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Empreendedorismo.

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Apresentação em tema: "Empreendedorismo."— Transcrição da apresentação:

1 Empreendedorismo

2 Conceito de Empreendedorismo
Empreendedorismo é  um termo derivado da palavra entrepreneurship e utilizado para designar estudos relativos ao empreendedor, seu perfil e universo de atuação.A palavra entrepeneur é de origem francesa e foi usada com diferentes significados por vários autores, até se chegar  a  concepção que define o empreendedor como alguém que inova e é agente de mudanças.

3 Conceito de Empreendedorismo
-Geração de riquezas e desenvolvimento econômico, com foco no homem e na sociedade. -Pessoas imbuídas de capacidade de liderança e criatividade, aliando inovação psicológica e crescimento econômico. -As pequenas e médias empresas adquirem um papel central na produção e criação de empregos. O elemento humano é essencial no desenvolvimento do conceito de empreendedorismo. -Adotar o conceito de empreendedorismo é, antes de  de tudo, associar ética, cidadania e comprometimento com o meio ambiente, abrangendo o social, o político e as empresas com gestão moderna. -Atitude intrapreneurship- atitude empreendedora dentro das organizações.

4 Conceito de Empreendedorismo
1-Capacidade individual de empreender: Iniciativa, busca de soluções inovadoras para problemas econômicos, sociais, pessoais e outros. 2- Processo de iniciar e gerir empreendimentos: Conceitos, métodos instrumentos e práticas relacionadas com a criação, implantação e gestão de novas empresas ou organizações. Isto deve ser ensinado. 3-Movimento social de desenvolvimento do espírito empreendedor: Criação de emprego e renda, com incentivo de governos e diferentes instituições.

5 Empreendedorismo “Empreendedorismo é capacidade de transformar uma ideia em uma realidade seja ela inovadora ou não. Ser empreendedor é ser capaz de identificar oportunidades, desenvolver uma visão do ambiente; é estar pronto para assumir riscos e aprender  com os erros; é ser um profundo conhecedor do todo e não só de algumas partes; é dentre outras atribuições ser capaz de utilizar essas informações para seu próprio aperfeiçoamento. O empreendedor precisa estar atendo a dois aspectos: Ser capaz de definir suas ideias em um plano de negócios, delineando o que é e como deve funcionar o novo empreendimento e prestar serviços de qualidade visando a satisfação do cliente”.

6 Perfil do Empreendedor
Existem 2 vertentes para a palavra empreendedor: -a dos economistas, que associa o empreendedor à inovação e a dos comportamentalistas, que enfocam os aspectos atitudinais, como a criatividade e a intuição. Dolabela (2003) se refere ao empreendedor da seguinte forma: “A palavra empreendedor, de emprego amplo, é utilizada para designar principalmente as atividades de quem de dedica à geração de riquezas, seja na transformação de conhecimentos em produtos ou serviços, na geração do próprio conhecimento ou na inovação em áreas como marketing, produção e organização”. Empreendedorismo implica a geração e agregação de novos valores e tecnologias. Assim para tornar-se um empreendedor, não basta acumular conhecimentos nesta área , é fundamental a incorporação de atitudes, valores e comportamentos que vão fazer o sujeito olhar o mundo por um outro prisma.

7 Perfil do Empreendedor
O antropólogo Martins (2005) em um artigo escrito na Revista Fomento Mercantil apresenta dez dicas para ser um empreendedor: O empreendedor não tem apenas boas ideias, ele passa do pensamento à ação. Todo empreendedor  tem verdadeira paixão pelo que faz. É um entusiasmo e proativo. O empreendedor sabe ter foco. O empreendedor estuda, busca aumentar o seu conhecimento e checa opiniões com seu “feeling”. O empreendedor tem tenacidade, é perseverante, não teimoso. O empreendedor acredita na própria capacidade.Tem auto-confiança. O empreendedor não tem fracassos. Eles os vê como  oportunidade, aprende e segue em frente. O empreendedor tem imagem positiva de si mesmo. O empreendedor não fica preso a um único caminho. Tem a visão de vários cenários. O empreendedor nunca se acha uma vítima. Ele age para modificar a realidade.

8 Características do Comportamento Empreendedor
1-Busca de oportunidade e iniciativa Antecipa-se às demandas, cria soluções para problemas potenciais. Atua na expansão do negócio em novos produtos ou serviços e mercados. O empreendedor  está sempre buscando novas oportunidades.

