A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

É um caminho que tens que percorrer para construíres o teu próprio conhecimento.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "É um caminho que tens que percorrer para construíres o teu próprio conhecimento."— Transcrição da apresentação:

1

2 É um caminho que tens que percorrer para construíres o teu próprio conhecimento.

3

4 o1o1ª Etapa - Escolher e Planificar o Tema o2o2ª Etapa - Pesquisar, Ler, Recolher, Seleccionar e Registar a informação o3o3ª Etapa - Tratar e Organizar a Informação o4o4ª Etapa - Produzir o Trabalho o5o5ª Etapa – Avaliação

5 o o Deves reflectir sobre o tema (Imaginar uma série de perguntas sobre «aspectos» que não sabes, mas que te parecem ser importantes esclarecer) o Qual é o objectivo do trabalho? o o Estudar um tema; o o Preparar um tema para apresentar na sala de aula; o o Fazer um relatório; o o Fazer uma biografia; o o Fazer um cartaz; o o Trabalho Escrito (número de páginas); o o PowerPoint (número de slides). 1ª Etapa - Escolher o Tema

6 o Que tipo e quantidade de informação deves recolher? o o Informação necessária ( partir sempre do mais simples para o mais complexo). o o Ordenar uma lista das questões que pretendes investigar. o Como elaborar um plano de trabalho? o o Os conteúdos de cada uma das questões podem corresponder a cada um dos capítulos. o o Definir o tempo de execução do trabalho, de acordo com a data de entrega estabelecida.

7 2ª Etapa - Pesquisar, Ler, Recolher, Seleccionar e Registar a Informação o Para produzires o teu trabalho terás que consultar, recolher e utilizar a informação necessária em suportes variados como: livros; revistas; jornais, entrevistas; inquéritos; DVDs; CDs; Internet. o Como recolher a informação necessária tendo tantas fontes de informação disponíveis? oDedica-te a fazer uma lista de palavras-chave (em função das questões já elaboradas).

8 oProcura nas estantes da Biblioteca os documentos que te poderão ser úteis: o Folheia-os; o Consulta os índices; o Visiona-os; o Ouve-os. oPesquisa na Internet os Endereços que te parecem ser os melhores. oUtiliza as palavras-chave; Após a consulta dos documentos, tens que seleccionar os que têm informações úteis para o trabalho. o Após a consulta dos documentos, tens que seleccionar os que têm informações úteis para o trabalho. oRegista: o Autor, o Título; o Tipo de documento; a Cota e as páginas que te interessam. oRegista os sites encontrados e selecciona os que interessam: o Título do Site; o Endereço e Data da consulta. (Atenção: o Google não é um Site, mas apenas um motor de busca).

9 o Recolhe as imagens o Recolhe as imagens – Uma imagem vale mais do que mil palavras, mas neste caso é necessário fazer um texto que explique o assunto, a paisagem ou as personagens ilustradas na imagem. o É muito importante que todas as imagens, gráficos ou tabelas tenham uma legenda, a mais completa possível. o Podes pôr, por exemplo: (tirado de...) no final da legenda. o No texto do trabalho não coloques imagens, gráficos e tabelas se não falares delas no texto.

10 Faz entrevistas Faz entrevistas – Quem posso entrevistar? Acerca de quê? Elaborar as questões; Contactar a pessoa e fazer a entrevista (pode ser gravada e depois transcrita). Faz um inquérito Faz um inquérito – De acordo com os assuntos, que tipo de inquérito realizar? Quem inquirir? Acerca de quê? Elaborar o inquérito; aplicá-lo e tratar os dados.

11 3ª Etapa – Tratar a Informação oDoDepois de leres, visionares e ouvires as fontes tens que tomar notas e elaborar um dossiê de pesquisa (separar cada um dos capítulos). oDoDeves colocar os dados recolhidos por ordem de importância, isto é, distinguir entre o essencial e o secundário. o Ao Analisar as entrevistas e registar as informações mais importantes. o Fo Fazer o tratamento dos inquéritos: - Elaborar tabelas de dados; fazer gráficos e registar conclusões.

12 É fundamental que conheças as partes constituintes de um trabalho. São elas: 1. Capa 2 Índice 3. Introdução 4. Desenvolvimento 5. Conclusão 6. Bibliografia 7. Anexos 4ª Etapa – Produzir o Trabalho Vais agora redigir o trabalho (de acordo com o plano feito na 1ª Etapa). O texto deve ser claro, conciso e coerente.

13 Já tens o teu trabalho elaborado, só falta imprimir Já tens o teu trabalho elaborado, só falta imprimir o Preparar a impressão: o Reler, verificar a ortografia, a construção frásica. oVerificar a paginação, o O tipo e tamanho de letra, o O espaçamento das linhas ( recomenda-se 1,5). o Imprimir o trabalho; o Encadernar o trabalho.

14 o Como avaliar o trabalho realizado? o Seguiste as etapas do processo de pesquisa? oA informação que transmitiste corresponde aos objectivos do trabalho? oO teu trabalho está completo e bem redigido? oO teu trabalho está bem organizado e bem apresentado? oCitaste correctamente as fontes de informação que consultaste? oIndicaste correctamente a bibliografia? o Pede um inquérito ao (à) professor(a) na BE/CRE e preenche-o; Soma os pontos obtidos e tira conclusões. 5ª Etapa – Avaliação

15 APRESENTAÇÃO DO TRABALHO Para obteres sucesso na apresentação do teu trabalho acompanha as indicações que te propomos... - Deve ser bem preparada, isto é, teres conhecimento de tudo o que for dito. - É proibido leres. - Transmitires apenas o que é importante. - Deves apoiar a apresentação com imagens. Deves em relação à postura e voz: - Olhar para os colegas e evitar virar-lhes as costas. - Os braços não devem estar cruzados ou nos bolsos. - Não te movimentes de um lado para o outro. - Deves falar de modo claro e com tom de voz adequado.

16 Sites Bibliografia consultada AZEVEDO, Carlos A. Moreira, Metodologia Científica. Contributos Práticos para a Elaboração de Trabalhos Académicos, 7ª ed., Porto, [s.n.], COSTA, Fernanda, et al, Com Todas as Letras - Caderno de Apoio ao Aluno, Porto, Porto Editora, SILVA, Ana Maria, et al, Palavras em Português - Caderno de Apoio ao Aluno, Porto, Porto Editora, 2002.

17 Desejos de um proveitoso trabalho e não te esqueças de pedires ajuda na BE.


Carregar ppt "É um caminho que tens que percorrer para construíres o teu próprio conhecimento."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google