – General Motors
Um produto para cada tipo de cliente Unidade de negócios Planejamento e controle centralizados Administração por Objetivos

68 Conceitos antigos, práticas novas
Medida de desempenho Estrutura hierárquica e centralizada Políticas uniformes – padronização Profissionalizar a administração Produto mais popular “qualquer bolso e propósito” Executivos – concentração nos resultados Descentralização Centros de lucro

69 EVOLUÇÃO DO PROCESSO ADMINISTRATIVO
Henri Fayol Planejamento Organização Comando Coordenação Controle

70 EVOLUÇÃO DO PROCESSO ADMINISTRATIVO
Luther Gulick Planejamento Organização Staffing Direção Coordenação Informação e controle Orçamentação

71 EVOLUÇÃO DO PROCESSO ADMINISTRATIVO
Autores Americanos – década de 60 em diante Planejamento Organização Liderança Controle

72 DÉCADA DE 80, ADMINISTRAÇÃO DE PROJETOS (ATIVIDADES TEMPORÁRIAS)
Identificação e esclarecimento de necessidades Planejamento do projeto Execução do projeto Controle do projeto Conclusão do projeto

73 ADMINISTRAÇÃO POR OBJETIVOS
Peter Drucker – 1955 “A prática da administração” Aplicação prática do processo de planejar, organizar, executar e controlar Alfred Sloan – década de 20 Processo participativo Estabelecimento de objetivos Avaliação do desempenho das pessoas

74 PRINCÍPIOS DA ADMINISTRAÇÃO POR OBJETIVOS
Objetivos específicos Metas quantitativas devem ser definidas para as principais áreas de resultados (p.e.vendas) Prazo As metas devem ser cumpridas dentro de um prazo definido Feedback O desempenho da equipe é avaliado ao final do prazo

75 Escola da qualidade 1920: linha de montagem, controle estatístico da qualidade 1940: segunda guerra, controle estatístico da qualidade 1950: controle da qualidade chega ao Japão por meio de Deming 1960: qualidade total de Feigenbaum e Ishikawa 1980: normas ISSO, garantia de qualidade Século XXI: Qualidade como estratégia de negócios

76 Início do século XX Qualidade = uniformidade
Grandes quantidades: amostragem Administrar a qualidade: encontrar produtos ou serviços defeituosos Controle da qualidade: estatística Carta de Controle – Walter A Shewhart (1924) O controle estatístico: encontrava os defeitos e não garantia o produto ou serviço

77 Segunda Guerra Controle estatístico da qualidade
Forças Armadas: procedimentos científicos de inspeção (Taylor) Programa da treinamento Proliferação de professores de controle de qualidade William Edwards Deming – guru da qualidade anos 80 – cultura de qualidade no Japão

78 A Qualidade Total de Feigenbaum
TQC (Total Quality Control, Controle de Qualidade Total) – década de 60 Qualidade: satisfação do cliente Qualidade: embutida desde do início do processo Todos são responsáveis pela qualidade Enfoque sistêmico, integrando ações, máquinas, informações e todos os outros recursos envolvidos na administração da qualidade

79 A Qualidade Total de Ishikawa
Kaoru Ishikawa: círculos da qualidade Grupos de voluntários : comunidades de prática Qualidade: responsabilidade de todos Administração da qualidade total (TQM, Total Quality Management)

80 Introdução à Administração Albertina Sousa

81 Qualidade Assegurada Garantia de qualidade Qualidade dos fornecedores
Departamento de qualidade Produtos Sistemas e métodos de medição Procedimentos explícitos Sistema de qualidade: garantia da qualidade dos produtos e serviços

82 Auditoria do sistema de qualidade
Visitas Critérios (manual de avaliação) Tomada de decisão: escolha do fornecedor Exigência: os fornecedores teriam que se enquadrar nos critérios estabelecidos pelas compradoras