9 Características do Comportamento Empreendedor
2-Persistência Atua eficazmente ou muda de estratégia a fim de vencer um desafio ou superar um obstáculo. Chama a si a responsabilidade para atingir metas e objetivos.

10 Características do Comportamento Empreendedor
3-Comprometimento Dedica-se sobremaneira para realizar as tarefas necessárias. O comprometimento com a empresa pressupõe uma real dedicação para manter a qualidade e honrar os compromissos com o mercado de forma a crescer continuamente. A área financeira também  é termômetro da situação da empresa. Na área de produção deve-se dar atenção à qualidade e ao cumprimento dos prazos de forma a garantir a satisfação do cliente.

11 Características do Comportamento Empreendedor
4- Exigência de qualidade e eficiência Fazer as coisas melhor, mais raramente e com menores custos e prazos. Buscar atender ou superar os padrões de excelência. Otimiza as etapas de produção de forma a garantir qualidade e prazos que observem os compromissos assumidos com os parceiros (clientes, fornecedores e demais colaboradores). O diferencial competitivo é superação das expectativas do seu cliente. Encantar o cliente é oferecer-lhe qualidade, prazos e eficiência. Isso deve ser uma atitude contínua de forma a nunca ser superada pelos correntes.

12 Características do Comportamento Empreendedor
5- Correr riscos calculados Busca e avalia as alternativas e calcula seus riscos sistematicamente. Busca minimizar os riscos controlando continuamente os resultados de cada etapa. Aceita situações que implicam desafios ou riscos moderados. Deve-se ser prudente e usar ferramentas de apoio para avaliar e gerir os ricos de uma empresa. Fazer pesquisas de mercado, analisar tendências e cenários, monitorar resultados e ações corretivas são algumas das ferramentas que o empreendedor deve usar habitualmente. A crise, assim como o medo, é um forte estímulo para que o ser humano supere seus limites e alcance resultados importantes.

13 Características do Comportamento Empreendedor
6-Estabelecimento de metas Estabelece objetivos e metas arrojadas e persegue a sua superação. Define claramente os objetivos a longo prazo. Define e controla as metas a curto prazo. Num plano é fundamental estabelecer as metas. Uma forma atual de gerenciar o desenvolvimento da empresa é utilizar a Gerência por Projetos. Nele são identificados o objetivo, o resultado esperado, os recursos necessários, o responsável e os demais envolvidos , a fonte de recursos necessários, o responsável e os demais envolvidos, a fonte de recursos e as estratégias a serem seguidas e , clara um plano alternativo (plano B) se algo falhar. É sempre importante definir o objetivo. O filósofo Sêneca ensina: “Quando não sabemos aonde queremos chegar, qualquer vento nos é favorável”.Escolha o destino, coloque a proa em sua direção e aja conforme a força do mar, dos ventos e demais obstáculos que encontrar. Nada adianta ficar no meio do oceano.

14 Características do Comportamento Empreendedor
7-Busca  de informações Preocupa-se sistematicamente em obter informações de clientes, fornecedores, colaboradores e concorrentes. Analisa pessoalmente como produzir um produto ou fornecer um serviço. Utiliza especialistas para obter assessoria técnica ou comercial. Mantém contatos freqüentes com os clientes, fornecedores, colaboradores e concorrentes visando melhorar a aceitação da sua empresa no mercado. O empreendedor sempre deseja saber mais e mais ($$). Leia  muitos assuntos do seu negócio (jornais, revistas e livros). Acesse e pesquise na internet, feiras, palestras e associações, busque fontes alternativas e novas. Faça sistematicamente pesquisa de opinião com seus clientes focando o seu produto e qualidade do atendimento recebido. Peça sugestões e aceite críticas. Levante a situação dos seus fornecedores e concorrentes. Saiba das novidades que pretendem lançar e aproveite para aprimorar suas vantagens e resolver as pendências e recuperar as desvantagens competitivas. Descubra sempre o que a concorrência está planejando. Se for necessário, contrate um técnico sobre o assunto. Continue sempre aprimorando os seus conhecimentos e de toda a sua equipe ($$).

