A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

APRENDER A PESQUISAR O que significa «PESQUISAR» ?

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "APRENDER A PESQUISAR O que significa «PESQUISAR» ?"— Transcrição da apresentação:

1 APRENDER A PESQUISAR O que significa «PESQUISAR» ?
Porque é que PESQUISAR é uma forma de aprender ? Quando pesquisamos e tratamos informação tornamo-nos… 1. Competentes na utilização de um método de trabalho eficaz; 2. Consumidores críticos dos produtos de informação; 3. Autónomos na aquisição de conhecimentos e na resolução de problemas.

2 O TEMA de uma Pesquisa Tema 1: A Poluição
Tema 2: Formas de Poluição e suas Causas nos Rios de Portugal Tema 3: A Poluição nos Rios de Portugal O Tema de uma Pesquisa tem de ter uma definição objectiva e limites claros. Imagina que vais fazer um trabalho sobre “Poluição”. Sendo um tema tão vasto, precisas de identificar claramente o âmbito da tua pesquisa: 1. Elabora uma lista de tópicos que gostarias de abordar no teu trabalho; 2. Pensa em possíveis subtítulos para o teu trabalho; 3. Estabelece os objectivos que queres alcançar com o teu trabalho.

3 TIPOS de Pesquisa Podemos dizer, de maneira simplificada, que há 2 tipos de pesquisa: Bibliográfica De Campo É a pesquisa de conteúdo obtida nos textos em geral. Hoje a Internet é a maior fonte de pesquisa bibliográfica. É a pesquisa realizada por observação, experiências, contacto com pessoas, análise do meio ambiente, etc.

4 FONTES de Pesquisa Tudo o que nos possa fornecer informação constitui uma Fonte de Pesquisa. Pessoas: É a primeira e mais antiga fonte. A quem pedes informação sobre o Boss AC se tens ao teu lado um amigo que sabe tudo sobre Hip Hop? 2. Livros, Jornais, Enciclopédias, etc. em Bibliotecas: São as mais tradicionais fontes de pesquisa, e também as mais fiáveis. 3. Sítios na Internet: São páginas de instituições públicas e privadas, páginas pessoais, reproduções de fontes como livros, artigos, etc., fóruns de discussão. Tens de verificar se a sua informação é fiável.

5 As Etapas de um Trabalho de Pesquisa
O TRABALHO de Pesquisa As Etapas de um Trabalho de Pesquisa Levantamento e Recolha de Informação É a actividade de pesquisa do trabalho, a altura de recorreres a todas as fontes de pesquisa ao teu alcance. 2. Consulta e Tratamento da Informação É a parte mais trabalhosa, mas algumas dicas podem ajudar: . Costumas seleccionar a informação de mais fácil compreensão, mais actual, mais geral ou mais específica, consoante os objectivos do trabalho? . Perante vários documentos, se eles são semelhantes lês rapidamente para eliminar informação repetida e passares a outras fontes? . Tomas notas, registas factos pertinentes, estabeleces ligações entre dados ou com aquilo que já sabes, seleccionas frases para citações?

6 Tudo o que precisas de saber para finalizares o teu trabalho…
3. Apresentação da Informação É o momento de pores em ordem as tuas ideias. Vais passar de investigador a COMUNICADOR. Não Esqueças: . Os tópicos que registaste inicialmente porque gostarias de os abordar; . Os subtítulos que pensaste para o teu trabalho; . Uma forma útil, compreensível e original de apresentares a informação. Tudo o que precisas de saber para finalizares o teu trabalho… . Qual deve ser a estrutura do trabalho (Introdução/Desenvolvimento/Conclusão?); . Como se elaboram índices; . Como se faz uma transcrição ou citação; . Como se indica uma bibliografia.

7 O QUE É QUE EU APRENDI COM ESTE TRABALHO ?
No final, deves ser capaz de dar uma resposta interessante à questão: O QUE É QUE EU APRENDI COM ESTE TRABALHO ? E com certeza vais sentir-te ORGULHOSO do trabalho que fizeste!


Carregar ppt "APRENDER A PESQUISAR O que significa «PESQUISAR» ?"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google