83 MODELO JAPONÊS DE ADMINISTRAÇÃO
Cultura japonesa orientada para o trabalho de grupo e a economia de recursos Sistema Toyota Modelo japonês de administração Anos 50 Economia debilitada

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85 Toyota Anos 50 Empresa de pequeno porte
Produção de 1000 carros por mês Anos 80 1000 carros em minutos 3ª maior fabricante mundial Sistema Toyota de Produção: eliminação de desperdícios (material, espaço, tempo e excesso de pessoal), produção de veículos com qualidade

86 Ocidentais: just-in-case (por via das dúvidas) acúmulo de recursos
Sistema Toyota Ocidentais: just-in-case (por via das dúvidas) acúmulo de recursos Orientais: eliminação de desperdício Kaisen: aprimoramento contínuo Taylor: analise de uma tarefa, modo mais eficiente de realizá-la e implantação de tarefa modificada

87 PRODUÇÃO COM QUALIDADE
Problemas do processo produtivo Parar a linha de produção Análise sistemática de cada erro Encontrar a causa Cinco por quês Inconveniente: muitas paralisações da produção Resultados: problemas virtualmente eliminados

88 Eliminação de desperdícios Novos paradigmas da administração
PRODUÇÃO ENXUTA Economia de recursos Eliminação de desperdícios Novos paradigmas da administração Organização enxuta: parte integrante dos anos 90 do vocabulário da administração

89 Aprendizagem organizacional
Processo coletivo de adquirir competências para enfrentar novas situações e resolver problemas Processo decisório: produz aprendizagem Peter Senge: aprender a lidar com a mudança contínua (learning organizations)

90 Cinco disciplinas de Senge
Domínio Pessoal O nível mais alto de autocontrole Modelos Mentais Mudança de costume e procedimentos Visão Compartilhada Entendimento comum sobre o futuro da organização Aprendizagem em equipe Inteligência se potencializa com o trabalho Pensamento sistêmico Arte de enxergar simultaneamente a floresta e as árvores

91 ADMINISTRAÇÃO EMPREENDEDORA
Década de 80: renovação ou morte Inovação/risco/criatividade: tríade do empreendedor “intra-empreendedor”: empreendedor interno, realizações dentro das organizações Valorização da iniciativa, responsabilidade e decisão Flexibilidade Tolerância a fracassos e erros Equipes multifuncionais

92 ADMINISTRAÇÃO VIRTUAL
Evolução da tecnologia da informação Organização virtual: produtos ou serviços produzidos instantaneamente e atendendo a demanda Administração virtual: integrar o trabalho e facilitar o acesso a informações Cadeia digital: organizar uma rede de empresas, levando solução para os clientes

93 ADMINISTRAÇÃO DO CONHECIMENTO
Ativo intangível: fator mais importante da vida econômica Principal vantagem competitiva no ambiente XXI Capital intelectual: conjunto dos conhecimentos existentes em uma empresa (capital humano, capital estrutural)

94 PROCESSO DECISÓRIO E RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS
Decisões Principais tipos de decisões Processo de resolução de problemas Racionalidade e intuição no processo de tomar decisões Quem deve tomar decisões Características das decisões de grupos Problemas no processo de resolver problemas

95 DECISÃO Decisão Execução Nova situação
Escolha para enfrentar um problema Processo decisório: sequência de etapas que vai da identificação de uma situação, até a escolha e colocação em prática de uma ação ou solução. Colocada em prática, o ciclo se fecha e cria outra situação A presidência mudou...... Problema/nova situação Decisão Execução Nova situação

96 PRINCIPAIS TIPOS DE DECISÕES
Decisões programadas: resolução de problemas conhecidos. Ex. limite de crédito bancário Decisões não-programadas: resolver problemas que as decisões programadas não conseguem resolver. Ex.: fusão de empresas.