15 Características do Comportamento Empreendedor
8-Planejamento e monitoramento sistemáticos Habitua-se a fazer planos antes de começar um projeto ou negócio. Revisa-os constantemente, anota  os resultados alcançados, os problemas encontrados e as alterações necessárias. Um empreendedor bem-sucedido deve saber planejar. Comece fazendo um planejamento sistemático de todas as suas ações futuras. Habitue-se a trabalhar por projetos: defina responsável, prazos, recursos, atividades em cronograma para controlar  a evolução dos seus objetivos. Estabeleça metas realistas e verifique o fiel cumprimento e formas alternativas para imprevistos. Divida as tarefas de forma a não sobrecarregar a sua equipe nem você.

16 Características do Comportamento Empreendedor
9-Persuasão e rede contatos Cria e expande constantemente a sua rede de contatos e mantém um perfeito relacionamento empresarial. Usa diversas estratégias motivacionais para influenciar ou persuadir os parceiros. Para manter um bom relacionamento com a sua rede contatos é muito importante estar constantemente  atualizado com assuntos diversos que podem eventualmente ser abordados nessa conversa. Seja uma pessoa comunicativa e feliz, demonstrando satisfação  em participar do grupo de parceiros. Aprenda a convencer as pessoas a agir favoravelmente aos seus objetivos. Obter melhores preços e prazos dos fornecedores de compras mais significativas dos clientes, maior dedicação dos colaboradores, etc.

17 Características do Comportamento Empreendedor
10-Independência e autoconfiança Busca autonomia em relação a normas e controles dos outros parceiros. Possui a audácia  de manter o seu ponto de vista , mesmo diante da oposição ou de resultados  inicialmente desanimadores- desde que tenhas fortes argumentos a acreditar nos seus planos. Confia em si próprio e na sua capacidade de realizar tarefas complexas e vencer desafios. Para tanto, exercita e aprende  constantemente. Acredita nos seus sonhos e desenvolve as ações necessárias para realizá-los.

18 Empreendedor Traçar metas, atualizar conhecimentos ser inteligente, do ponto de vista emocional, conhecer teorias de administração, de qualidade e gestão, são mudanças decorrentes da globalização e da revolução da informação. O empreendedor deve focalizar o aprendizado nos quatro pilares da educação: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a ser, e com isso, ser capaz de tomar a decisão certa frente à concorrência existente. Novas habilidades vêm sendo exigidas dos profissionais para poderem enfrentar a globalização com responsabilidade, competência e autonomia.

19 Empreendedor Conquista-se a autonomia profissional quando se é perseverante, determinado, aprendiz, flexível e quando se tem: Positividade Organização Criatividade Inovação Foco

20 Empreendedor O empreendedor assume riscos e seu sucesso está na “capacidade de conviver com eles e sobreviver a eles” (Degen, 1989, p.11). Gerber (2004), apresenta algumas diferenças dos três personagens que correspondem a papéis organizacionais, quais sejam: a) o Empreendedor, que transforma a situação mais trivial em uma oportunidade excepcional, é visionário, sonhador; o fogo que alimenta o futuro; vive no futuro, nunca no passado e raramente no presente; nos negócios é o inovador, o grande estrategista, o criador de novos métodos para penetrar nos novos mercados; b) o Administrador, que é pragmático, vive no passado, almeja ordem, cria esquemas extremamente organizados para tudo; c) o Técnico, que é o executor, adora consertar coisas, vive no presente, fica satisfeito no controle do fluxo de trabalho e é um individualista determinado.

21 Habilidades de um Empreendedor
As habilidades requeridas de um empreendedor podem ser classificadas em 3 áreas: Técnicas: Envolve saber escrever, ouvir as pessoas e captar informações, ser organizado, saber liderar e trabalhar em equipe. Gerenciais: Incluem as áreas envolvidas na criação e gerenciamento da empresa (marketing, administração, finanças, operacional, produção, tomada de decisão, planejamento e controle). Características pessoais: Ser disciplinado, assumir riscos, ser inovador, ter ousadia, persistente, visionário, ter iniciativa, coragem, humildade e principalmente ter paixão pelo que faz.

22 Desenvolvimento Econômico Solidário
Crescimento econômico. Essa é a palavra de ordem no momento. Uma forma de democratizar o acesso ao emprego e à  renda é dando início a um processo de desenvolvimento econômico solidário. Essa política embrionário e experimental de algumas ONGs e grupos socioeconômicos informais, é uma combinação de duas estratégicas: desenvolvimento econômico e economia solidária. Pode-se afirmar que toda ação de economia solidária é uma contribuição ao desenvolvimento econômico da população mais pobre, mas o contrário não é verdadeiro.

