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DENTESCOLA PARA TODO MUNDO PODER SORRIR

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Apresentação em tema: "DENTESCOLA PARA TODO MUNDO PODER SORRIR"— Transcrição da apresentação:

1 DENTESCOLA PARA TODO MUNDO PODER SORRIR
SECRETARIA MUN.DE SAÚDE SECRETARIA MUN.DE EDUCAÇÃO SECRETARIA MUN. DES.SOCIAL SECRETARIA MUN. ESPECIAL DE P. ESPECIAIS

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3 DENTESCOLA OBJETIVO GERAL
Implementar ações promotoras de saúde nos espaços de formação (creches e escolas) tendo como matriz o Projeto Político Pedagógico local; Criar pólos geradores da consciência individual e coletiva a cerca de suas necessidades.

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5 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Promover: reequilíbrio biológico a valorização da auto-estima o resgate da relação familiar a integração do indivíduo com o meio psicossocial em que vive multiplicação de agentes de mudança da realidade saúde bucal na perspectiva integral

6 Formar agentes multiplicadores com a intenção de gerar a conscientização individual e coletiva (direitos e o exercício dos deveres com responsabilidade) Promover aprendizado sobre a cogestão do Programa a nível local. Não eternizar o medo (principalmente na odontologia), construindo uma relação baseada na troca de informações, cumplicidade e solidariedade.

7 Contribuir para a organização dos serviços e da produção da saúde;
Fazer com que a saúde seja reconhecida como um direito de cidadania e, portanto, expressão da qualidade de vida;

8 Estimular a organização da comunidade para o efetivo exercício social
“...A gente não quer só comida, a gente quer comida, diversão e arte... A gente não quer só comer, a gente quer comer, quer fazer amor.. A gente não quer só comer, a gente quer prazer pra aliviar a dor... A gente não quer só dinheiro. Agente quer dinheiro e felicidade. A gente não quer só dinheiro, a gente quer inteiro e não pela metade.” Arnaldo Antunes,Marcelo Fromer e Sergio Brito

9 Doenças cárie e periodontal
Aspectos Biológicos Aspectos Econômicos Aspectos Sociais Aspectos Culturais

10 Diagnóstico - Prognóstico &Tratamento
A Odontologia de ontem. A Odontologia de hoje. A odontologia de amanhã Curar dentes??? Olhar! Perceber! Comprometer!

11 Como formar este novo profissional?
Como capacitar o profissional já formado?

12 METAS DA SAÚDE BUCAL GESTÃO 2000 - 2004
“Dizer não à violência de não sorrir”

13 DIAGNÓSTICO DAS CONDIÇÕES DE
Momento 1 DIAGNÓSTICO DAS CONDIÇÕES DE PROMOÇÃO DE SAÚDE NAS ESCOLAS E CRECHES

14 CONTATO PRÉVIO §  Agendar com a direção, dentro do calendário da escola, a 1ª reunião para apresentação da proposta do programa ao corpo docente § Visitar com os profissionais (supervisor e estagiários) os espaços da unidade escolar, para realizar um diagnóstico prévio

15 DIAGNÓSTICO SEGMENTOS ATENDIDOS? HORÁRIOS DE FUNCIONAMENTO?
TURMAS SEM PROFESSORES? DESENVOLVE ALGUM PROJETO PEDAGÓGICO? PROGRAMA DE ALIMENTAÇÃO - TIPO?

16 DIAGNÓSTICO dependências (construídas e livres) do prédio
INFRA-ESTRUTURA FÍSICA DA ESCOLA: dependências (construídas e livres) CONDIÇÕES GERAIS: do prédio de distribuição de água limpeza do prédio limpeza no preparo e distribuição da alimentação escolar condições gerais da sala de aula

17 DIAGNÓSTICO CONDIÇÕES DO ENTORNO DA ESCOLA: desmatamento
lixo a céu aberto valas falta de água há ocorrência de enchentes? precário acesso à energia elétrica? precário acesso à meios de transporte? existe grande quantidade de animais: cavalos, porcos, cães, galinhas, etc. nas ruas ?

18 DIAGNÓSTICO RELAÇÕES INTERPESSOAIS professores funcionários escolares
LIDERANÇA ESTUDANTIL? RELAÇÕES COM A COMUNIDADE - conselho Escola-Comunidade Parcerias HÁ LÍDERES PARA A CONDUÇÃO DAS QUESTÕES DE SAÚDE NA ESCOLA?

19 ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO NA UNIDADE ESCOLAR
Momento 2 ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO NA UNIDADE ESCOLAR

20 2 Identificar os agentes multiplicadores
Passo inicial 1 Reunir a equipe escolar e de saúde para elaborar o calendário de atividades dentro do projeto político pedagógico 2 Identificar os agentes multiplicadores

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22 Agentes multiplicadores
        Selecionar e listar escolares da terceira a sétima série (diversas turmas)   Reunir o grupo e fortalecer o potencial transformador individual e coletivo Listar os problemas identificados pelo grupo Discutir e definir saídas locais privilegiando a autonomia Integrar o grupo de agentes com coordenação pedagógica e direção §       

23 Sensibilização e planejamento
Sensibilizar os pais dos alunos, associações de moradores e comunidade adscrita, possibilitando a integração nas ações §  Apresentar relatório do diagnóstico para a equipe escolar e para a Unidade de Saúde, viabilizando a partir deste, o cardápio de atividades a serem desenvolvidas de acordo com as prioridades sentidas pela escola e as não sentidas, mas percebidas pela equipe

24 Importante   O DENTESCOLA é um programa de caráter coletivo, desenvolvido em creches e escolas, com acompanhamento sistemático. O DENTESCOLA não é um programa exclusivo da Odontologia – é um programa de promoção de saúde de responsabilidade da Unidade que pressupõe integralidade e interdisciplinariedade.        

25 SUCESSO!!!!


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