97 PROCESSO DE TOMADA DE DECISÃO X TÉCNICAS
Identificação do problema Diagnóstico Diagrama de Ishikawa e Princípio de Pareto Geração de alternativas Brainstorming, brainwriting e MDPO ou Paradigma de Rubinstein Escolha de uma alternativa Árvore de vantagens e desvantagens Árvore de decisões Análise do campo de forças Ponderação de critérios Análise do ponto de equilíbrio Avaliação da decisão

98 Diagrama de Ishikawa – espinha de peixe
Identificar as causas de um problema. Por quê? Ex. problemas de fábricas: 4M (mão-de-obra; método, materiais e máquinas) Máquinas Mão-de-obra Por que ocorrem problemas na produção? Métodos Materiais

99 Brainstorming Expressão Idéias geram novas idéias Interação verbal
Sem críticas Número suficiente de idéias Agrupamento de idéias Idéias sintetizadas Sugestão avaliada e criticada

100 Brainwriting Mesmo objetivo do brainstorming Interação por escrito
Caderno de notas Troca de informações Idéias sintetizadas e agrupadas Vantagens e desvantagens Ajuda na tomada de decisões

101 RACIONALIDADE E INTUIÇÃO NO PROCESSO DE TOMAR DECISÕES
Racionalidade: opinião Intuição: sentimentos Quem deve tomar decisões? Líder Equipe

102 DECISÕES AUTOCRÁTICAS
Responsabilidade e autoridade Não precisam de discussão Aceleram o processo de resolver problemas Aceitas por todos Não há questionamento Nível estratégico (institucional) Estritamente técnico

103 DECISÕES COMPARTILHADAS
Gerentes x equipe São discutidas Participativas Aconselhamento Consultivas “Recomendações”

104 Não precisam ser aprovadas Total responsabilidade
DECISÕES DELEGADAS Não precisam ser aprovadas Total responsabilidade Reunir informação, maturidade e qualificações e atitudes Clareza quanto aos limites

105 DECISÕES DE GRUPOS Influência “Vencer pelo cansaço” Aumento do risco
Indivíduo Habilidades de liderança Persuasão Formação de subgrupos Comportamento “temperamento”

106 Problemas no processo de resolver problemas
Decisão mal tomada acarreta problema maiores Problema real Diagnóstico malfeito Alternativas não apropriadas

107 As 10 melhores empresas As campeãs no Índice de Felicidade no Trabalho (IFT) 1 Whirlpool Latin America 2 Volvo 3 Caterpillar 4 BV Financeira 5 Sama 6 Laboratório Sabin 7 Gazin 8 Eurofarma 9 Coelce 10 Dupont

108 As 10 melhores empresas médias
Ranking das melhores com 500 a funcionários 1 Sama  2 Laboratório Sabin 3 Coelce 4 Colgate-Palmolive 5 CP Promotora 6 Chemtech 7 Losango 8 Embracon Consórcio Nac. 9 Unisc 10 Promon

109 As 10 melhores empresas pequenas
Ranking das melhores com 100 a 500 funcionários 1 Unimed Sul Capixaba 2 Google 3 Portal Educação 4 Cisco 5 São Bernardo Apart Hosp 6 Pormade Portas 7 Zanzini Móveis 8 Casa Sol 9 Unimed Taquari/RioPardo 10 Phito Fórmulas

110 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
CHIAVENATO, Idalberto.Introdução à Teoria Geral da Administração. São Paulo: Campus, OHNO, Taiichi. O Sistema Toyota de Produção . Porto Alegre: Bookman, 1999. SHINGO, Shigeo. O Sistema Toyota de Produção. 2 ed. Porto Alegre: Bookman, 1999. MAXIMIANO, Antonio. Introdução à Administração. São Paulo: Atlas, 6a. Ed

111 Sucesso@com.br Esse deve ser seu novo endereço a partir de agora.
Abraços DAYSI Introdução à Administração Albertina Sousa


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