23 Desenvolvimento Econômico Solidário
Nas ações economicamente solidárias, os trabalhadores são os próprios donos do negócio. Eles se apropriam dos meios da produção  de forma coletiva , fazendo retiradas iguais ou equivalentes  ao seu trabalho.As formas de associativismos econômicos são inúmeras: cooperativas populares, grupos de trabalho coletivo, feiras de negócios , rede solidária  para a comunidade. Não importa o tamanho, o tipo ou a finalidade do negócio.

24 Desenvolvimento Econômico Solidário
Economia solidária é todo e qualquer processo em que trabalhadores ou consumidores se unem para compartilhar conhecimentos, recursos e força de trabalho para compartilhar a riqueza existente em determinada localidade. O sentimento e cooperação é predominante e a visão política se faz presente como uma crítica pragmática e permanece ao modelo econômico vigente.

25 Liderança O que é ser um Líder?
A grande qualidade de um  líder não está expressa em atributos individuais, mas na capacidade  de extrair o melhor de seus subordinados ou de seus seguidores. 

26 Função de um líder Função educativa/cultural
Promover a integração da sua equipe à luz das verdades e crenças que orientam as políticas e estratégias empresariais e contribuir na cultura organizacional.

27 Função de um líder Função estratégica
Esclarecer os objetivos  empresariais para sua equipe  e negociar  metas de produção , considerada a conjuntura , de modo a tornar  todos motivados e co-responsáveis pelos resultados.

28 Função de um líder Função integradora/ educativa
Formar equipes integradas, harmônicas e coesas. É a explicitação mais visível de seu papel de educador  e a garantia  da continuidade, tanto em relação à eficiência  quanto a eficácia de seu grupo.

29 Função de um líder Função instrutora
Disponibilidade do líder em ministrar instruções  e promover o estímulo e o autodesenvolvimento. Delegação de autoridade e reuniões são dois instrumentos gerenciais imprescindíveis à ação de liderança no trabalho.

30 Função de um líder Função inovadora
Manter a equipe motivada, integrada, coesa e criativa é a missão de um gerência verdadeiramente líder e eficaz. Só a criatividade e a renovação asseguram a continuidade numa sociedade em mudança.

31 Função de um líder Função estratégica da Qualidade Total
O cliente é a referência essencial do negócio e a justificativa da empresa. É pouco provável  que as organizações que não satisfaçam as necessidades de seus empregados, consigam “encantar o Cliente”Qualidade Total significa que não bastam bons serviços e bons produtos, mas que a empresa deve ser  essencialmente boa.

32 Características de um Líder
-Ambição Baseada na obtenção do sucesso e do poder, mas quando não administrada corretamente gera demagogia. -Valores Diretamente ligada à  busca de ideias e à existência de um comportamento ético que quando não sustentada por uma dose de ambição e de competência, se transforma em Ideologia.

33 Características de um Líder
Competência Agrupa a capacidade e habilidades profissionais juntamente com a ambição e valores. Para o sucesso de um líder é necessário estar positivamente em evidência, apresentando propostas estimuladoras e soluções confiáveis.

34 Identificando um Líder
Como identificar o líder dos líderes e como ele consegue administrar talentos excepcionais de forma estimuladora e eficaz? -Estar sempre aberto para o novo, ou seja, aceitar e se colocar a disposição para aprender as inovações que essas transformações podem acarretar. -Criar uma equipe forte que atue sempre com espírito de grupo. -Ter a negociação como instrumento fundamental para obter participação e cooperação espontâneas. -Aprender a delegar autoridade gerando co-responsabilidades e desenvolvendo o exercício da decisão. -Manter uma postura ética, ou seja, estar sintonizado com o bem comum, com a qualidade e com os valores de uma política empresarial sadia, criando assim credibilidade. -Promover a inovação, o rejuvenescimento e a revitalização cultural para garantir assim a continuidade da organização.

35 Liderança e Visão Estratégica
Um empreendedor  de sucesso  não basta ter audácia, coragem em enfrentar riscos e persistência. É preciso saber pensar estrategicamente. Posturas habituais no contexto dos negócios: Centrar  a visão no problema e em suas consequências diretas; Fixar-se nas oportunidades como um sonho bom, todavia sem base; Perceber as oportunidades, gerando meios e recursos para transformá-las em realizações, agindo assim estrategicamente.

36 A Natureza da Liderança
Sabe-se que a liderança  é um fator inevitável e necessário para o desenvolvimento da vida humana, apesar de ainda não ser bem compreendido.

37 Administração X Liderança
Administração e liderança caminham lado a lado, porém afirma-se para os administradores, o importante é manter o funcionamento da organização, enquanto que para os líderes, iniciar e promover uma nítida visão de mudança, é mais compensador.

38 Liderança Executivos X Liderança
Nos nomes citados como líderes pelos executivos, estão entre outros,  Hitler, Napoleão, Martin Luther King, surgindo até nomes com Jesus e Buda. Generais ou Políticos Durante uma crise , a imagem do líder vem em forma de generais e políticos, ou seja, pessoas que por ocuparem tal posição, tem como dever esperar por conflitos e se encarregam de solucioná-los.

39 Liderança Liderança X Decisão Não se pode confiar em uma pessoa cujo poder de decisão deixa a desejar, ou seja, é  necessário agir rapidamente. Liderança X Domínio Por gerarem  confiança, os líderes assumem um papel perante a sociedade que pode ser confundido com domínio: O domínio é uma característica que cria invasão, constrangimento e autoritarismo, o que pode ser tolerado por algum tempo, mas que de modo sutil acaba sendo destruída.

40 Liderança Liderança X Coragem
O combustível básico para o sucesso como líder, é ter coragem. Líderes correm riscos, almejam destaques, obtém energia, tanto positiva quanto negativa do meio onde agem. Por correrem riscos tornam-se vulneráveis aquele que é sensato é corajoso, o insensato, imprudente.

41 Liderança Ter Visão Clara
Visão não é somente aplicada como faculdade de ver. Estipular o que é objetivo e ter uma direção para os outros seguirem, é o que mais define ter uma visão clara, ou seja,ver o futuro com notável clareza.

42 Liderança Ter uma mensagem simples
Ter uma mensagem clara e brilhante, pode ser o ponto chave para conseguir a aprovação de seus subordinados.

43 Liderança Concentração X Obstinação
Líderes concentrados em alcançar seus objetivos tem como base uma dedicação muitas vezes direcionada, obsessiva e compulsiva.

44 Liderança Comunicação
Uma boa comunicação não depende somente de quem conduz, depende também da mensagem e do ouvinte.

45 Liderança Segundo Maslow
-O potencial mental das pessoas (sua maior ou menor velocidade de aprendizado) poderá diminuir, mas dificilmente aumentará durante toda a vida do ser humano. -A insatisfação é um estado natural do ser humano. O ser humano fica satisfeito com uma determinada situação, retornando sempre ao seu estado natural que é a insatisfação. - Se um ser humano convive com um grupo de pessoas que tem suas necessidades básicas atendidas, ele desfrutará do estado de satisfação mais frequentemente. -O ser humano tem necessidades básicas que devem ser satisfeitas simultaneamente.

46 Liderança Lideranças Não – Integradas
As lideranças de um sistema integram-se por ideias não por tecnologias. Vivemos uma era de supervalorização do ser tecnológico em detrimento do ser humano.

47 Liderança Hierarquia das Necessidades
Fisiológicas- segurança- social- auto estima e auto realização. Fisiológicas- inclui fome, sede, abrigo, sexo e outras necessidades corporais. Segurança- segurança e proteção contra o mal físico e emocional Social- incluem afeto, relacionar-se com alguém, aceitação e amizade Auto- estima- incluem fatores internos de estima, como amor próprio, autonomia e realização; e fatores externos de estima como status, reconhecimento e atenção.

48 Empreendedor Buscam-se profissionais que desenvolveram novas habilidades e competências, com coragem de arriscar-se e de aceitar novos valores, descobrindo e transpondo seus limites. O futuro é cheio de incertezas, por isso, é preciso refletir sobre: habilidades pessoais e profissionais; criatividade; memória; comunicação; como enfrentar este século. Diferenciar-se dos demais, revalidar seu diploma pessoal e profissional, rever convicções, incorporar outros princípios, mudar paradigmas, sobrepor idéias antigas às novas verdades, este é o perfil do profissional que, trocando informações, dados e conhecimentos, poderá fazer parte do cenário das organizações que aprendem, das organizações do futuro. São mudanças socioculturais e tecnológicas que fazem repensar hábitos e atitudes frente às novas exigências do mercado.


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